 |
Ilustração: Thinkstock |
Esta semana celebramos o Meio Ambiente. A ação de conscientização surgiu em 1972, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) criou seu programa ambiental e uma data simbólica para chamar a atenção para o modo como nós, homens, afetamos a natureza.
Nessa época ainda nem se falava em sustentabilidade – palavra de ordem no século XXI, quando de fato sentimos na pele o modo que a natureza reagiu a todo nosso descaso ao longo de milhares de anos. Mas mesmo ouvindo sus-ten-ta-bi-li-da-de milhares de vezes e, com a maior boa vontade do mundo, é aceitável que a gente tenha dúvidas de como colaborar para a preservação do meio ambiente com atos que vão além da reciclagem do lixo.
E essas ações de cuidado com o planeta podem começar de forma simples: pelo nosso guarda-roupa! Do ato de comprar ao modo de cuidar das roupas podemos colaborar com o meio ambiente. Somos 7 bilhões de habitantes no mundo: nossas pequenas atitudes, somadas, tem um grande efeito! O Blog Tá na Moda listou 10 dicas fáceis e práticas para um guarda-roupa mais sustentável (leia-se consciente e inteligente, também):
1. Encare o espelho e conheça seu corpo. Analisar suas proporções e saber valorizá-las é o primeiro passo para comprar roupas que realmente serão usadas. O consumo desenfreado e o desperdício são inimigos do meio ambiente, que não dá conta mais do lixo que geramos. No Brasil o destino final de 90% dos resíduos são os aterros, contra apenas 7% da Suíça...
2. Observe o porquê das peças paradas. Falta em seu guarda-roupa peças básicas para coordenar com aquelas mais fashion? Aquela blusa transparente ainda está com a etiqueta porque falta um top “segunda pele” para colocar por baixo? O vestido que nunca foi usado foi comprado em tamanho menor para “quando emagrecer”? Faça uma análise e, a partir delas, busque soluções.
3. Não vai usar mais mesmo? Doe! Um guarda-roupa “abarrotado” dificulta a visualização e a otimização do uso das peças. Sem contar que tem sempre alguém que vai ficar feliz da vida ao receber suas roupas!
4. Mantenha o guarda-roupa organizado de modo a enxergar as possibilidades de coordenação entre as peças. Se puder vá além: chame uma amiga e passem o dia montando e fotografando os looks do seu guarda-roupa. Garanto: você vai descobrir mais possibilidades do que imagina!
5. Cuide bem de suas roupas para aumentar a vida útil das mesmas. Fique de olho nas indicações de lavagem e secagem presentes na etiqueta. Nesse quesito, não invente moda!
6. De acordo com a ONU cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil usamos, em média, por pessoa 200 litros/dia! Otimizar o uso de sua máquina de lavar roupas poupa água: procure utilizá-la cheia, em sua capacidade máxima, em vez de lavar as peças de pouquinho em pouquinho...
7. Calça jeans escura e reta. Camisa branca. Blazer. Pretinho básico. Algumas das peças mais essenciais, aquelas curingas que dão jogo com tudo, às vezes faltam em guarda-roupas lotados...será que isso está travando o jogo do seu?
8. Você têm mais sapatos do que espaço para guardar? Posso apostar que alguns deles faz tempo que não saem às ruas! O que não usa, doe! E, para o dia-a-dia invista em modelos e cores curingas – que, no final, acabam sendo nossas escolhas na hora da pressa.
9. Com sua verve artesanal, o Brasil é um celeiro de designers que fazem moda dentro de processos produtivos mais sustentáveis, seja reutilizando matérias primas naturais ou criando peças lindas com resíduos. Prestigie os criadores nacionais que aliam beleza, qualidade e sustentabilidade.
10. Garimpe em brechós. Na internet mesmo é possível encontrar lindezas seminovas em sites especializados em vender aquilo que a pessoa não usa mais. Reutilização é um dos lemas do guarda-roupa sustentável e nessas lojas é possível achar preciosidades daquelas que dão estilo imediato à produção. Boas opções: Recicla Luxo, Enjoei.com, Lebeh e Mercado Livre.
Fonte: Yahoo