NEGÓCIOS: Metodologia DIGIA aponta 5 passos essenciais e estratégicos para conseguirem posicionar suas marcas nas redes sociais
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Calebe_, empresa de marketing do grupo Matter&Co, divulga em webinar no dia 4 de abril, pesquisa realizada com mais de 400 marcas de 12 setores diferentes aponta as ações mais eficazes para planejamento de conteúdo
Pode não ser fácil dominar os algoritmos e fazer um negócio crescer em ambiente digital. Uma metodologia objetiva e estratégica, entretanto, é capaz de reunir e alinhar o que marcas e campanhas de sucesso fizeram para obter resultados expressivos nas redes sociais: Divertir, Inspirar, Ganhar, Informar, Ajudar. As cinco letras iniciais de cada ação fundamental no planejamento e gestão de conteúdos formam a metodologia DIGIA, criada pela Calebe_, empresa de marketing do grupo Matter&Co, a partir de pesquisa aplicada com mais de 400 marcas de 12 setores diferentes no Brasil. O resultado e detalhes do método serão apresentados em Webinar no dia 4 de abril, às 19:30 horas. É possível se inscrever por meio do link https://bit.ly/webinardigia
A metodologia foca em fazer com que as marcas criem conexões verdadeiras e duradouras com o seu público. "O DIGIA é um método inédito que revê o que se sabe até hoje sobre o posicionamento de marcas nas redes sociais. Ele foi desenvolvido a partir do prisma da economia da atenção e mostra que o conteúdo de marca que engaja não é baseado em editorias, mas sim em cinco necessidades básicas humanas", explica Calebe Bezerra, CEO e Fundador da Calebe_, especialista em branding, marketing digital, design e criatividade.
A pesquisa global que orienta o DIGIA mostrou que o que mais engaja, de maneira geral, é a Inspiração (45,1%), seguido de Informação (23,1%), Diversão (22,7%), Ajuda (5,6%) e Ganhos (3,5%). A metodologia também segmentou a área de atuação das empresas, dando mais ferramentas para a marca de acordo com o nicho que atua. Por exemplo, foi identificado que o conteúdo mais utilizado pelas marcas no setor de saúde é informação; enquanto em mídia é diversão; e turismo ou beleza, priorizam inspiração.
O intuito é priorizar as necessidades da audiência. "O que vemos hoje é que os perfis privilegiam seu produto ou serviço, produzindo um conteúdo repetitivo e monótono. Ao criar conteúdo pensando apenas em sua marca, as empresas deixam de ter relevância para o público. Já não basta aparecer no jogo das redes sociais, é preciso dominar o jogo. Na rede social, a concorrência não é por produto, é por atenção. Na disputa pela audiência, os criadores de conteúdo entenderam e dominaram, porque eles ousam, criam linguagens, lançam formatos, transitam por diferentes mídias, colocando o público sempre no centro da produção de conteúdo. E assim conseguem resultados, geram engajamento real", reforça Calebe.
Com mais de 13 anos de mercado, a Calebe_ já é referência em marketing e design e passou a integrar, recentemente, a Matter&Co, um ecossistema de inteligência de negócios, e contribui para que mais negócios tenham soluções e consultorias que fazem a diferença em seu crescimento, com estratégia e inovação que fazem sentido no mercado.
Saiba mais sobre os 5 pilares para ao planejamento e gestão de conteúdo para redes sociais para marcas e negócios
- Divertir: todo mundo deseja se divertir, seja com um jogo, um desafio ou simplesmente um meme. A diversão é uma grande aliada para aumentar a empatia pela marca e gera alcance, conexão emocional e engajamento;
- Inspirar: marcas fortes são edificadas com personalidade. Levantando bandeiras. Contribuindo para a evolução da sociedade. É isso que o Inspirar traz, seja com um conselho, uma frase ou uma história de superação, comunicam o seu propósito, o que contribui para a construção de valor e ainda gera empatia e conexão com o público
- Ganhar: oferecer vantagens para quem segue a marca, por meio de prêmios, descontos e sorteios, funciona. É uma forma de atingir novos públicos e manter o seu público atual interessado, contribuindo para conversão ao gerar mais alcance e recompensa para os seguidores;
- Informar: Oferecer novidades relevantes para o público. Pode ser uma pesquisa, um artigo, uma notícia importante ou uma análise mais aprofundada sobre um tema. O fundamental é o usuário se sentir melhor informado ao acompanhar a marca. Aqui, o intuito é dar mais autoridade e reputação para a marca;
- Ajudar: dicas, ensinamentos, receitas, histórias ou qualquer conteúdo que ajude os seguidores a resolverem um problema ou sanar uma dúvida. É o ideal para quem quer gerar conexão emocional enquanto reforça a reputação da marca e ainda recompensa o seguidor por acompanhar o perfil.
Sobre a Calebe_: A Calebe faz parte da Matter&Co e é especialista em branding, marketing digital, design e sites. Unem visão e estratégia, para ajudar marcas a criarem produtos e serviços melhores. 13 anos de história, conhecendo o cenário em que a marca se insere e como pensam seus clientes para definir o real problema. Da pesquisa de mercado à execução da estratégia de marca, tudo se resolve, com uma troca de conhecimentos rica e fluida.
Sobre a Matter&Co: Grupo empresarial e ecossistema de inteligência de negócios. Formado pelas empresas Smart Business Lab, consultoria de estratégia e gestão de negócios; Jumppi , centro de pesquisas acadêmicas e de mercado; GO! Inteligence consultoria em inteligência de mercado, IN3, empresa de ciência de dados; Umanse, recrutadora de talentos; e BeePo, operadora de finanças. Juntas, as empresas já realizaram mais de 1.600 projetos para clientes de 24 estados do Brasil e outros cinco países. Em 2022, seu primeiro ano, o grupo prevê um faturamento de R$ 22 milhões em 2023. Mais informações em fazendoadiferenca.com.
