A moda brasileira conquista o mundo nas passarelas de Moscou

Imagem
  Fonte: Divulgação   Moscou será palco de um dos eventos mais importantes da moda internacional, o BRICS+ Fashion Summit. O evento reunirá mais de 100 países da América Latina, Ásia, África, Europa, Oriente Médio e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), criando uma plataforma para a troca de ideias, discussão do futuro do mercado global da moda e será uma oportunidade para designers e marcas apresentarem suas criações e conceitos próprios.   Criadores de moda de economias emergentes estão ganhando cada vez mais destaque no cenário global, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social. Isso se reflete na forte participação da América Latina no evento, que trará a sua a influência cultural com uma delegação que inclui diretores de semanas de moda, instituições educacionais, além de designers de países como Brasil, Guatemala, México, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, El Salvador, Equador, Colômbia, Argentina, Venezuela, G

POLÍTICA: A um mês de assumir, Lula precisa aprovar PEC e definir ministros; veja o que deve acontecer até a posse

O governo eleito corre contra o tempo para articular apoio ao texto no Congresso Nacional. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


No último mês do ano, a equipe de transição do novo governo faz os ajustes finais para que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possa assumir, enquanto Jair Bolsonaro (PL) se prepara para deixar o Palácio do Planalto.

A expectativa cresce em torno da nomeação de ministros. Até o momento, nenhum foi anunciado.

Ao mesmo tempo, aliados de Lula correm para aprovar a PEC do Estouro. O texto não encontra consenso no Congresso, e há pouco tempo para a tramitação.

Veja o que falta para a posse

Anúncio de ministros

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já sinalizou que deve aumentar o número de ministérios de 23 para 33 em seu governo. Entre as novas pastas estariam Pequenas Empresas, Igualdade Racial, Segurança, Povos Originários e Cultura. Entre as pastas com maior expectativa em torno das escolhas, estão a Fazenda, que deve ser recriada a partir do desmembramento do Ministério da Economia, e a Defesa.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é o principal cotado para assumir a Fazenda. O nome encontra resistência no mercado financeiro.

Para a Defesa, o favorito é o ex-ministro do TCU, José Múcio. Lula decidiu não escolher um coordenador do grupo de transição voltado para a área.

Segundo apurações da CNN, Lula sinalizou a aliados que gostaria de anunciar os ministros de seu governo por volta do dia 10 de dezembro.

Relatórios técnicos da equipe de transição

Nesta quarta-feira (30), grupos de trabalho da equipe de transição entregaram os primeiros relatórios técnicos sobre suas respectivas áreas. Os documentos foram apresentados pelos GTs de Agricultura; Educação; Transparência, Integridade e Controle; Meio Ambiente; Minas e Energia; Mulheres; Saúde; Segurança Jurídica; e Trabalho e Previdência.

Os demais grupos da transição também devem apresentar seus pareceres, propondo mudanças em estruturas governamentais, criação de secretarias e ministérios e revogação de medidas do atual governo.

Em 11 de dezembro, será feita a entrega do relatório final de cada grupo. A ideia da equipe de transição é entregar ao presidente eleito um documento final com a síntese dos relatórios setoriais.

Diplomação dos eleitos

Está marcada para 12 de dezembro às 14h a diplomação de Lula e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). A cerimônia formaliza o resultado das eleições, selando o fim do processo eleitoral.

Antes disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve julgar as contas do Partido dos Trabalhadores (PT). Apenas com a aprovação, os políticos estarão aptos para serem diplomados e exercerem os cargos. A CNN apurou que isso deve acontecer na semana do dia 5 a 9.

Em 25 de novembro, o ministro do TSE Ricardo Lewandowski solicitou que a campanha do PT prestasse esclarecimentos sobre “falhas” encontradas na prestação de contas, que somam cerca de R$ 620 mil.

As diplomações de senadores e governadores ficam a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais, e, segundo o TSE, estão marcadas para acontecer entre 12 e 21 de dezembro.

Tramitação da PEC do Estouro

Apresentada em 28 de novembro, a PEC do Estouro começou a tramitar no Senado Federal na terça-feira (29), mesmo sem consenso entre os parlamentares. O texto, que autoriza o governo a gastar, a partir do ano que vem, até R$ 198 bilhões fora do teto de gastos para custear o novo Bolsa Família e investimentos federais, tem até 22 de dezembro para ser aprovado nas duas Casas do Congresso Nacional. A data marca o início do recesso parlamentar.

O primeiro passo para a PEC é ser despachada pela Mesa Diretora do Senado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O presidente da CJJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), deve definir, então, um relator — há a possibilidade de que o próprio senador seja o encarregado.

Na sequência, o texto precisa ser aprovado em votações de dois turnos tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. São necessários 3/5 dos votos para que a PEC avance. Isso se traduz em 308 deputados na Câmara e 49 senadores no Senado.

Preparação para a posse

Em 1° de janeiro de 2023, Lula e Alckmin serão empossados em Brasília (DF). A cerimônia terá a presença de diversos artistas — pelo menos 20 já foram confirmados –, e os preparativos devem se estender por dezembro.

Nomeado “Festival do Futuro”, o vento deve contar com a participação de Pabllo Vittar, Duda Beat, BaianaSystem, Johnny Hooker, Maria Rita, Valesca Popozuda e Martinho da Vila. A organização ainda aguarda confirmação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida.

Segundo a futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, haverá “uma grande festa popular”, além da posse institucional. “Desde o início da manhã haverá atividades culturais. À tarde ocorre a posse institucional. Em seguida os shows.”

Os nomes dos palcos do festival serão em homenagem a duas artistas que a música brasileira perdeu neste ano de 2022: Gal Costa e Elza Soares.

*com informações de Gabriel Hirabahasi, Rudá Moreira, Leonardo Ribbeiro e Gabriela Coelho, da CNN

Fonte: CNN





A MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !




SIGA NAS REDES SOCIAIS




CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE





VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Ana Hickmann veste Emmanuel Lejeune

Fusões e Aquisições estão em alta no Brasil, mas erros podem atrapalhar negócio

Reserva lança coleção Clássicos de Verão

Ju Ferraz leva o estilo brasileiro à Semana de Moda de Paris

Carnan e Copacabana Palace, A Belmond Hotel, homenageiam a cidade do Rio de Janeiro com a coleção "Não fosse por você, Rio"

Kidy figura na lista das melhores empresas do Lide

Valeria Lukyanova, a Barbie ucraniana

'Toda Brasileira Tem’, série produzida em parceria entre Renner e Globo, mostra mulheres de todo o país expressando sua identidade através da moda