DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

GASTRONOMIA: Surpreenda com harmonizações especiais no Dia dos Namorados

Sommelier dá sugestões de vinhos que combinam com todos os gostos: pizza, fondue, saladas, sushis, massas e risotos. Foto: Divulgação
Neste ano, a noite de Dia dos Namorados será ainda mais especial, pois a data cai em uma sexta-feira. Para aproveitar ao máximo o clima de romance, vale a pena investir em um jantar harmonizado. E não é preciso gastar muito. O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, sugere vinhos para diferentes tipos de prato.


Pizzas e fondues

Para quem prefere sair para comer uma pizza ou mesmo aproveitar os serviços de delivery e comemorar em casa, Lucas sugere harmonizar com o Cume do Pereiro Douro 2012, da vinícola Domingos Alves de Sousa, que está a R$ 44,71, no site da Decanter. O mesmo combina também com fondue de carne. Outras opções indicadas pelo sommelier são o Michele Castellani, Valpolicella Classico Campo del Biotto 2013 e Domaine du Salvard, Cheverny Rouge 2011.

Para acompanhar um fondue de queijo, as sugestões de Lucas são Kilikanoon Riesling Mort’s Block Watervale 2012, com aromas de lima e pêssego fresco entrelaçado em toques florais e petrolados. Ao paladar, de acordo com o sommelier, destaca-se frutado suculento e uma instigante base ácido-sápida. Também vão bem com fondues de queijo o Elena Walch Gewurztraminer 2012 e Domaine du Clos Naudin Vouvray Demi-Sec 2009.


Saladas e sushis

Se o jantar romântico tiver saladas ou sushi, um dos vinhos recomendados pelo sommelier da Decanter é o Cardeto Matile Pinot Grigio 2012, a R$ 36,35 no site da importadora. “É um vinho delicado no olfato com pera fresca e notas cítricas, sob leves aportes minerais. Esbanja frescor em boca, com boa polpa”, descreve Lucas. Para acompanhar saladas e sushis, o especialista sugere ainda o De Martino Estate Reserva Sauvignon Blanc 2013, Attila Gere Olaszrizling 2012 e Domaine Sigalas Assyrtiko-Athiri 2013.


Massas e risotos

Se a opção do casal é por massas ou risotos com carne vermelha, Lucas sugere o Falua Conde de Vimioso Tinto 2012, Terranoble Reserva Terroir Syrah 2009, Brunel De La Gardine Cairanne 2010 e Pio Cesare Barbera d’Alba 2011.

Para massas e risotos com frutos do mar, as sugestões do especialista são Ercavio Fermentado em Barrica 2013, Villa Raiano Greco di Tufo 2012, Domaine Loustal Blanc Naick Blanc 2009. Outra opção é o Luigi Bosca Gala III 2011, que segundo o sommelier, é um vinho cheio de camadas no olfato, com frutas tropicais, toffee, tons amanteigados e minerais. “Trata-se de uma untuosa incursão gustativa cortada por frescor vivaz, de longa persistência”, afirma Lucas.

Fundada em Blumenau, em 1997, a Decanter tornou-se uma das maiores e mais destacadas importadoras do Brasil. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.

No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa, alavancando seu crescimento que hoje conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.