ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

MARKETING: Carnaval ressalta a felicidade e estimula empreendedores

Propagandas da festa mais popular do mundo articulam animação e cifras expressivas


Carnaval é a data festiva por excelência do Brasil e, em 2023, os foliões podem finalmente brincar na festa com certa tranquilidade depois da pandemia. A data também é um marco porque é só depois que o ano deslancha, não é mesmo? Mas o que tudo isso tem a ver com o marketing?

Para a professora da UFPR, especialista em marketing e neuromarketing Shirlei Camargo, o Carnaval representa a ideia de felicidade, e isso explica seu crescimento até mesmo em cidades onde ele nunca foi tradição. Nesse ritmo, a proliferação dos blocos temáticos vem fomentando a economia e o setor de turismo.

A divisão de economia e inovação da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo informa que o Carnaval esse ano vai movimentar R$8,18 bilhões – uma margem 27% acima de 2022.

"As empresas de segmentos diretos e indiretos se beneficiam do mercado proporcionado pelo Carnaval, por isso a festa cria muito engajamento entre o público pela ideia de alegria que transmite. Muitas marcas ligadas ou não ao Carnaval pegam carona para anunciar produtos e serviços, e isso tem um apelo muito forte. É um colorido de sucesso, que sempre vende bem", analisa a especialista.

Um hit do empreendedorismo, ela aponta, são as lojas de cosméticos que aproveitam a onda carnavalesca não só para decorar o ambiente comercial, mas principalmente para promover produtos de beleza específicos.

O engajamento via neuromarketing deve-se em grande parte pela técnica chamada "neurônio espelho", que espelha comportamentos. "É aquela história: a gente sorri quando vê outra pessoa rindo. Quando vemos uma pessoa se divertindo num bloco de Carnaval, a tendência é criar essa vontade no outro. As pessoas ficam ávidas por participar desse 'movimento social'", exemplifica.


Marca Brasil também se projeta internacionalmente

O Brasil é conhecido por ser um país festivo e alegre, mas a divisão política dos últimos anos manchou essa marca. "A empatia do mundo com relação ao Brasil ficou um pouco abalada, mas, com o arrefecimento de casos de violência e o momento da festa carnavalesca, olhares mais amistosos se voltam para nós, e isso se reflete nos negócios, na circulação dos nossos produtos", diz a especialista.

Por isso, é salutar que as empresas usem a temática não só nas vendas nacionais, mas internacionais também, sustentadas em uma imagem mais positiva do país. "A atmosfera carnavalesca de descontração aciona um viés do neuromarketing que é o de pertencimento, ou seja, as pessoas inconscientemente buscam pertencer ao grupo, à sociedade, e fazem isso por meio do consumo do Carnaval também", explica, destacando que esse comportamento se alastra quando as pessoas compartilham cenas e planos para o Carnaval, seja uma viagem ou modos de comemorar.


Questões femininas devem bombar no Carnaval 2023

Falar em marketing pressupõe também antever tendências para o Carnaval que começa nesta semana. Para a especialista, um dos temas que devem movimentar as fantasias e protestos do Carnaval são as questões femininas.

"Política e Carnaval têm tudo a ver, e a festa traz uma leveza por meio da sátira crítica, mas as questões femininas devem dominar. Então, críticas ao assédio à mulher e à objetificação são tendências da sociedade que deverão estar na festa. Todo Carnaval registra problemas em relação a isso e as mulheres têm de se posicionar de alguma maneira. Afinal, essas situações ainda existem", afirma.




Sobre a Professora Shirlei Camargo Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional, a Professora Shirlei Camargo conta com habilidades que a diferenciam ao aliar conhecimentos da ciência do marketing e empreendedorismo. É mestre e doutora em Marketing pela UFPR e mestre em Neuromarketing pela Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha. Tem formação em Design e especialização na FAE Business School. Também atua como palestrante e consultora, estabelecendo pontes entre as mais diversas abordagens para o mercado consumidor. Atualmente, ministra aulas junto aos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFPR e foi professora do Centro Universitário Internacional (Uninter). Publica artigos científicos e para imprensa e, entre seus trabalhos acadêmicos, foi premiado pela Emerald Literati Awards de 2019. É coautora dos livros "Introdução ao Neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor", "O cidadão é rei!: marketing e atendimento em serviços públicos" e  "Varejo Digital 5.0", ambos de 2022. Já passou por empresas como grupo Boticário (previsão de vendas) e Record Internacional (ministrando treinamentos).







SIGA NAS REDES SOCIAIS:





CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !




VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas

MODA: Moleca & Dulce María com música e milhões de fãs, conheça a collab do ano