Wagner Nolasco é o nome do brasileiro que conquistou o mercado imobiliário americano. O profissional já entregou mais de 700 milhões de dólares em projetos ao longo de sua trajetória. Com mais de 20 anos de experiência como investidor, incorporador e construtor imobiliário, Nolasco resolveu explicar como funciona o financiamento de imóveis para estrangeiros que desejam investir nos EUA.
"Os financiamentos para estrangeiros são bem fáceis, hoje temos bancos especializados aqui que fazem exclusivamente financiamento para estrangeiros, então é bem fácil qualquer estrangeiro conseguir crédito aqui. O investidor vai precisar dar entre 20% e 30% de entrada, os juros são um pouquinho mais altos que para os americanos, porque não tem como comprovar crédito, mas eles são tranquilos, dá para fazer", explicou Nolasco.
O empresário ainda detalhou qual é o principal indicador econômico que os investidores devem monitorar ao considerar investir em imóveis.
"As taxas de juros co-vinculadas ao mortgage, que são as hipotecas americanas, é o principal indicador econômico que deve ser monitorado pelos investidores. Essas taxas podem afetar realmente a viabilidade do investimento ou não", disse Nolasco, que também falou sobre quais estratégias de gestão de propriedade ele recomenda para maximizar o retorno de investimento:
"Sempre comprar propriedades novas, o seu seguro vai ser mais barato, os seus reparos e manutenção vão ser quase que inexistentes, então comprar propriedades novas é a melhor forma de você evitar qualquer tipo de atuação adicional".
Segundo Nolasco, o mercado imobiliário nos Estados Unidos está se adaptando muito bem às mudanças tecnológicas e inovação, como a tokenização de ativos imobiliários.
"É muito bem-vindo. Inclusive eu tenho um amigo chamado Steve Strickman, que foi quem fez a primeira tokenização digital para um hotel chamado Saint Regions em Aspen, nos Estados Unidos, então está sendo muito bom. Muito popularizado, isso vai acabar com o cartório, isso vai dar rastreabilidade nas escrituras imobiliárias, isso vai praticamente que extinguiu o cartório nos Estados Unidos", explicou o empresário, que falou qual o papel da diversificação de investimentos em diferentes tipos de imóveis nos EUA e como isso beneficia os investidores:
"Se você tem um apartamento, você tem um asset class, que é um produto diferente de uma casa. Se você tem uma casa geminada, também é diferente de uma casa. Se você tem um escritório comercial também. O que eu recomendo? Sempre vá pelo produto que tem mais demanda e a melhor estratégia de saída, que a gente chama de exit strategy, para que você não fique preso a esse produto por muito tempo para venda. Então as casas (single Family Homes), são sempre a minha recomendação pela maior lucratividade, o melhor retorno e a melhor oportunidade de venda no futuro com apreciação imobiliária".