Assintecal esclarece riscos no manuseio de adesivos no setor calçadista
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Foto: Divulgação
Na oportunidade, Natalie Santos, do departamento de Comunicação de Perigo da Braskem, destacou algumas mudanças importantes, como as novas classificações de riscos que devem constar na Ficha de Dados de Segurança (FDS) dos materiais, entre eles riscos como explosões e efeitos na câmara de ozônio. Na FDS é obrigatório constar informações da composição dos produtos e também identificar os perigos no uso dos químicos. "No caso do Segredo Industrial, por mais que o fabricante não precise informar todas as substâncias utilizadas, é preciso apontar todos riscos na FDS", explicou.
Representando os calçadistas, Rosangela Giordano, coordenadora de SSMA da Bibi, ressaltou a importância do preenchimento correto da FDS por parte dos fornecedores. "Estamos sempre muito atentos às substâncias utilizadas e seus riscos, tanto no que diz respeito à segurança do operador quanto ao risco ambiental", contou. Segundo Rosangela, na Bibi, a FDS "não fica na gaveta, ela anda junto do produto". "Informamos, inclusive, os operadores dos produtos, até mesmo para saberem quais EPIs devem utilizar", acrescentou.
O head jurídico do grupo Killing, Rafael Alves, frisou a importância da adoção de boas práticas no manuseio das substâncias. "Os impactos são sentidos, principalmente, para o cliente que utiliza o produto", frisou. Segundo ele, o não preenchimento adequado das FDS pode provocar acidentes de trabalho, aumento das doenças ocupacionais, prejuízos financeiros com multas e processos trabalhistas, danos à imagem da empresa, suspensão da licença de operação e até mesmo responsabilizações cíveis e criminais.
Prazo para adequação A partir de julho, a FDS poderá ser exigida em inspeções e auditorias, sendo que a sua falta ou inadequação pode resultar em penalidades para as empresas.
Visando auxiliar o setor no cumprimento da ABNT NBR 14725:2023, a Assintecal lançou, no evento, uma cartilha que auxilia as empresas no entendimento de pontos-chave para o atendimento da legislação. "A norma é bastante extensa, tem cerca de 500 páginas. A Assintecal, por meio do seu grupo técnico de adesivos, criou essa cartilha que nada mais é do que um resumão dos pontos mais importantes", explicou o consultor setorial Valdemar Masselli.
|
Por @marcosgomesbr
Para não receber mais mensagens deste remetente, vá para esta página.