ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

BELEZA: Ressecamentos, descamações, coceiras...que problemas afetam a pele no outono e como cuidar?


A seguir, veja algumas dicas de cuidado exclusivas da nossa redação


Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca.

Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.

Para evitar tais sintomas é importante seguir uma rotina de skincare com a cútis. Para auxiliá-lo, trouxemos algumas dicas para que você consiga manter a pele saudável e bonita nessas estações do ano. Continue a leitura e confira!

Características da pele no outono e inverno

No Brasil, não são todos os estados que passam por outonos e invernos rigorosos, tanto é que a mudança climática muitas vezes não é tão brusca e perceptível. Contudo, nos estados da região Sudeste e Sul, a realidade é diferente e as alterações na temperatura e na umidade são facilmente percebidas pela nossa própria pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), nesse período, a diminuição da temperatura e da umidade fazem com que a transpiração corporal diminua, o que tende a causar o ressecamento. Essa situação se agrava ainda mais considerando os banhos quentes que grande parte das pessoas prefere.

Além da pele seca, outras características que costumam surgir nessas épocas do ano são a vermelhidão, e descamação e a coceira.

Doenças de pele comuns no outono e inverno

Justamente pelo ressecamento maior da pele, algumas condições e doenças associadas à cútis podem surgir ou até se agravar durantes essas estações. 

Dermatite seborreica

Trata-se de uma inflamação de pele que causa descamação e vermelhidão, principalmente nas sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas, couro cabeludo e no tórax. O problema pode aumentar, inclusive, com o hábito de banho quentes muito demorados.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica de caráter reincidente, responsável por causar uma barreira de proteção da pele bem reduzida. O principal sintoma é o ressecamento da cútis, com coceira. Há também a presença de lesões que podem surgir nas mãos, pés, na região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. 

Psoríase

Uma doença inflamatória e não contagiosa que ataca a pele, unhas, o couro cabeludo e, em casos mais graves, as articulações. Segundo a SBD, os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas costumam ser: manchas vermelhas com escamas secas; pele ressecada e rachada; coceira; queimação e dor; inchaço e rigidez nas articulações; unhas grossas, descoladas e com depressões puntiformes.

Como cuidar da pele nas estações outono e inverno

A rotina de skincare precisam ser seguidas em qualquer época do ano para que a pele permaneça sempre saudável e bonita. Contudo, durante o clima frio existem alguns cuidados que costumam passar despercebidos e influenciam diretamente na aparência.

Para evitar que esse tipo de situação ocorra, confira e siga as seguintes dicas:

Não exagere na lavagem do rosto

Lavar o rosto em excesso é prejudicial em qualquer época do ano, independentemente do clima. No outono e no inverno, a lavagem excessiva pode fazer com que a pele fique ainda mais seca.

A recomendação é que ela ocorra somente duas vezes ao dia, de manhã, ao acordar, e ao final do dia, antes de dormir.

Hidrate corretamente

A hidratação é o segredo! Mas, não se empolgue, não são necessários excessos.

Busque, primeiramente, por um hidratante que se adeque à sua pele e o utilize duas vezes ao dia, após as lavagens.

Utilize sempre protetor solar

Nos dias mais frios, grande parte das pessoas negligencia o uso do protetor solar, por acreditar que não é necessário, uma vez que a exposição ao sol é quase nula.

Porém, este é um grande erro. O filtro solar deve ser aplicado diariamente após a hidratação da pele e precisa ser retocado ao longo do dia, independentemente da temperatura que faça.

Somente utilizando-o sua pele estará protegida dos raios solares e suas consequências, como o envelhecimento precoce e o câncer.

Cuide dos lábios

Os lábios são uma parte do rosto em que a pele é muito fina e delicada. Por esse motivo, é comum que fiquem ressecados mais rapidamente do que as outras partes da cútis.

Assim, é recomendado sempre utilizar um hidratante labial para mantê-los saudáveis e sem peles secas. No mercado, existem inclusive opções com cores que podem substituir os batons tradicionais.

Invista na esfoliação

A esfoliação traz grandes benefícios para a pele durante o clima frio. Isso porque através dela, a pele morta é removida, a renovação celular é promovida e a absorção de outros produtos, como óleos e hidratantes, é facilitada.

Utilize óleos corporais

Os óleos corporais, como a manteiga de karité, o óleo de amêndoas e a ureia são muito recomendados para uso no banho, pois eles têm a característica de promover a formação de barreiras que protegem a pele da perda de água.

Aposte em alguns ativos

Normalmente, durante o período de outono e inverno, é recomendado o uso de alguns ativos, como: 

  • Vitamina C para recuperar a luminosidade e promover a produção de colágeno e firmeza da pele;

  • Ácido hialurônico, ceramidas e niacinamida para hidratar; e

  • Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Mandélico para promover a renovação da pele.

Evite banhos quentes

Apesar de ser tentador deixar a temperatura do chuveiro mais quente para os banhos no clima mais frio, essa prática facilita a perda de água da pele, deixando-a ainda mais ressecada.

Opte por banhos com água morna e evite permanecer por mais do que dez minutos no chuveiro.

Mantenha a visita ao dermatologista em dia

Por fim, o dermatologista não precisa e nem deve ser visitado somente quando algum problema surgir. O profissional lhe ajudará com eventuais dúvidas, fará uma avaliação profissional e lhe indicará produtos e tratamentos mais adequados para a sua realidade!




VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas

BELEZA: O Boticário retoma o sucesso de Cuide-se Bem Feira com nova linha Cachos de Uva, para cabelos com curvaturas