Especialista da 5àsec explica por que roupas de bebês precisam de um cuidado especial
- Gerar link
- Outros aplicativos
Créditos: FreePik
Geralmente, as peças são mais delicadas e precisam de uma atenção extra
Além de ser motivo de muita alegria, a chegada de um bebê à família também é um momento de descobertas, em todos os sentidos. Uma das preocupações dos pais é começar o enxoval da criança, com as roupinhas, paninhos de boca, toalhas de banho, lençóis, mantas, cueiros e outros itens. Em seguida, chega a hora de arrumar tudo para receber o neném em casa. É aí que surgem dúvidas sobre como efetuar a limpeza, a conservação e como guardar tais itens na nova rotina.
Segundo a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, independentemente de serem roupas novas ou usadas, todas as peças precisam ser lavadas antes do primeiro uso. "Como os bebês contam com a pele delicada, qualquer impureza, ácaro ou sujeira pode irritar a pele ou desencadear possíveis alergias, tanto no trato respiratório quanto dermatológicas. Por isso, os itens devem ser lavados antes do uso. Sabemos que as mamães acabam ganhando roupas em diferentes tamanhos. Por isso, não é necessário lavar tudo de uma vez. Opte inicialmente pelas roupas de recém-nascido e algumas no tamanho P, caso a criança seja grande. Com o passar do tempo, as demais podem ser lavadas de acordo com o crescimento, para não ficarem muito tempo guardadas e sem uso, acumulando pó. Já no caso das roupas de cama, por exemplo, devem ser trocadas semanalmente", revela.
Outra questão de suma importância é nunca as lavar com roupas de adulto, sempre separadamente. "Os produtos utilizados precisam ser suaves, para que o cheiro ou o toque não cause coceiras e alergias. Neste caso, optar por uma lavanderia profissional é uma opção recomendada, pelo tipo de insumo utilizado na limpeza de tais peças. Além disso, muitos pediatras recomendam que as mamães passem as roupas com o ferro antes do primeiro uso. Quando você decide usar uma lavanderia, majoritariamente todos os itens serão lavados seguindo as orientações da etiqueta com produtos corretos para posteriormente serem colocados na secadora, que auxilia nessa questão do combate aos odores, ácaros e demais substâncias que podem ser prejudiciais ao público infantil", explica Marinês.
Agora com base em outros itens que fazem parte da rotina das crianças, uma dúvida recorrente é sobre a limpeza dos estofados que compõem o bebê conforto, cadeira para o carro e carrinho de passeio. Alguns deles são removíveis e devem ser lavados mensalmente, para evitar o acúmulo de sujeira. "Já no caso daqueles que não podem ser retirados ou dos colchões, principalmente quando a criança está em época de desfralde, já que pode vazar urina, é possível contratar uma lavanderia especializada, como é o caso da 5àsec, que realize o serviço de limpeza de estofados e colchões, para que o item permaneça sempre limpo, contribuindo para desenvolvimento saudável dos pequenos", finaliza Marinês Cassiano.
Mais informações sobre a 5àsec: Instagram: @5asecBr Facebook/5aSecBrasil |