Com investimentos de R$ 5 milhões em expansão até o final do ano no RJ, Peça Rara Brechó inaugura loja de Copacabana

Imagem
A rede de franquias já conta com mais de 180 unidades comercializadas pelo país. Fotos: Divulgação       O Rio de Janeiro é um dos estados em destaque para a expansão do Peça Rara Brechó em 2024 com investimentos em torno de R$ 5 milhões. Há oportunidades para a abertura de novas lojas na capital e outros municípios a partir de 80 mil habitantes, como Gávea, Campo Grande, Freguesia, Ilha do Governador, Niterói, Macaé, Cabo Frio, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Volta Redonda e Barra Mansa, entre outros. São cerca de 40 localidades, que vão se somar às cinco primeiras lojas no Estado – Barra, Tijuca, Recreio, Ipanema e agora, Copacabana.   A rede de franquias Peça Rara, fundada há 17 anos, é uma das principais marcas no segmento de second hand (uso de segunda mão). Com mais de 180 lojas comercializadas pelo país, a marca inaugura a 1ª loja no tradicional bairro de Copacabana.  

NEGÓCIOS: Artes e Marketing, por que uma boa comunicação fortalece seu projeto cultural?


Comunicar-se com eficiência ajuda artistas a captar financiamento público e tirar ideias do papel para transformar pessoas por meio do diálogo


Artigo por Rafaela Tavares Kawasaki*

Quando os agentes culturais preparam as inscrições para editais de fomento, é natural que se concentrem na proposta do projeto, linguagens de pesquisa e o que desejam expressar com sua arte. Seja em teatro, dança, artes visuais, cinema, música, literatura, quadrinhos, formação de plateia ou outras manifestações culturais, é preciso buscar financiamento para tirar as ideias do papel. E uma ferramenta fundamental em todo o processo é ter um plano de comunicação bem estruturado e executado por equipes e profissionais especialistas no assunto.

Levar em consideração como será feita a divulgação do projeto cultural se torna ainda mais importante diante do panorama promissor de incentivo à cultura previsto para os próximos meses. Para começar, os recursos destinados à lei Paulo Gustavo serão liberados a partir deste ano: serão repassados R$ 3,8 bilhões em verbas para estados e municípios com o objetivo de fortalecer o setor, sobretudo na área audiovisual. Já a Lei Aldir Blanc 2 destinará R$ 3 bilhões por ano até 2028 para a economia criativa artística do país.

Leis de financiamento cultural como essas, combinadas com programas de benefícios fiscais e editais de mecenato, são muitas vezes um dos poucos caminhos para artistas brasileiros viabilizarem novos projetos, sobretudo para quem atua de forma independente.

Outros países trabalham da mesma forma: potências como França, Alemanha, Suécia, Coreia do Sul, Canadá, China e Estados Unidos fomentam seu setor artístico por meio de incentivos e investimentos.

Como classe artística ou mesmo como cidadãos conscientes da importância da arte para a formação de público, precisamos acompanhar se esses valores terão a destinação correta, ou seja, o efetivo fomento à produção e acesso à cultura no Brasil. Por outro lado, quando os editais são abertos e executados, precisamos nos assegurar se as iniciativas aprovadas atingirão o público para o qual se propõem, e a comunicação tem um papel fundamental para alcançar espectadores, leitores, ouvintes, visitantes e até mesmo para comprovar que a verba atingiu o seu alvo.


POR QUE SE COMUNICAR?

A partir de estratégias eficazes de assessoria de imprensa e marketing digital, é possível estudar o comportamento do espectador e definir onde ele mora, que tipo de mídia consome, de que maneira se informa. Sem saber "conversar" com esse público, é impossível sensibilizá-lo, atraí-lo e mostrar por que ou como o projeto cultural faz diferença em sua vida.

Ter um plano de comunicação que foca na presença de público para uma peça, concerto ou show, ou ainda para o lançamento de um livro ou impacto de uma oficina funciona como um fator de comprovação de sua viabilidade na avaliação da proposta.

Na fase pós-aprovação, contar com profissionais que efetivamente executem esse plano de comunicação colabora para que o projeto cultural cumpra sua razão de existir – que é chegar até aqueles a quem os artistas ou grupos desejam encantar e transformar com sua arte. Afinal, não existe acesso, circulação ou democratização da cultura sem público. E uma obra artística gera reflexões, descobertas, estímulos aos sentidos.

Além disso, a contratação de profissionais ou empresas movimenta as economias nacional, estadual e municipal. É uma prova de que determinado projeto também impacta a comunidade nesse sentido de profissionalização.


COMO A CULTURA É FORTALECIDA?

Uma comunicação bem estruturada também valoriza e dá credibilidade ao artista e seus diferenciais. É um fortalecimento importante para o setor cultural, um segmento que foi tão fragilizado pelo período de pandemia e que enfrenta desafios para atrair público, ocupar espaços físicos ou virtuais, receber incentivos e, muitas vezes, até para a subsistência de suas atividades artísticas.

Ser destaque na mídia ainda enriquece o portfólio de quem empreende na cultura. Matérias em jornais ou portais, entrevistas para televisão ou rádio, publicações em redes sociais servem como prova social da atividade artística e da relevância dos projetos já realizados por um proponente. Essas conquistas significam chances maiores de aprovação em editais futuros e certificam que a iniciativa foi realizada com sucesso. 

O reconhecimento por meio da comunicação contribui para o desenvolvimento e estímulo a uma classe de empreendedores e profissionais da cultura formada por mais de 60 mil brasileiros com atividade formal, segundo o Mapeamento da Indústria Criativa realizado pelo Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Isso sem contar os inúmeros artistas autônomos sem formalização e que necessitam ainda mais de evidência e valorização para seu trabalho. É um instrumento imprescindível para a profissionalização dessa classe, que ainda luta para viver de sua criação.

 

*Rafaela Kawasaki Tavares é escritora, jornalista e especialista em social media na Smartcom.



Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e no interior do Paraná, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business, que envolvem newsletters, revistas institucionais internas e externas, informativos, bem como ações de relacionamento individualizado com influenciadores digitais e da mídia. O portfólio de clientes é composto por companhias do setor de Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Terceiro Setor, Alimentação, Automotivo, Comércio e Indústria e Direito.

 










Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE






VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Com investimentos de R$ 5 milhões em expansão até o final do ano no RJ, Peça Rara Brechó inaugura loja de Copacabana

FuturePrint, Brother e Instituto Focus Têxtil firmam parceria para projeto de capacitação em design e estampas

Em ação inédita, estátua do Jeromão "veste" camisão da marca de moda circular ReUs, patrocinadora do Barretão 2024

Astrologia e estilo: Saiba a semijoia que mais combina com cada signo do zodíaco

Maratona FILA bate recorde de inscritos

Novo momento da marca NV, Estratégia de Rebranding

Enjoei chega ao centro de São Paulo com peças de marcas desejo de moda feminina e masculina

Lojas Renner apoia mulheres afetadas pelas enchentes no RS em campanha voltada ao protagonismo feminino