MODA: Cavalera leva personagens da Turma da Mônica para seu retorno às passarelas

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Marca apresentou looks em parceria com a Mauricio de Sousa Produções em seu evento, que surpreendeu os presentes com a aparição dos personagens Mônica e Cebolinha   Crédito: Mauricio de Sousa Produções A irreverente Cavalera fez um retorno triunfal às passarelas no último dia 17 de abril. A marca criou um evento para apresentar sua coleção com o tema nostalgia, no Centro de São Paulo, e contou com uma participação muito especial. Os convidados, que assistiram ao lançamento de peças icônicas de streetwear da Turma da Mônica, também presenciaram uma intervenção divertida: os personagens Mônica e Cebolinha abriram a passarela, assistiram ao desfile na primeira fila e retornaram com Alberto Hiar e Victor Miranda para participarem dos aplausos finais.   A surpresa da noite foi um Sansão gigante, feito com centenas de balões infláveis, que desfilou de mãos dadas com uma modelo com vestido vermelho, também confeccionado pelo mesmo material do famoso coelho azul. Crédito: Mauricio

DESIGN: uma breve história da moda.


 Século XX - Anos 40

 A moda sobreviveu, mesmo com Paris nas mãos dos inimigos. Nos Estados Unidos, as saias ajustaram, adequando-se às restrições impostas pela guerra. As saias voltam a encurtar. A moda agora era calças compridas de corte masculino, pois eram práticas e populares, lenços na cabeça, chapéus frívolos adornados com flores e véus. Na falta de matéria-prima, causada pela guerra, as mulheres adotam toques alegres e criativos no vestuário. Turbantes para  substituir os chapéus; bijuterias para repor as jóias; plataformas para não gastar o material do sapato. Maquiagem inspirada na criatividade de Carmem Miranda. Os sapatos eram de couro brilhante.

 A alegria invadiu as ruas com a libertação de Paris, em 1944, assim como os ritmos do jazz e as meias de nylon americanas, trazidas pelos soldados, que em troca levaram para suas mulheres o perfume Chanel nº 5. Com a intenção de angariar fundos e confirmar a força e o talento da costura parisiense, em 1945 foi criada uma exposição de moda. Como não havia material suficiente para a produção de modelos luxuosos, a solução foi vestir pequenas bonecas, moldadas com fio de ferro e cabeças de gesso, com trajes criados por todos os  grandes nomes da alta-costura francesa.

 Em 1947, acontece algo de inesperado, surge o “new look” de Dior com cinturas apertadas e saias amplas e chapéus grandes. Christian Dior, um jovem estilista, revoluciona a moda na Europa. Era uma moda feminina, que acentuava todas as curvas do corpo das mulheres, além de ser suntuosa e luxuosa. O sucesso foi imediato. As criações de Dior foram copiadas em todo o mundo. Estas novas linhas eram totalmente diferentes das linhas severas da moda do período anterior à guerra e durante os tempos de guerra. Era a visão da mulher extremamente feminina, que iria ser o padrão dos anos 50.

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