MODA: Tendências italianas que vão guiar o setor infantil na primavera-verão 2025
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Na Pitti Bimbo, uma das maiores agendas mundiais da moda infantil, as principais apostas para a estação estiveram em pauta. Especialistas brasileiros compilaram insights em e-book que deve apoiar empreendedores do setor
Poucas semanas após a realização da Pitti Bimbo, uma das maiores agendas da moda infantil internacional, na Itália, o que vem sendo explorado – e colocado em prática pelas empresas do segmento – são as impressões do que será tendência de estratégia e consumo na temporada primavera-verão 2025. "A moda italiana é uma referência mundial em todos os segmentos: seja masculino, feminino, infantil ou beachwear. O que vimos nessa edição da feira foi um posicionamento muito forte da criança como peça central das coleções: suas vontades, suas necessidades lúdicas, cognitivas e sensoriais exaltadas de forma a despertar nos pequenos o desejo de compra", comentou Sabrina Mengarda, da Father Estratégias Internacionais, responsável pela missão que levou um grupo de empreendedores brasileiros à Itália no final de junho.
Dessa forma, a tendência para a primavera-verão 2025 – segundo a moda italiana – são produtos coloridos, divertidos e interativos, com peças que elevam o sentido de ser criança. A estratégia de abordagem também considera o chamado "efeito Alpha", com uma geração consumidora a nascer totalmente inserida no meio tecnológico, com características de consumo que mesclam o físico e o digital. "As crianças têm mais acesso às informações, então as marcas estão desenvolvendo novas formas de abordagem para se conectar a esse público, com novas estratégias de comunicação com esse consumidor já tão decisivo nas compras", lembra Sabrina.
No desenvolvimento de coleções, ficou evidente o uso da nostalgia: personagens que marcaram a infância dos pais estarão em alta, estimulando a sensação de pertencimento ao passado, de lembranças afetivas. "As crianças têm um poder de escolha muito grande, mas são os pais que efetivam a compra. Quando se lança mão de memórias com personagens que marcaram uma fase gostosa da vida, é inevitável que haja uma influência do adulto sobre a criança", explica a porta-voz da Father. Ainda em se tratando das coleções, o tye-dye volta com tudo, assim como as listras – e uma preocupação com designs leves e confortáveis.
"Mais do que nunca precisamos estar atentos ao que acontece em nível global, e especial na moda, permeada pelas transformações digitais. No segmento infantil temos um público bastante exigente, conectado e decisor no processo de compra, o que acirra o desafio das marcas em entender os desejos e anseios dessas crianças tão evoluídas", afirma Sabrina.
Para reforçar o que foi absorvido durante a Pitti Bimbo 2023, a Father Estratégias Internacionais assina um E-book com um compilado do que foi mostrado na feira. O produto é uma parceria com a agência de consultoria Loupe. O material está dividido em um preview gratuito e também numa versão completa, com mais de 70 páginas. "É um material que certamente vai auxiliar as empresas num processo criativo que tende a trazer um retorno competitivo local considerável. Quem trabalha com moda precisa estar antenado e antecipar as tendências é uma estratégia que coloca o negócio em um outro patamar de mercado. O que queremos com esse E-book é trazer a possibilidade de aumentar as receitas internas, mas também mostrar que existem caminhos para levar as produções nacionais para um nível global, amadurecendo os processos de internacionalização", finaliza.
FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET
Fale comigo para divulgação, convites e entrevistas: @oblogueirooficial