Feira de calçados BFSHOW estará 30% maior em maio

Imagem
Principal feira de calçados da América Latina, a BFSHOW estará 30% maior na sua quarta edição. O evento, que acontece entre 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, terá um espaço total de 31,9 mil metros quadrados, ante 22,5 mil metros da edição de maio de 2024. Promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil, a quarta edição da mostra já tem mais de 80% dos espaços comercializados.   O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, conta que, apesar do cenário ainda nebuloso, principalmente no mercado internacional, as expectativas para a feira são bastante positivas. "As coleções de Verão, que serão apresentadas na BFSHOW, respondem por mais de 70% das vendas da indústria brasileira de calçados. Tanto os expositores quanto os visitantes entenderam que esse é o momento ideal para abastecer seus estoques para um ano em que prevemos crescimento produtivo de 2%, principalmente a...

NEGÓCIOS: Maior pesquisa sobre fotoproteção realizada no Brasil aponta que quase 2/3 da população não usa protetor solar

Levantamento feito em 27 estados brasileiros revela também que 55% dos brasileiros não sabem que quantidade aplicar sobre a pele para a proteção efetiva contra os nocivos raios ultravioleta


A maior pesquisa sobre utilização de fotoproteção no Brasil revela que 71% da população não usa filtro solar diariamente e 55% não sabe a quantidade ideal a ser aplicada sobre a pele contra os nocivos raios UVA e UVB. "Em todos os números, o levantamento de 2022 indica uma situação preocupante, que coloca em alerta a comunidade médica", afirma o especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho, que há sete anos lidera este estudo nacional sobre a utilização de fotoproteção. "Desde 2014, quando realizamos a primeira pesquisa, os números já eram altos, mas hoje estamos falando em quase dois terços da população brasileira exposta sem qualquer filtro à radiação ultravioleta", observa.

Na pesquisa recente, 1.871 pessoas foram ouvidas em 27 estados brasileiros. Comparativamente, o estudo realizado em 2021 indicou que 62% da população não utilizava fotoprotetores em qualquer período do dia. "A redução no uso do filtro solar mostra que campanhas de conscientização precisam ser mais eficientes para que o brasileiro assimile uma rotina de aplicar fotoprotetores", diz Portilho.

Neste último levantamento, uma questão em especial revela hábitos da pandemia. Entre os entrevistados, 62% disseram que deixaram de usar os filtros solares durante o período da quarentena. Para o especialista, que também é consultor científico da Consulfarma e atua há 15 anos no desenvolvimento de fotoprotetores, este é um dado com potencial para impactar o aumento no número de pessoas que não aplicam diariamente o protetor sobre a pele.

Um aspecto avaliado pelo coordenador do estudo é o preço do produto. "Talvez pelo alto custo e pela situação de crise financeira que se instaurou no País, a proteção solar passou a segundo plano no consumo do brasileiro", diz.

Outro dado significativo apontado na pesquisa liderada por Lucas Portilho revela uma dúvida dos brasileiros. "O estudo mostra que, em 2022, 55% da população não tem a mínima ideia da quantidade de fotoprotetor a ser usada. E sem saber quanto aplicar, a pessoa pode achar que está protegida quando, na verdade, tem áreas descobertas na pele", afirma.

Bronzeamento

Por se localizar em uma região tropical, o Brasil detém um dos maiores índices de incidência de raios ultravioleta do Planeta. "Paradoxalmente, a exposição solar é uma cultura no País, e nem sempre está associada a hábitos de saúde", destaca o coordenador da pesquisa. Apesar do aumento do número de pessoas preocupadas em se protegerem dos raios UVA, ainda são 27% os brasileiros que consideram o bronzeamento uma prática saudável.

Lucas Portilho avalia que é preciso extremo cuidado com a radiação UVB, que causa as incômodas queimaduras solares. Mas a preocupação com fotoproteção não se restringe às praias e piscinas. "Há também os raios UVA, que atravessam vidros e janelas e penetram profundamente na pele, chegando à derme, onde estão as fibras de colágeno e elastina", destaca. "Os radicais livres gerados por esta radiação promovem a degradação destas fibras e causam fotoenvelhecimento, rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas." O especialista atenta ainda para os riscos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no triênio 2020-2022, a estimativa é de 177 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil.

 

Outros dados da pesquisa

 

- FPS 30, 50 e 60 são os preferidos dos usuários.

 

- 57% dos que utilizam protetor solar não reaplicam o filtro ao longo do dia.

 

- 52%, mais da metade da população, não usam o produto em dias nublados.

 

- 46% se expõem ao sol apenas pela manhã por acreditar ser o horário mais seguro.

 

- 12% utilizam roupas como barreira de proteção solar.

 

- 10% apenas consultam o dermatologista para indicação do melhor filtro.

 

Muito além de diagnosticar hábitos do brasileiro sobre a exposição ao sol, a pesquisa demonstra a necessidade de medidas em larga escala para esclarecer a população sobre os malefícios da radiação ultravioleta. "É urgente que se façam ações permanentes de conscientização sobre a necessidade diária dos fotoprotetores e a aplicação correta dos filtros solares como forma de prevenção e saúde", conclui Lucas Portilho.

 




Mais de 70% da população não usa filtro solar diariamente
Mais de 70% da população não usa filtro solar diariamente
Foto: divulgação






FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET

Clique AQUI ou fale no WHATSAPP e divulgue seu negócio, marca, produto ou serviço em diversos sites e perfis das redes sociais. 





SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE






VEJA TAMBÉM:

Converse lança Year of the Snake: edição especial para o Ano Novo Chinês!

People Colour lança programa para contratar criadores de conteúdo digital

MIXED celebra nova coleção de inverno; ‘Nossa Terra, um Oásis’ em um almoço intimista

Mindse7 C&A lança collab exclusiva com Lo de Lui

Levi's® apresenta Solto na Vida: uma coleção que celebra liberdade e autenticidade

Conheça as feiras têxteis que acontecerão em 2025

Fashion Revolution Brasil lança livro sobre cânhamo têxtil

Feira de calçados BFSHOW estará 30% maior em maio

Com tema ‘VogueLândia’, o Baile da Vogue promete encantar com fantasia e glamour no Copacabana Palace

Retail Media mais que dobra em 2024 com 65% de recompra