PRESENÇA FASHION: Ypê leva IA e neurociência em experiência imersiva para o público da SPFW
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Visitantes poderão cocriar estampas inspiradas em estímulos sensoriais gerados pelas fragrâncias dos amaciantes concentrados da marca. Fotos: Divulgação
Na 58ª edição do São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 16 a 21 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, levará uma experiência inovadora e imersiva ao evento. Com o uso de inteligência artificial e neurociência, os visitantes poderão cocriar estampas geradas ao sentir as fragrâncias dos amaciantes concentrados da marca, que possuem a tecnologia Power Caps com cápsulas de perfume, que permanecem nos tecidos por até 90 dias*. "Queremos mostrar que as fragrâncias dos amaciantes concentrados Ypê, assim como a moda, podem despertar emoções e gerar conexões únicas. Ao transformar as respostas sensoriais dos visitantes ao sentirem as fragrâncias dos Amaciantes Ypê em estampas, estamos levando a sinestesia para um novo patamar, onde arte, tecnologia e bem-estar se encontram de forma inovadora e impactante," explicou Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê. Com a proposta de levar a sinestesia para o SPFW, a marca contou com a parceria da agência DPZ na construção de um lounge que expande a conexão sensorial dos consumidores. "Os sensores usados na ativação captam as ondas cerebrais dos visitantes ao sentirem as fragrâncias dos Amaciantes Ypê e as transformam em dados visuais. Com a ajuda de um software de inteligência artificial, esses dados são convertidos em padrões de estampas, proporcionando uma experiência única e personalizada para cada visitante," explicou Leandro Dolfini, diretor de criação da DPZ. O São Paulo Fashion Week – que nesta edição homenageia a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, uma das lendas vivas da moda brasileira – é o maior evento de moda do país e o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres. Neste ano, a estimativa de público é de 45 mil pessoas somando as duas edições do ano com geração de oito a 12 mil empregos diretos e indiretos em cada uma delas, além de investimentos na cadeia produtiva chegando aos R$25 milhões.
Em abril deste ano, a Ypê – patrocinadora oficial do SPFW – marcou presença na passarela com o desfile assinado pelo estilista Tom Martins e a presença de famosos como os atores Agatha Moreira, Rodrigo Simas, Mariana Ximenes, Mariana Rios, Rafael Zulu, Aline Dias e Monique Alfradique. Na ocasião, a artista Anaisa Franco, mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, utilizou um sensor na cabeça do estilista para captar sinais elétricos disparados conforme ele sentia as fragrâncias dos amaciantes concentrados da marca. Com a ajuda de um software de IA, esses sinais geraram mais de 200 captações de imagens, onde o estilista selecionou quatro para usar como estampas na coleção cápsula Synesthetic Collection, fazendo referência à tecnologia Power Caps - cápsulas de perfume que aderem aos tecidos no momento da lavagem, garantindo roupas macias e perfumes por até 90 dias. * As versões Blue, Pink, Delicado, Green e as variantes da linha Alquimia contam com tecnologia de cápsulas de perfume, proporcionando até 90 dias de perfumação. Para alcançar o máximo de desempenho, é preciso seguir as instruções de uso descritas na embalagem. Testes realizados por laboratório independente.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: SYNESTETHIC COLLECTION YPÊ Cliente: Ypê Agência: DPZ
CEO: Benjamin Yung Jr. Vice-Presidente de Criação: Fabio Mozeli. Direção de Criação: Leandro Dolfini. Criação: Gabriela Contreras, Gabriel Silva, Henrique Passos. Negócios/Projetos: Flavia Cortes, Rodrigo Moraes, Patrícia Sanches, Mariana Oliveira. Aprovação pelo cliente: César Nicolau, Alessandra Bartholo, Bianca Kesselring, Jamily Oliveira, Karina Luchi, Sofia Penteado, Fernanda Portella, Thais de Moura. Diretora de Produção Integrada: Paula Alimonda. Produção Integrada: Paula Alimonda, Felipe Moro e Pâm Verissimo. Estratégia: Fernanda Miné, Paula Gardinalli, Thalita Vitali, Alaiana Bernardo, Theo Paiato. Mídia: Rodolpho Aguiar, Daniela Barbiere, Tawane Lilia, Natalia Resnik. Direção de Conteúdo: Michele Carlos. Conteúdo: Jéssica Raposo, Jaqueline Marques.
Produtora: Arové Produções Direção: Marioo Diretora Produção Executiva: Mariah Bayeux Produção Executiva: Silvia Martins Produção: Mariah Bayeux, Daniella Grandini Assistente de Produção: Henrique Fares Direção de Fotografia: Marioo Direção de Arte: Gabi Lisboa Assistente de arte: Matheus Mozer Diretor Produção: Mariah Bayeux Assistente de Direção: Tati Senna Styling: Maria Luiza Costa Cabeleireira e Maquiadora: Naiara Pereira Edição: amorinpublic Finalizador: George Diniz Color Grading: Ana Escorse Analog VFX: Danilo Sansão Produção de trilha sonora, sound design e finalização de áudio: Mister Maguila Estudio: 555 Studios
Fotógrafo Ensaio Fashion: Paulo Vainer Maquiagem e Cabelo ensaio fashion: Laura La Laina Tratamento de Imagens: Edson Guberovich Figurino: Martins
MARTINS + YPÊ
Direção Criativa: Tom Martins Styling: Anuro Anuro e Cacau Francisco Assistência de Criação: Raquel André e Gustavo Oliveira Beleza: Laura La Laina Trilha Sonora desfile: Versa Direção Desfile: Ed Benini Produção Gráfica: Robson Ciaramicoli
DESIGN NEURONAL:
Design Neuronal: Anaisa Franco Studio Direção criativa: Anaisa Franco em colaboração com Tom Martins Desenvolvimento e programação: Carol Costa e Sarah Ahab
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