"No compasso do São João": Cartago apresenta calçados versáteis para as festas juninas

Imagem
Campanha destaca as novas versões do Málaga Sport e gama de produtos confortáveis com possibilidades de looks para as celebrações   Cartago Sintra é um dos destaques da coleção (Foto: Divulgação/Cartago)   A Cartago, marca de calçados do universo casual, lançou a campanha "No compasso do São João", uma homenagem à festa que move não apenas o Nordeste, mas também atrai pessoas de todo o Brasil, cada uma com as próprias histórias, tradições e significados. A campanha traz destaque para dois artistas nordestinos, o músico Juzé (@juuzeh) e o também músico e poeta Lukete (@lukete00), que foram escolhidos para contar suas histórias, apresentando as diversas possibilidades de uso dos calçados nas festas, buscando não apenas o conforto e estilo, mas também a própria autenticidade em moda.   O destaque fica para as novas versões do Málaga Sport, que prometem trazer a combinação perfeita entre conforto e estilo. Além dele, a campanha traz modelos com grade variada e n...

Riachuelo lança coleção em collab com Ceramiquinho

Iniciativa tem como objetivo reforçar a valorização da cultura nordestina por meio da moda, além de apresentar ao Brasil artistas que são referência em suas regiões


Créditos: à divulgação


A Riachuelo, maior empregadora da moda brasileira, anuncia o lançamento de uma coleção em colaboração com Guilherme Lira - mais conhecido como Ceramiquinho -, designer gráfico, ilustrador e ceramista pernambucano. A iniciativa reafirma a missão da marca, de exaltar a brasilidade e fortalecer a conexão entre criatividade e produção local, resgatando suas raízes nordestinas.

 

Ceramiquinho é reconhecido por sua estética vibrante e afetiva, que transforma memórias e elementos da cultura popular brasileira em cerâmicas feitas à mão, com traços que remetem ao lúdico, folclórico e cotidiano nordestino. Agora, esse universo cheio de cor e identidade ganha novas formas: desenhos viram bordados e estampas em vestidos e camisas de botão, ilustrações exclusivas e novas tipologias de itens para casa e decoração.
 

Créditos: à divulgação


"Vestir uma peça da collab com o Ceramiquinho significa carregar um pedaço do Brasil feito à mão, com alma e memória. É valorizar a cultura e os artistas e artesãos nordestinos, e mostrar para todo o Brasil a riqueza que existe nessa região do país", afirma Claudia Albuquerque, Diretora Executiva de Moda da Riachuelo.

 

Inspirada na fauna brasileira, nas festas populares como São João, no artesanato e nas raízes do Nordeste, a collab Riachuelo + Ceramiquinho é um convite para vestir histórias. Com estampas autorais e coloridas, a coleção mistura tradição e contemporaneidade para criar peças únicas, com estética vibrante e narrativas que despertam memórias afetivas: da infância ao interior do país. São produtos que vestem o corpo e a casa com leveza, alegria e muito orgulho da origem.

 

Através de parceria com o Instituto Riachuelo, quatro peças da collab foram bordadas manualmente no pequeno município de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, por 59 bordadeiras da Associação Casa das Bordadeiras. São elas: camisa de botão masculina, vestido midi feminino, short de sarja feminino e camisa de botão feminina.


Créditos: à divulgação


A cidade tem o bordado como uma de suas principais fontes de renda, sendo o trabalho artesanal reconhecido nacionalmente. Com o objetivo de dar visibilidade aos saberes manuais destas mulheres, em parceria com a Prefeitura Municipal local, foi inaugurada no início deste ano a primeira oficina de bordado do Estado, equipada com 52 máquinas de costura.

 

"Entendemos que era necessário ouvir de perto as mulheres bordadeiras — verdadeiras guardiãs de uma tradição centenária — para transformar suas demandas em ações concretas. O Instituto tem sido um elo essencial entre tradição e inovação, ajudando a consolidar o artesanato de Timbaúba dos Batistas no cenário nacional. O bordado é, para nós, muito mais do que uma atividade econômica, representa identidade, resistência, memória e futuro. É fonte de renda para muitas famílias e também uma expressão legítima do nosso povo e da nossa história", afirma Ivanildinho Albuquerque, Prefeito de Timbaúba dos Batistas.
 

A produção das peças para a coleção Ceramiquinho foi dividida em três turnos, cada bordadeira tinha autonomia para escolher o horário mais compatível com sua rotina, respeitando a carga horária máxima estabelecida pela legislação vigente. Essa flexibilização da jornada possibilitou a inclusão produtiva uma vez que, assim, elas conseguiram conciliar com outras tarefas.


Créditos: à divulgação


A oficina, passa a funcionar como pólo de produção, enquanto o espaço previamente utilizado, conhecido como Casa das Bordadeiras, se mantém como espaço de capacitação contínua e comercialização de produtos feitos pelas artesãs. A parceira do Instituto Riachuelo com as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas começou em 2021 e, de lá até 2024, foram investidos 230 mil reais em capacitações através de parcerias com o Sebrae-RN e, a partir de 2025 elas ganham o apoio da Rede Asta também para seguirem sua jornada de desenvolvimento.
 

"Nós nunca tínhamos bordado um número tão grande de peças, um grande sonho. Foram feitos os testes e a partir daí o nosso primeiro desafio foi a seleção de quais pontos e cores iríamos usar. Foram aprovados 4 modelos diferentes, que foram bordados por 59 artesãs, com uma produção de mais de 3 mil peças. É um sentimento de gratidão e de muito orgulho por participar de um projeto grandioso como esse" afirma, Jailma Araújo, Coordenadora de Artesanato do Município e Presidente da Cooperativa COMART.
 

A ação contribui para o fortalecimento da economia local, o reconhecimento do trabalho feminino e a preservação de saberes manuais que atravessam gerações.


Créditos: à divulgação


"Queremos ampliar cada vez mais a entrada de peças produzidas artesanalmente no Nordeste nas nossas coleções Riachuelo, preservando sua pequena escala e valorizando o trabalho manual local. Este projeto mostra que isso é possível. Esta é a forma mais eficiente de ampliarmos nosso impacto econômico, social cultural regional: a combinação dos investimentos em capacitação feitos pelo Instituto Riachuelo e a força de compra da nossa marca. É assim que a nossa moda transforma vidas", diz Taciana Abreu, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.
 

A coleção com Ceramiquinho reflete o compromisso da marca em realizar sonhos por meio da geração de emprego, renda e desenvolvimento humano inclusivo. É com esse objetivo que a coleção "Ceramiquinho" também transforma a tradição das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas em expressão na moda , reforçando o orgulho da origem da Riachuelo, criada no Rio Grande do Norte.
 







Fale comigo e divulgue seu negócio !









VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Dafiti lança campanha de Dia dos Namorados 100% produzida com Inteligência Artificial, impulsionando a eficiência na logística de produção do marketing de moda

Dia dos Namorados com Óticas Carol traz conceito que une arte, afeto e saúde visual

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

LUZ DA LUA lança EYEWEAR ESCAPE

Ilusão de ótica? Zerezes chega com promoções reais para black friday

Veste Vegana lança campanha de Dia dos Namorados voltada para o amor-próprio