Fusões e Aquisições estão em alta no Brasil, mas erros podem atrapalhar negócio
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Para Felippe Pires, sócio da Veritas M&A, consultoria do mercado financeiro, toda etapa desse processo deve ser feita, preferencialmente, com especialistas que saberão como contornar momentos cruciais para que o negócio vingue
Pesquisa recente da KPMG apontou que o Brasil registrou um aumento de 17% nas fusões e aquisições (M&A) no segundo trimestre de 2024. A expectativa é que o mercado continue aquecido, com um crescimento contínuo no número de transações e consolidações entre empresas. De acordo com a previsão da Veritas M&A, consultoria do mercado financeiro, o volume de custódia movimentada nessas transações é significativo, estimado em torno de R$ 500 bilhões até o próximo ano.
Apesar desse grande crescimento em M&A, é importante que esse processo seja realizado de maneira cautelosa, principalmente por se tratar de algo burocrático e que passa por diversas etapas. "Cada passo desse processo deve ser feito, preferencialmente, com apoio de especialistas que saberão como contornar momentos cruciais para que o negócio dê certo e a fusão e aquisição aconteça", alerta Felippe Pires, sócio da Veritas M&A. Pensando nisso, o especialista listou os erros mais comuns que podem atrapalhar na hora de fechar um M&A:
1- Foco exclusivo nos números
O problema de olhar só para números é que o deal não acaba quando assina o contrato, "quando estoura a champanhe", segundo Pires. "Você tem que sempre olhar para outros aspectos que transcendem o que são somente os números financeiros da transação, como por exemplo, a cultura, a governança, os processos, as pessoas mesmo", explica.
Quando uma empresa olha só para números, depois tem que lidar com um monte de outros quesitos que, muitas vezes, não são olhados. 2- Divergências contratuais
As divergências contratuais são comuns durante o processo de M&A. Questões como avaliação de ativos e passivos, ajustes de preço, formas de pagamento e condições de fechamento podem gerar impasses entre as partes.
"Resolver esses desentendimentos exige negociação, revisão dos termos contratuais e, em alguns casos, até mediação ou arbitragem. Sem o conhecimento necessário, esses conflitos podem se tornar um obstáculo significativo", alerta Pires.
3- Cultura organizacional
Problemas culturais nestes casos surgem quando as empresas envolvidas têm culturas organizacionais muito diferentes e elas não são devidamente levadas em conta. A cultura organizacional abrange os valores, comportamentos, práticas e normas que orientam a maneira como os funcionários interagem e realizam seu trabalho.
Quando duas empresas com estilos de gestão, níveis de formalidade, abordagens à inovação, comunicação e tomada de decisões divergentes se unem, a falta de alinhamento cultural pode resultar em conflitos internos significativos. "Esse problema pode se manifestar de maneira em que funcionários resistem a mudanças, choque de valores e práticas e dificuldades de interação", comenta.
4- Não contratar uma consultoria especializada
Pires explica que contratar uma consultoria especializada em M&A é outro fator que contribui para o sucesso do processo. "Fusões e aquisições são complexas e envolvem diversas etapas. Sem a assessoria de especialistas, o risco de a negociação não avançar é muito maior", avalia.
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