Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

ATÉ AMANHÂ | Escola Trama Afetiva abre inscrições para aulas gratuitas sobre moda e comportamento por meio de uma visão decolonial, antirrascista, anticapacitista e socioambiental

Voz relevante pelos direitos quilombolas e da luta pela terra, Mestre Bispo dará aula magna do curso do projeto, que será gratuita e on-line, aberta a todos os interessados

 

Créditos: divulgação.

 

Depois de assumir os mais diversos formatos, de exposições de arte a rodas de debate das mais variadas, a Trama Afetiva põe em prática a Escola Trama Afetiva (ETA!), projeto que vinha sendo gestado desde 2021 e entra em ação a partir do dia 1o. de setembro, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o Proac. Este formato pretende ressaltar a vocação da Trama de ser uma escola de pensamento para a produção criativa, e o método pedagógico da ETA! propõe o exercício do olhar decolonial, transdisciplinar e ético, o enaltecimento da diversidade brasileira, a formação de uma rede de pessoas aptas à ação e a formação de embasamento teórico e crítico acerca da criação, para que, antes do início de qualquer processo, os grupos que fazem parte do meio se questionem sobre a que ou a quem serve o que será criado.

 

Para isso, lapidar abordagens decoloniais é uma necessidade permanente. Assim, nada melhor do que abrir os encontros da Escola Trama Afetiva com uma aula magna de Antônio Bispo dos Santos, o Mestre Nego Bispo. Nascido no interior do Piauí, sua formação aconteceu a partir de saberes ancestrais com mestres e mestras do quilombo Saco Curtume. Ele tem participado de eventos, debates e palestras por todo país como ativista político e militante do movimento quilombola e da luta pela terra.

 

Poeta, escritor e intelectual, se autodenomina "relator de saberes" e é autor de artigos, poemas e livros, sendo o mais recente "A Terra Dá, a Terra Quer" (2023), em que aponta as contradições dos ditos processos de desenvolvimento. A aula será no início do curso, no dia 1º de setembro, aberta a todos em transmissão ao vivo, às 19 horas, pelo canal de YouTube da Fundação Hermann Hering (youtube.com.br/fundacaohermannhering), parceira da Trama desde sua criação.

 

Para seguir na trilha franqueada por esse momento, pessoas de 18 a 65 anos, residentes no estado de São Paulo, podem se inscrever para uma das 50 vagas da ETA! até a próxima sexta, dia 25 de agosto. Gratuito, o curso terá cinco módulos, abordando a moda como sistema social e fenômeno cultural pelo prisma da descolonização e do resgate de narrativas e significados, ministrados pelo diretor criativo da Trama, Jackson Araujo, pela artista plástica Karlla Girotto, pela estilista Day Molina, pela pesquisadora Danielle Almeida e pela curadora de moda e historiadora Hanayrá Negreiros. Serão duas horas de aula por semana em cada módulo, totalizando dez horas por mês até o dia 5 de dezembro. Este curso é uma oportunidade única para quem atua em qualquer frente das indústrias criativas de expandir percepções sobre atravessamentos fundamentais para o hoje.
 

A Trama Afetiva

 

Iniciada em 2016 por Jackson Araujo, Luca Predabon e Rogério Zé, a Trama Afetiva é uma plataforma de convergência e pesquisa de estudos em design e inovação para resíduos da indústria têxtil e ambiente por meio do diálogo entre pensadores, artistas, ativistas, cientistas, empresários e representantes da sociedade, na busca por uma indústria sustentável, criativa e, sobretudo, inclusiva e diversa.

 

A iniciativa começou voltada para a ressignificação da produção da cadeia da moda pela técnica do upcycling, com ativações voltadas para a seara técnica, como aulas práticas, oficinas e desenvolvimento de produtos. Mas os organizadores logo perceberam que, além do descarte material, a norma da moda também tem resíduos políticos: marginalização e invisibilização de corpos gordos, pessoas com deficiência (PCDs), comunidade LGBTQIAPN+, e também o reforço de estereótipos de gênero.

 

Assim, os direcionais que já guiavam a Trama desde o início se consolidam em elementos inegociáveis do projeto: afirmar a moda como comportamento e sistema social, numa perspectiva decolonial, antirrascista, anticapacitista e contra a misoginia e a LGBTfobia. Nisso, ao trabalho de design social e regenerativo, que conecta saberes a aplicações produtivas na busca de transformação socioambiental, a Trama Afetiva somou debates e conteúdos sobre diversidade e sustentabilidade para, principalmente, se colocar como agente de uma mudança regenerativa de pensamento para indústrias criativas a partir dos conceitos da Economia Afetiva (EA) – que não trata apenas de produtos, e sim de pessoas.

 

SERVIÇO

Trama Afetiva - Escola Trama Afetiva - ETA!

Aula Magna com Nego Bispo - Dia 1o/setembro, às 19h, aberta ao público pelo YouTube da Fundação Hermann Hering

Inscrições neste link até 25.08 - Curso de 1o./setembro a 5/dezembro

 





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