Visando ampliar a presença no mercado internacional, Calçados Bibi participa da Children’s Show, em Nova Iorque

Imagem
    Pela primeira vez na feira internacional de moda infantil, a rede contou com um estande exclusivo. Foto: Divulgação   Com o objetivo de expandir a presença no mercado norte-americano, a Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina, participou pela primeira vez da Children's Show, uma feira internacional de moda infantil realizada em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de fevereiro. A iniciativa ocorre duas vezes ao ano, nas edições de inverno e verão, atraindo expositores e visitantes de diversas partes do mundo. Durante o evento, a marca contou com um estande exclusivo, compartilhando as principais tendências e diferenciais.   "Esta é a nossa primeira participação na feira, um passo estratégico para fortalecer a presença da rede nos Estados Unidos e ampliar o reconhecimento da marca no mercado internacional. Durante a Children's Show, nossos produtos foram muito bem recebidos, demonstrando o potencial da Bibi no país. Por estar...

NEGÓCIOS: Social tech movimenta mais de R$ 350 milhões via leis de incentivos fiscais ao criar ponte tecnológica entre empresas e organizações sociais

Negócio de impacto com base tecnológica pioneiro no Brasil, a Simbiose Social - que atua no planejamento e na realização de investimento social privado - anuncia a movimentação de mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais no Brasil. A social tech desenvolveu um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 30 mil iniciativas sociais e oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992.

Com base nos dados compilados, a empresa tem contribuído para a qualificação das decisões estratégicas de patrocinadores e projetos sociais conectando as pontas de forma eficiente e gerando um impacto positivo para a sociedade. Entre 2017 e 2022, 462 projetos já foram beneficiados (via 18 legislações entre federais, municipais e estaduais), em 13 Estados. Entre os 45 clientes corporativos estão Fundação Volkswagen, Facebook, Heineken, IBM, Johnson & Johnson e Unilever. Mais de 140 organizações sociais usam a ferramenta.


Mais de R$ 3 bilhões são disponibilizados, anualmente, pelos orçamentos dos governos federal, estaduais e municipais para investimento por meio de leis de incentivo fiscal no Brasil. No entanto, ainda que este valor esteja disponível para ser transacionado, cerca de 70% das organizações sociais inscritas nestes mecanismos não conseguem sair do papel. Essa ineficiência é a consequência da grande assimetria de informação e da falta de transparência entre patrocinadores e gestores de projetos sociais. Para endereçar esse desafio, a Simbiose Social – negócio de impacto de base tecnológica, que atua no planejamento e na realização de investimento social privado – desenvolveu um sistema inteligente de gerenciamento de dados relativos a mais de 30 mil iniciativas sociais e oferece uma visão completa do ecossistema de projetos culturais, esportivos e de saúde aprovados em leis de incentivo desde 1992. Como resultado de cinco anos de trabalho, a social tech anuncia a movimentação de mais de R$ 350 milhões em incentivos fiscais.

Fundada em 2017 por Raphael Mayer, Mathieu Anduze e Tadeu Silva,  a social tech coleta e analisa dados por meio de robôs alocados nas diferentes bases públicas envolvidas com as leis de incentivo, nos âmbitos federal, estadual e municipal. De forma pioneira no Brasil, o trabalho da startup ajuda a otimizar e democratizar a distribuição dos recursos financeiros entre projetos e organizações sociais que geram alto impacto social, em diferentes localidades do país. Além de dar luz aos dados das leis do país, a plataforma altera uma lógica de mercado pautada por um formato em que os projetos entravam em contato com empresas para serem vistos e avaliados para investimentos ou, então, participavam de editais.

Em linhas gerais, a Simbiose Social promove maior movimentação financeira para o terceiro setor ao gerir de forma mais eficiente e inteligente a verba de leis de incentivo de empresas. Ao mesmo tempo, otimiza a pesquisa, a avaliação e a gestão dos investimentos sociais. Em suma, a social tech possui soluções para três etapas: pré-investimento (estratégia, seleção, auditoria etc.); gestão do investimento (acompanhamento junto à organização); e pós-investimento (relatório de investimento). Para o terceiro setor, oferece um produto para tornar as informações mais transparentes. Por meio da plataforma é possível mapear todas as empresas que utilizaram as leis de incentivo nos últimos anos, assim como o perfil de organizações que costumam apoiar.

Em setembro de 2022, a Simbiose lançou uma plataforma que oferece uma resolução prática para que as empresas possam mexer o ponteiro da implementação do "S" da agenda ESG no Brasil (sigla que classifica as melhores práticas ambientais, sociais e de governança das empresas) e potencializem o impacto do investimento social em todo o Brasil.  Para tal, a social tech desenvolveu um algoritmo proprietário que cruza demandas sociais com a oferta de organizações que atuam diretamente com causas sociais. Dessa forma, a startup criou metodologias e algoritmos que viabilizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, em consequência, a Agenda 2030.

 Origem do negócio

A Simbiose Social nasceu a partir de sentimentos de inquietação e frustração dos seus sócios-fundadores, Raphael Mayer e Mathieu Anduze, que viram propostas sociais relevantes serem engavetadas pela falta de dados e transparência. Entendendo que o uso de tecnologia poderia facilitar a resolução desse problema, convidaram Tadeu Silva, programador e sócio da Simbiose Social, para ajudar a solucionar esse desafio. Juntos, analisaram detalhadamente, por meio da Lei de Acesso à Informação, os dados de investimentos via leis de incentivos, em especial a Lei Rouanet, de 1991 até os dias atuais.  Atualmente, a Simbiose atende empresas como B3, BNP Paribas, EY, Fundação Volkswagen, Meta (Facebook), Grupo Ultra, Grupo Volvo, Heineken, Marisa, Unilever, Via Varejo, entre outras.

Com uma equipe de mais de 30 colaboradores, a empresa possui hoje mais de 45 clientes corporativos e mais de 140 organizações sociais que pagam para usar a ferramenta. Ao todo, 462 projetos já foram impactados diretamente pela plataforma, que já movimentou mais de R$ 350 milhões em investimentos de incentivos fiscais, acessando 18 legislações (sete federais, duas municipais e nove estaduais), de 13 Estados e mais de 1.000 auditorias realizadas.

Entre o público beneficiado, destacam-se organizações sociais, culturais, esportivas, produtores culturais e audiovisuais, hospitais, APAEs, entre outros – que trabalham sobretudo com cultura, esporte, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos do idoso, tratamento oncológico e atenção a pessoas com deficiência. Os projetos viabilizados são nos âmbitos da cultura, audiovisual, esporte, direitos da criança e do adolescente, direitos do idoso, tratamento oncológico e atenção às pessoas com deficiência.

Na análise dos principais diferenciais da social tech, um dos destaques é a metodologia. A Simbiose – que funciona como um banco de dados para a tomada de decisão com foco em impacto social – tem uma metodologia oriunda da área de inteligência de dados nos diferentes produtos. Hoje, a social tech conta com algoritmos que têm um viés de impacto social positivo, usados para auxiliar empresas a tomarem decisões e garantir que a verba chegue a ONGs que mais precisam.

Entre os outros diferenciais, destacam-se a base de dados com mais de 180 mil organizações não governamentais que estão buscando captação de recursos; processo de auditoria escalável que nos permite entregar uma auditoria de ONG em 10 dias úteis de forma escalável e barata; pós-investimento com agregação de dados de diferentes investimentos e organizações investidas com comparação de dados públicos, para ter clareza do investimento de uma empresa versus seu setor; e plataforma para ONGs que, por meio da inteligência de dados, auxilia no processo de captação de recursos.

____ SÓCIOS

Mathieu Anduze | Forbes Under 30 Brasil em 2021, é cofundador e gestor da Simbiose Social (Empresa B certificada e selecionada na lista das 100 Startups to Watch 2021); vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018 pela Fundação Schwab (Fórum Econômico Mundial) e Folha de S. Paulo. Fez parte do primeiro centro de inovação do Facebook no mundo (Estação Hack), passou por acelerações como Artemisia e Din4mo. Formado em Marketing, Publicidade e Propaganda pela ESPM, passou por cursos de mídia e cinema na Birkbeck University. Trabalhou também no Corinthian-Casuals, Sport Inspired e na Unilever na área de marketing, com especialização em marketing digital.

Raphael Mayer | Forbes Under 30 Brasil em 2021, é cofundador e gestor da Simbiose Social (Empresa B certificada e selecionada na lista das 100 Startups to Watch 2021); vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018 pela Fundação Schwab (Fórum Econômico Mundial) e Folha de S. Paulo. Fez parte do primeiro centro de inovação do Facebook no mundo (Estação Hack), representou o Brasil no Fórum Mundial de Impacto Social (Skoll Foundation), passou por acelerações como Artemisia e Din4mo. Formado em Administração de Empresas com especialização em Empreendedorismo Social pela EAESP–FGV, passou por cursos de gestão e estratégia em Babson University (Boston), London Business School (Londres) e Oxford University (Oxford). Trabalhou também na área de marketing da Ambev.

Tadeu Silva | Forbes Under 30 Brasil em 2021, é cofundador e gestor da Simbiose Social (Empresa B certificada e selecionada na lista das 100 Startups to Watch 2021), vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2018 pela Fundação Schwab (Fórum Econômico Mundial) e Folha de S. Paulo. Fez parte do primeiro centro de inovação do Facebook no mundo (Estação Hack), representou o Brasil no Fórum Mundial de Impacto Social (Skoll Foundation), passou por acelerações como Artemisia e Din4mo. Formado pela Anhembi Morumbi e mestrando em Ciências da Computação pela UFABC, é especialista em tecnologia com foco nas áreas de desenvolvimento e analytics. Atuou como gerente de Inovação e Data Science em grandes empresas como Flex, JA Rezende e IBM.

 






A MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !




SIGA NAS REDES SOCIAIS




CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE





VEJA TAMBÉM:

Levi's® apresenta Solto na Vida: uma coleção que celebra liberdade e autenticidade

People Colour lança programa para contratar criadores de conteúdo digital

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Converse lança Year of the Snake: edição especial para o Ano Novo Chinês!

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Ilusão de ótica? Zerezes chega com promoções reais para black friday

MIXED celebra nova coleção de inverno; ‘Nossa Terra, um Oásis’ em um almoço intimista

Mindse7 C&A lança collab exclusiva com Lo de Lui

Fashion Revolution Brasil lança livro sobre cânhamo têxtil

"Moda Brasileira: Uma Retrospectiva" - Exposição Gratuita Celebra a Riqueza e a Diversidade da Moda Nacional em Diadema/SP.