BELEZA: Alexandrite, Diodo ou ND Yag? Saiba qual laser de depilação é melhor
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Mônica Bonato, fisioterapeuta técnica da Maislaser, explica como o avanço da tecnologia transformou a depilação a laser em um tratamento mais acessível
Até pouco tempo atrás, a depilação a laser era mais indicada em estações frias. Motivo: se feita em peles bronzeadas, o procedimento poderia causar irritação, queimaduras ou outras intercorrências. No entanto, com o avanço dessa tecnologia, a depilação a laser ganhou espaço em qualquer época do ano e tipo de pele.
Primeiro, é preciso explicar que existem três tipos diferentes de laser: o 755nm (Alexandrite), 810nm (de Diodo) e 1064nm (Laser ND Yag). A maioria das clínicas utiliza o Alexandrite. Por se tratar do menor comprimento de onda dos três, este laser faz uma penetração mais superficial no tecido.
"Em peles mais escuras, o laser não consegue diferenciar a melanina do pelo e da pele, fazendo com que a pele também seja atingida e, portanto, danificada", explica Mônica Bonato, fisioterapeuta técnica da Maislaser, rede de clínicas de depilação a laser.
Por este motivo, a depilação a laser era desmotivada durante o verão, por ser a estação de mais sol e que, em geral, as pessoas ficam bronzeadas. "No caso do laser Alexandrite, pedimos para que a cliente, antes da primeira sessão, fique até 30 dias sem se expor ao sol. Já para a pele negra, este laser é totalmente contraindicado", alerta Mônica.
Hoje, com o avanço dessa tecnologia, os lasers de Diodo e NG Yag contribuem para um procedimento mais democrático, pois atendem uma gama maior de fototipos de pele, e com resultados mais duradouros.
Segundo a fisioterapeuta da Maislaser, o tratamento funciona da mesma forma, o que muda é o comprimento da onda. "O NG Yag possui o maior comprimento de todos e, assim, maior capacidade de penetração. Isso faz com que a absorção da melanina seja muito menor e permite trabalhar com peles mais escuras, mesmo as bronzeadas", diz.
Porém, apesar de os riscos serem pequenos, Mônica indica ficar ao menos sete dias sem tomar sol antes de iniciar as sessões. Além disso, para manter a pele íntegra, o uso de ácidos na pele deve ser interrompido no período da depilação.
Dois mitos e uma verdade
Como preparação para a depilação a laser, um dia antes das sessões a cliente deve raspar os pelos, pois precisam estar curtos. Um mito que circula é que raspar os pelos com lâminas de barbear faria com que eles crescessem mais.
"Fisiologicamente não tem sentido. Afinal, se fosse assim, passar uma lâmina na cabeça seria o suficiente para que uma pessoa com calvície ganhasse cabelos de novo. Para a preparação, pode raspar à vontade, não há nenhum perigo", explica.
Outro mito muito é que depilação a laser mancha a pele. No entanto, de acordo com Mônica, é exatamente o contrário. "O que faz com que a pele escureça em outros tipos de depilação, com lâmina ou cera, é a irritação da pele. Como a depilação a laser elimina totalmente o pelo, o efeito é contrário: a pele fica mais clara", aponta.
Uma verdade sobre depilação a laser é que o procedimento não pode ser feito em áreas tatuadas. Da mesma forma com a melanina da pele, como o laser é guiado pela pigmentação do pelo, o equipamento pode identificar as cores do desenho e causar queimaduras no local, ou mesmo comprometendo a tatuagem.
"O ideal é que a depilação seja feita antes da tatuagem, o que pode inclusive facilitar no momento de tatuar. Porém, quem está tatuada, o procedimento pode ser feito normalmente em volta do desenho", completa.
Sobre a Maislaser
Rede de clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento facial que oferece as melhores soluções do mercado. Todas as unidades da Maislaser utilizam aparelhos modernos, que podem realizar os procedimentos em diversos tipos de pele, além de contar com serviços de tratamentos sob medida e protocolos de aplicação exclusivos. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae, e o Grupo Kalaes. Atualmente a rede possui quase 300 unidades em todo o país.
Site: www.maislaser.com.br
Sobre o Grupo Kalaes
O Grupo Kalaes é uma holding multissetorial de franquias fundada por Sidney Eduardo Kalaes, empresário de sucesso com 28 anos de atuação no segmento, reconhecido no mercado como o "Professor Franquia" e o "Franqueador das celebridades", tendo como sócias Ana Hickmann e Sabrina Sato. Atualmente, o Grupo conta com as marcas Instituto Ana Hickmann, Maislaser, Odonto Special, Além do Olhar – Estética corporal e facial, Nani Sound e a Rede Elétrica Solar.
Site: www.kalaes.com.br
![]() |