Walter Rodrigues apresenta pesquisa de materiais do INSPIRAMAIS
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O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, detalhou, no dia 12 de setembro, a pesquisa Intergeracional 2025)_I, que será apresentada na próxima edição do INSPIRAMAIS, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024, em Porto Alegre/RS. O evento, voltado para profissionais das empresas expositoras do espaço Conexão INSPIRAMAIS, aconteceu de forma híbrida, na sede da entidade, em Novo Hamburgo/RS, e no formato digital. Frisando que empresas que têm conteúdo e conhecimento têm vantagens competitivas na hora de fechar negócios, Rodrigues detalhou a pesquisa que estará nos mais de mil materiais que serão apresentados no próximo INSPIRAMAIS, em janeiro do próximo ano. A pesquisa leva em consideração a metodologia da pirâmide, na qual o topo (10%) traz inovações disruptivas, o meio (30%) o planejamento e desenvolvimento das coleções e a base (60%) as confirmações do mercado. No tema Primal, nos 60%, a pesquisa buscou incentivar técnicas de produção mais limpas, definindo um cenário no qual técnicas ancestrais deveriam servir de base para a "produção de materiais sedutores". Segundo Rodrigues, com a amenização da pandemia, as pessoas entenderam a importância do toque, abrindo espaço para materiais com texturas diversas, de rugosos e mais rústicos aos mais delicados. Já no tema Homo Faber, o 30%, o estudo apresenta a inspiração, o trabalho do artífice, do "homem que faz", trazendo à tona a importância da originalidade. Intergeracional
Rodrigues conta que nos 10%, sob tema Estimulante, estão materiais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos muito presentes nas coleções de grifes como Dries Van Noten, Sunnei, Paco Rabanne, Schiaparelli Haute, Alexander Macqueen, Valentino, entre outras. Já nos 30%, com tema Techform, aparece a contraposição, com materiais mais funcionais e com linguagem mais neutra e discreta, superfícies lisas e acabamentos mais suaves, que trazem muitos aspectos tecnológicos, como tingimentos feitos com bactérias sem uso de recursos hídricos, por exemplo. Essa estética está presente em grifes como Loewe, Prada, Henrik Vibskov, Hermès, Dolce & Gabanna, entre outras. Na cartela de cores da pesquisa, há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, terrosos e azuis. O salão
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