TECNOLOGIA: Soluções online conquistam condutores brasileiros
- Gerar link
- Outros aplicativos
Com a revolução tecnológica acelerada pela pandemia, muitos motoristas têm priorizado formatos digitais na hora de escolher serviços automotivos
O mercado de automóveis passa por uma inovação tecnológica. Não apenas pela engenharia que acompanha os fabricantes, mas também pela capacidade de entregar, de forma simples e prática, serviços ligados a este segmento, o que tem beneficiado os condutores de todo o país. De acordo com o Índice de Transformação Digital do Setor Automotivo (ICTd), organizado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, o setor registrou 66,15% de maturidade em sua digitalização no fim de 2021, um índice oito pontos percentuais maior do que em 2019.
Esses dados se refletem na forma como o usuário busca por essa inovação quando pensa em adquirir um novo veículo. Pesquisa da Webmotors Autoinsights do ano passado revelou que 72% dos entrevistados (5480 pessoas) se mostraram dispostos a investir em um carro que ofereça itens de conectividade para mais comodidade e segurança. Espelhamento do celular no painel, wi-fi integrado e sistema de abertura de portas por aproximação são apenas algumas das inovações que esse público demonstra interesse.
Essa realidade se faz presente também em uma série de serviços que surgiu nos últimos anos para facilitar a rotina de quem quer aliar inovação enquanto dirige ou mesmo gerenciar burocracias ligadas aos débitos veiculares. O próprio modelo de compra e venda de veículos tem passado por uma revolução digital. A mexicana Kavak, primeiro e-commerce de carros da América Latina, está presente em 80% do mercado da região. O modelo de atividade permite que 100% da operação seja online, ou híbrido, se for da vontade do cliente. Ou seja, é possível comprar ou vender um veículo apenas pelo computador ou celular.
Recorrer a aplicativos para regularizar todas as pendências relacionadas aos veículos também faz parte da vida de muitos brasileiros. Com essa facilidade, que ganhou força durante o isolamento social, os condutores conseguiram quitar impostos e renovar documentação sem sair de casa. De acordo com o CEO do DOK Despachante, Gregory Packs, no Brasil, a aderência a Apps que prestam esses serviços cresceu em média 70% em 2022, e isso se provou também nas formas de organizar os débitos de quem dirige.
Pioneiro em serviços online para os motoristas, o aplicativo do DOK Despachante se torna um aliado para pagamento de IPVA, renovação do licenciamento, consulta e quitação de multas e dívida ativa de IPVA. Muitas vezes com a possibilidade de parcelar o tributo no cartão de crédito. Além disso, no caso do licenciamento, o app ainda armazena a documentação, excluindo a necessidade do modelo físico. "Pela função de visualização do CRLV-e no aplicativo DOK, não será necessário carregar o documento consigo, basta apresentá-lo pelo celular", afirma o CEO.
Na esteira de lançamentos das funções do app do DOK Despachante, está um sistema que notifica o condutor sobre as datas de vencimentos dos tributos. Conforme elas se aproximem, ele será avisado via push para que não atrase qualquer pagamento.
Mais uma facilidade online que está disponível para o motorista paulista desde setembro do ano passado é a transferência digital de veículos. O Detran-SP aderiu aos serviços de Venda Digital da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o que possibilitou que vendedores e compradores assinem online a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e). O serviço precisa ser realizado pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), software que faz toda a ponte entre os dois lados do balcão.
Sobre o DOK Despachante
O DOK Despachante criou uma das principais ferramentas de consulta pela placa e parcelamento de dívidas veiculares do Estado de São Paulo. Seu propósito é oferecer uma solução que visa evitar todo o processo burocrático já existente. Criado no offline e alavancado no online, o DOK Despachante utiliza a tecnologia para facilitar a vida de mais de 200 mil condutores, tornando mais ágil a quitação de débitos referentes ao veículo.