ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

CULTURA: Unibes Cultural em parceria com a Associação Cânios Paulistas realizará painés online sobre preservação e valorização do patrimônio cultural


Lives serão gratuitas, às quartas-feiras e poderão ser acompanhadas pelo Facebook e Youtube da Unibes Cultural


Em maio, acontecerá um ciclo de painéis gratuitos com o objetivo de incentivar a reflexão e propor caminhos para a preservação e valorização do patrimônio cultural da região turística de Angra Doce. Realizadas pela Unibes Cultural e a Associação Cânions Paulistas, serão palestras on line, e abertas ao público, que poderão ser acompanhadas pelas redes sociais - Facebook, Instagram e Youtube - da Unibes Cultural.

 

Com foco nos 15 municípios que compõem Angra Doce – os paranaenses Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos; e os paulistas Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju e Tamburi - as lives reunirão um time multidisciplinar, diverso e especialista para debater temas relevantes sobre o patrimônio cultural. "Queremos que moradores, empreendedores, empresários e a comunidade como um todo tenham noção do quão inestimável é o patrimônio que existe na região e a importância da conservação", ressalta Bruno Assami, diretor criativo da Unibes Cultural.

 

Sempre às quartas-feiras, às 19h, "Por que as montanhas não somem?" será o tema da palestra do dia 10 de maio, que tratará sobre patrimônio natural, turismo sustentável e geoparques. Elisa Maria do Amaral (Fundação Florestal) e Marcilene dos Santos (Coordenadora do curso de geografia da UNESP /Ourinhos) conduzirão a live.

 

Dia 17 de maio acontecerá "Quem eu escolho manter vivo dentro de mim?", quando Davidson Kaseker (Diretor do Museu das Culturas Indígenas) e Rosa Marcolino da Silva Xarim (liderança indígena da aldeia Tekoá Porã) falarão sobre patrimônio imaterial, tradições, arte e identidade.

 

Arqueologia, patrimônio material e políticas públicas serão discutidos em "Como medir o tempo em metros?", no dia 24 de maio, por Daniela Gadotti Sophiati (Arqueóloga do IPHAN-PR), José Luiz de Morais (Arqueólogo e professor livre docente) e Rosina Parchen (Superintendente do IPHAN no Paraná)

 

Para encerrar o ciclo de painéis, dia 31 de maio terá "Quanto pesa a memória?", em que Mariana Rolim (Coordenadora da UPPH, CONDEPHAAT) e Marjorie Faria (Pesquisadora, Gestora de Projetos e Advogada) levantarão questões sobre arquitetura, patrimônio material e políticas públicas.

 

As palestras são mais uma iniciativa do projeto "Patrimônio Cultural é Turismo", que tem o propósito de valorizar o patrimônio cultural e entendê-lo como relevante para desenvolver o turismo regional e como potencial agregador na geração de renda. O programa inclui também capacitação de empreendedores sociais, exposição itinerante sobre os bens naturais, materiais e imateriais da região e elaboração de material educativo para as escolas e comunidades.

"Patrimônio Cultural é Turismo", é uma iniciativa da Unibes Cultural em parceria com a Bemtevi, Associação Cânions Paulistas e patrocínio incentivado da CTG Brasil.

 

 

Convidados

 

Daniela Gadotti Sophiati. Graduada em História e Mestre em Arqueologia pelo Master Erasmus Mundus Quternary and Prehistory, Universidade de Ferrara, Itália e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Portugal. Atua há 15 anos na área de Arqueologia e Patrimônio Cultural e é servidora do IPHAN desde 2014.

 

Elisa Maria do Amaral. É analista de Recursos Naturais da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Mestre das Ciências em Recursos Rurais e Políticas Ambientais pela Universidade de Londres, Reino Unido. Desde 2008 trabalha com gestão de Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Coordenou a elaboração do Plano de Manejo da APA Botucatu e desde 2012 é gestora da APA perímetro Tejupá.

 

Davidson Kaseker. Mestre em Museologia pela USP. Pós-graduado em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (ES)/Itaú Cultural e em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração, entre outras. Foi membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Desde 2022, assumiu a gerência do Museu das Culturas Indígenas.

 

José Luiz de Morais. Professor titular (aposentado) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP); membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural / Iphan; professor honorário do Instituto Politécnico de Tomar, Portugal. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Arqueologia Brasileira. 1ª

 

Marcilene dos Santos. Geóloga e doutora em Geociências pela Unesp/Rio Claro e professora do Departamento de Geografia e Planejamento da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Unesp/ Ourinhos. Especialista em neotectônica, geomorfologia tectônica e evolução de paisagens.

 

Mariana de Souza Rolim. Arquiteta e urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo. Coordena a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo. Atua também como pesquisadora e docente, principalmente nos temas de gestão e preservação do patrimônio cultural e políticas públicas correlatas.

 

Marjorie Faria. Gestora de projetos, pesquisadora e advogada. Doutoranda e Mestra em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, com foco em cultura e memória. Pós-graduada pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pela Universidad Nacional de Córdoba/Argentina em Gestão de Projetos Culturais.

 

Rosa Marcolino da Silva Xarim. É da etnia tupi-guarani, mãe de três filhos, pedagoga e professora. Mora na Aldeia Tekoá Porã, no município de Itaporanga, São Paulo, onde é mediadora na valorização da cultura tupi-guarani. Nesta comunidade, realiza atividades culturais e ecológicas como apresentações de canto, dança, artesanato, exposições, feiras e passeios ambientais.

 

Rosina Coeli Alice Parchen. Arquiteta, graduada pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, no Paraná. Presidiu o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Está como Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Paraná.

 

 

Angra Doce

 

Cachoeiras, trilhas, praias artificiais, fazendas históricas e muita natureza, fazem de Angra Doce um promissor polo turístico. Localizada na confluência dos rios Paranapanema e Itararé, a maioria dos municípios que o compõem são banhados pelos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Jurumirim, Chavantes e Salto Grande. A região também atrai turistas apreciadores de atividades esportivas e pesca.

 

 

Programação: transmissão, às quartas, às 19h, pelo Facebook e Youtube da Unibes Cultural.

 

"Por que as montanhas não somem?" Patrimônio Natural, turismo sustentável e geoparques

10/05

Com: Elisa Maria do Amaral (Fundação Florestal) e Marcilene dos Santos (Coordenadora de curso de geografia da UNESP /Ourinhos)

 

"Quem eu escolho manter vivo dentro de mim?" - Patrimônio Imaterial, tradições, arte e identidade

17/05

Com: Davidson Kaseker (Diretor do Museu das Culturas Indígenas) e Rosa Marcolino da Silva Xarim (liderança indígena da aldeia Tekoá Porã)

 

"Como medir o tempo em metros?" - Arqueologia, patrimônio material e políticas públicas

24/05

Com: Daniela Gadotti Sophiati (Arqueóloga do IPHAN-PR), José Luiz de Morais (Arqueólogo e professor livre docente) e Rosina Parchen (Superintendente do IPHAN no Paraná)

 

"Quanto pesa a memória?" - Arquitetura, patrimônio material e políticas públicas

31/05

Com: Mariana Rolim (Coordenadora da UPPH, CONDEPHAAT) e Marjorie Faria (Pesquisadora, Gestora de Projetos e Advogada)

 

 

Sobre Unibes Cultural - Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Unibes Cultural - www.unibescultural.org.br.





VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas

BELEZA: O Boticário retoma o sucesso de Cuide-se Bem Feira com nova linha Cachos de Uva, para cabelos com curvaturas