"No compasso do São João": Cartago apresenta calçados versáteis para as festas juninas

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Campanha destaca as novas versões do Málaga Sport e gama de produtos confortáveis com possibilidades de looks para as celebrações   Cartago Sintra é um dos destaques da coleção (Foto: Divulgação/Cartago)   A Cartago, marca de calçados do universo casual, lançou a campanha "No compasso do São João", uma homenagem à festa que move não apenas o Nordeste, mas também atrai pessoas de todo o Brasil, cada uma com as próprias histórias, tradições e significados. A campanha traz destaque para dois artistas nordestinos, o músico Juzé (@juuzeh) e o também músico e poeta Lukete (@lukete00), que foram escolhidos para contar suas histórias, apresentando as diversas possibilidades de uso dos calçados nas festas, buscando não apenas o conforto e estilo, mas também a própria autenticidade em moda.   O destaque fica para as novas versões do Málaga Sport, que prometem trazer a combinação perfeita entre conforto e estilo. Além dele, a campanha traz modelos com grade variada e n...

MES como motor da Indústria 4.0: Calçados Bibi compartilha case de sucesso no Manufacturing Network


 

 

Calçadista foi representada por Rosnaldo Inácio da Silva, que palestrou sobre a aplicação do MES como impulsionador da operação rumo à manufatura avançada. Fotos: Divulgação

 

Nos dias 5 e 6 de junho, o diretor de competitividade da Calçados Bibi, Rosnaldo Inácio da Silva, representou a maior rede de calçados infantis da América Latina no evento Manufacturing Network. A edição de 2025 foi realizada no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá, no litoral paulista. A iniciativa reuniu 45 vice-presidentes e diretores industriais de grandes corporações para debater os principais desafios e avanços nas áreas de competitividade, gestão estratégica, transformação digital, liderança, capital humano e ESG.

 

Entre os destaques da programação, o primeiro dia do evento contou com a palestra de Rosnaldo Inácio da Silva, que trouxe uma abordagem prática e estratégica sobre a aplicação do MES (Manufacturing Execution System) como pilar da manufatura avançada. Intitulada "A Aplicação do MES como Impulsionador da Operação Rumo à Manufatura Avançada", a apresentação evidenciou como a ferramenta foi determinante para integrar processos, eliminar gargalos produtivos e elevar o nível de gestão em tempo real dentro da indústria calçadista.

Durante sua apresentação, Rosnaldo compartilhou os desafios enfrentados pela empresa na implementação da tecnologia, destacando os aspectos culturais e técnicos superados ao longo do processo. Também foram apresentados indicadores-chave de desempenho (KPIs) que comprovam os ganhos em produtividade, rastreabilidade e assertividade na tomada de decisões após a adoção do sistema.

 

Nos últimos anos, a Bibi investiu na compra de novos equipamentos seguindo o conceito de Indústria 4.0, que visa levar automação e tecnologia para as linhas de produção. A marca também avançou com a introdução de máquinas automatizadas e com operação verticalizada na fabricação de palmilhas internas nas linhas esportivas. Os maquinários contaram com desenvolvimento da engenharia de produção da empresa, em um processo de cocriação com fornecedores de ativo de capital e tecnologia. As máquinas possuem sistemas integrados de MES (Manufacturing Execution System), além de contar com sistemas integrados de sensorização e comunicação, permitindo a avaliação e intervenção na operação de forma remota. De forma automatizada, três máquinas produzem 10 mil pares de palmilhas por dia, com capacidade efetiva de aproximadamente 18 mil pares. A mesma tecnologia foi adotada no parque fabril de componentes nos equipamentos de injetoras de termoplásticos e termofixos, e nas linhas de produção de cabedais com alta frequência, dentro de um projeto de modularização.

 

"A modularização na indústria em geral, ainda é um conceito pouco difundido. Está mais presente na indústria automobilística, que a partir da visão industrial sul-coreana, adotou um sistema que permite o desenvolvimento de produtos diferentes, com processos similares, elevando a eficiência da produção e melhorando o fluxo de produtos no tempo e no espaço, contribuindo para o atendimento mais rápido da demanda e maior flexibilidade da fábrica", finaliza Rosnaldo Inácio da Silva, diretor de competitividade da Calçados Bibi.

 






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