TURISMO: A atenção aos detalhes como marca registrada da hospitalidade brasileira

Imagem
No sul da Bahia, Transamerica Resort Comandatuba mostra como o Brasil reinventa o bem-receber. Fotos: Divulgação   O brasileiro tem um jeito único de acolher. Aqui, hospitalidade é mais do que servir — é perceber. É sorrir de verdade, chamar pelo nome, prestar atenção nos detalhes. Em um tempo em que muitas experiências se tornaram impessoais, o que realmente faz diferença é sentir-se visto. E é justamente nesse ponto que a hospitalidade brasileira se destaca e encanta.   No Transamerica Resort Comandatuba , localizado no sul da Bahia, o atendimento vai além do profissionalismo. Ele é feito de afeto, escuta e intenção. É comum que hóspedes sejam chamados pelo nome por diferentes membros da equipe — que lembram preferências de bebidas, refeições e hábitos de lazer. Tudo isso com atenção genuína. " Existe uma elegância discreta no jeito brasileiro de receber. É um equilíbrio entre a informalidade acolhedora e o cuidado extremo com cada detalhe. Em Comandatuba, cultivamo...

CURIOSIDADES: Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros já substitui alimentos de origem animal por opções vegetais

NotCo

Levantamento do GFI patrocinado pela NotCo também destaca a redução no consumo de carne no país e aderência a novas tecnologias na indústria alimentícia


65% dos brasileiros já consomem alguma alternativa vegetal pelo menos uma vez por semana em substituição aos produtos de origem animal, independentemente de serem análogos ou não. Os dados são da pesquisa "O consumidor brasileiro e o mercado plant-based" realizada pelo The Good Food Institute (GFI) Brasil e patrocinada pela NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas.  

O levantamento, realizado com 2,5 mil pessoas espalhadas pelo território nacional, também mostra que, quando perguntados exclusivamente sobre os alimentos que imitam as versões animais (análogos), 26% dos entrevistados das classes ABC já consomem este tipo de item pelo menos uma vez por semana; ou seja, um a cada quatro indivíduos. Além disso, 70% do público diz ter experimentado alguma opção dessa categoria, principalmente hambúrguer (15%), carne moída/almôndega (10%) e leite (9%).

Segundo Vanessa Giangiacomo, Head de Marketing da NotCo, esse movimento prova que a indústria de alimentos à base de plantas vem ganhando espaço no território nacional por conseguir mesclar os aspectos da sustentabilidade e saudabilidade com as tradições culinárias do país. "Ingredientes como a carne e o leite são quase unânimes nas cozinhas brasileiras. Por essa razão, buscamos criar lançamentos como os itens da linha NotMilk e NotMeat, que respeitam essas preferências, ao mesmo tempo que garantem características como sabor, textura e performance na dieta vegetal", afirma.

Os respondentes também relatam que, dentre os motivos para a primeira compra de alternativas plant-based estão a curiosidade por produtos novos (47%) e a preocupação com uma alimentação mais saudável (33%). O crescimento do segmento também converge com a redução no consumo de carne animal no país; em 2022, 67% dos entrevistados confirmam ter diminuído esse hábito e 28% já se percebem como flexitarianos (quem busca subtrair alimentos dessa categoria na rotina, mas sem excluí-los por completo). 

Para Vanessa, os números como esses passam a mensagem de que as novidades vegetais vieram para ampliar as opções disponíveis no mercado, não como oposição. "Seja por motivos pessoais ou fatores externos, a pesquisa do GFI Brasil é fundamental para indicar as novas escolhas alimentares da população para a sua mesa", diz. "Com esse entendimento, empresas como a própria NotCo podem continuar atendendo as demandas do consumidor através de soluções sustentáveis, inovadoras e que não exigem grandes adaptações", completa.

 

Novas tecnologias na indústria alimentícia

O levantamento ainda traz que a maior parte dos consumidores (78%) acredita que novas tecnologias na produção de alimentos podem ajudar a resolver problemas ambientais. Eles também apresentam uma grande disposição (75%) para experimentar produtos feitos com esses recursos, principalmente pessoas entre 25 e 34 anos, e flexitarianos. Assim, tendem a concordar com a ideia de que carnes vegetais podem fazer parte dos seus hábitos alimentares no futuro (68%).

"O brasileiro claramente é adepto de ferramentas tecnológicas que ajudam a promover um consumo consciente, de modo a reduzir a compra de produtos de origem animal e, consequentemente, preservando o meio ambiente", destaca Giangiacomo. "Essas soluções demonstram que não há um único caminho a ser seguido pela indústria para o lançamento e posicionamento de novidades, bem como nas estratégias de comunicação, distribuição e vendas", explica a executiva.

Na Notco, a tecnologia utilizada para desenvolver alimentos plant-based é uma inteligência artificial chamada Giuseppe. A sua funcionalidade combina receitas à base de plantas com a de pratos que possuem ingredientes derivados de animais. Esse processo ocorre por meio da análise da estrutura do produto no nível molecular e, em seguida, replica o conteúdo analisado em uma versão idêntica, mas sem nenhum animal envolvido e mais sustentável.

 

Sobre a NotCo

Empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal para construir receitas originais 100% à base de plantas que garantam a mesma experiência sensorial dos pratos prediletos dos brasileiros, além de promover o consumo de impacto ambiental responsável. A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeat, NotIceCreamTM e NotMayoTM. Atualmente a marca atua em 12 países:  Chile, Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Perú, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.





FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET

Clique AQUI ou fale no WHATSAPP e divulgue seu negócio, marca, produto ou serviço em diversos sites e perfis das redes sociais. 





SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE





VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

BELEZA: Dove Skincare convida consumidoras a abraçarem a preguiça de inverno distribuindo sérum corporal nas farmácias

Ilusão de ótica? Zerezes chega com promoções reais para black friday

MODA: Converse lança série 1908 com collab exclusiva assinada por Tyler, The Creator

Prepare o guarda-roupa: aposte em 5 peças indispensáveis para looks de inverno

VEJA x Homecore lançam uma nova sandália: Arpoador, a silhueta que combina minimalismo e funcionalidade