Feira de calçados BFSHOW estará 30% maior em maio

Imagem
Principal feira de calçados da América Latina, a BFSHOW estará 30% maior na sua quarta edição. O evento, que acontece entre 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, terá um espaço total de 31,9 mil metros quadrados, ante 22,5 mil metros da edição de maio de 2024. Promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil, a quarta edição da mostra já tem mais de 80% dos espaços comercializados.   O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, conta que, apesar do cenário ainda nebuloso, principalmente no mercado internacional, as expectativas para a feira são bastante positivas. "As coleções de Verão, que serão apresentadas na BFSHOW, respondem por mais de 70% das vendas da indústria brasileira de calçados. Tanto os expositores quanto os visitantes entenderam que esse é o momento ideal para abastecer seus estoques para um ano em que prevemos crescimento produtivo de 2%, principalmente a...

CULTURA: Férias no museu, MAM São Paulo promove atividades educativas gratuitas em janeiro

Para contemplar o período de férias escolares e o intervalo de recesso de fim de ano, o MAM São Paulo programou, ao longo do mês de janeiro, atividades que unem a família e as crianças, como oficinas de escultura, gravura com flores, e atividades com música e dança


Vista do 37º Panorama da Arte Brasileira - Foto: Ane Tavares/divulgação MAM São Paulo 


Em janeiro, a programação do MAM Educativo trará atividades para o público de todas as idades curtir as férias no museu. Todas as ações são gratuitas e conduzidas por educadores do MAM ou por profissionais convidados. A programação inclui oficinas associadas à proposta curatorial do 37° Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa - exposição em cartaz no espaço até 15 de janeiro -, atividades de ateliê e brincadeiras que celebram as culturas da infância.

As famílias e comunidades poderão aproveitar junto com suas crianças e adolescentes atividades como Fabulando paisagens: oficina de experimentação fotográfica com celular e filtros manuais, Oficina de escultura: a morada de joão-de-barro; e Percurso poético musical.

No final do mês de janeiro, o museu trará o Karaokê do 37º Panorama da Arte Brasileira, uma atividade aberta para públicos de todas as idades e realizada com a equipe do MAM Educativo. Nela, o público será convidado para soltar a voz em um karaokê com canções selecionadas e inspiradas em obras presentes na exposição 37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa. A atividade será realizada ao ar livre, as pessoas interessadas devem verificar o local na recepção do MAM no dia da atividade (15/01).

O agendamento de visitas com o MAM Educativo no 37° Panorama da Arte Brasileira segue disponível e pode ser feito pelo e-mail educativo@mam.org.br para grupos a partir de 10 pessoas.O MAM Educativo desenvolve programas e projetos em diálogo com seus públicos variados, com uma programação acessível e gratuita que busca equiparar oportunidades e reduzir barreiras físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou de saúde mental. Sua equipe multidisciplinar se desenvolve por meio de um amplo e contínuo programa de pesquisa e formação em arte e educação que atravessa seus programas e projetos anualmente, na forma de conversas, práticas de ateliê, leituras e vivências que contam com a colaboração de artistas, educadores, curadores e pesquisadores parceiros.

 

Veja a seguir a programação completa das atividades de janeiro:
 
10/01 (ter), às 15h 
Família MAM + Férias no MAM
Fabulando paisagens: oficina de experimentação fotográfica com celular e filtros manuais, com Milena de Oliveira
 
Um convite para usar a câmera do celular para capturar e construir paisagens ao seu redor, essa é a proposta da atividade conduzida por Milena Oliveira. Nesta oficina, os participantes irão explorar a ferramenta cotidiana e acessível que é o celular, sua câmera e algumas de suas funções básicas, além de filtros manuais - como papéis coloridos, espelhos, formas e muito mais - pensando em possibilidades de construir fábulas para o mundo a partir do nosso lugar de observação. 
 
A atividade será presencial e é indicada para crianças a partir de oito anos acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, é necessário solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
 
Milena de Oliveira Silva é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e educadora em formação. Sua pesquisa é dedicada à fotografia, pensando nos diálogos possíveis entre essa expressão artística e as ciências humanas. 
 
 
11/01 (qua), às 15h 
Família MAM + Férias no MAM
Oficina de escultura: a morada de joão-de-barro, com Cristina Fernandes
 
Entre as moradias construídas a partir do barro, existem pequenas casinhas que podem ser encontradas  em árvores e até mesmo em postes de luz. São casas construídas por um pássaro que leva o barro no nome e possui fama de construtor: o joão-de-barro.
 
As obras da artista Celeida Tostes, presentes no 37° Panorama da Arte Brasileira, incorporam a atividade tradicional com o barro e convida o visitante a refletir sobre as formas de conexão com a natureza, os lugares que habitam e a própria casa do João-de-Barro.
 
Esta oficina presencial é um convite para construir, em conjunto e como passarinhos, uma morada.  Juntando uma porção de barro, constrói-se uma casinha, como as de joão-de-barro. A atividade é presencial, aberta a crianças de todas as idades, desde que acompanhadas de seus responsáveis. Inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. 
 
Cristina Naiara Fernandes é pesquisadora e graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Atua como educadora não formal em espaços expositivos e desenvolve pesquisa sobre a categoria de arte popular e sua relação com o sistema da arte. Seus principais interesses estão em pensar as hierarquias excludentes e a possibilidade de novas narrativas na arte brasileira. Suas últimas experiências enquanto educadora incluem o MAM- SP, o Sesc Pompéia e Sesc 24 de Maio e o FabLab Livre SP e como curadora geral, o Festival Mulheres na Travessa - 2021.
 
 
12/01 (qui), às 15h 
Família MAM + Férias no MAM
Percurso poético musical, com Tâmara David e MAM Educativo
 
Inspirada no 37° Panorama da Arte Brasileira - sob as cinzas, brasa, o percurso poético musical com Tâmara David e educadores do MAM propõe uma relação entre as obras da exposição e a música brasileira.
 
A atividade é presencial, aberta a crianças de todas as idades, desde que acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
 
Tâmara David, Mineira de Belo Horizonte, é atriz, cantora, educadora e produtora cultural radicada em São Paulo, atuando há mais de 17 anos no carnaval e nos palcos da cidade. Integrou grupos, cantou e gravou com artistas como Bukassa Kabengele, Lenna Bahule, Nega Duda, Ilú Obá de Min, Festa da Massa e Samba Negras em Marcha. Desenvolve preparação vocal dramatúrgica para grupos de Teatro e ministra aulas e oficinas voltadas ao estudo da voz e interpretação com ênfase em canto e consciência corporal para músicos, atores e educadores.
 
13/01 (sex), às 15h 
Família MAM + Férias no MAM
Esse ateliê é pra dançar!, com Amanda Paralela
 
Desenhar, pintar, modelar, bordar, recortar, escrever… num espaço de ateliê, todas as linguagens artísticas são bem-vindas, e nesta oficina abre espaço para a dança! Enquanto se desenha, pinta ou escreve também se move, e organização de tais movimentos podem, quando há intenção, virar uma dança. O contrário também é possível, e é com essas possibilidades que brincaremos de dançar/desenhar, dançar/pintar, dançar/experimentar! Os participantes devem estar trajados com roupas confortáveis e serão convidados a contribuir com a playlist da atividade, inserindo suas músicas favoritas para dançar. 
 
A atividade é presencial, indicada para crianças a partir de 3 anos, desde que acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
 
Amanda Paralela é educadora, artista visual e designer, sua pesquisa permeia experimentações em colagem e fotografia nas quais o corpo é elemento estruturante das composições. Atuou como professora e coreógrafa até migrar para as artes gráficas e visuais. Em 2017, criou o projeto de produção de colagens intitulado Ultraja, a partir do qual participou de exposições como a 1º Edição da Bienal de Art Print Brasil, a 6ª Mostra Olhar Feminino e Mostra Nômade Rizoma, além da participação em feiras gráficas como as 7ª e 8ª edições do Lambe na Laje. É tecnóloga em design gráfico pela Universidade de Mogi das Cruzes, possui licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes e é pós-graduanda no curso A Natureza Que Somos Filosofias e Práticas para uma Atuação Genuína no Mundo pela Casa Tombada. Atualmente é educadora no  Museu de Arte Moderna de São Paulo.
 
14/01 (sáb), às 15h 
Família MAM + Férias no MAM + Arte e Ecologia
Gravura com flores - oficina de monotipia natural, com Maria Ferreira
Monotipia é uma técnica de gravura, onde se desenha em uma placa de vidro ou outro material plano e depois se comprime uma folha de papel sobre essa placa. Com a pressão, o desenho é transferido para o papel. Na oficina de monotipia natural, o público será convidado a criar desenhos e composições utilizando tintas de elementos naturais encontrados em flores, folhas e sementes.
A atividade é presencial, indicada para crianças a partir de 5 anos, desde que acompanhadas de seus responsáveis. As inscrições devem ser realizadas com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
 
Maria Ferreira é licenciada em História e pós-graduanda em História Sociedade Cultura. Artista educadora e produtora cultural com atuação em instituições como Itaú Cultural, Espaço Cultural Porto Seguro, Videobrasil, CCBB, SESC-SP e em projetos independentes. Possui pesquisa em fotografia educação não formal.
 
 
15/01 (dom), às 15h
Domingo MAM + Férias no MAM
Karaokê do 37º Panorama da Arte Brasileira, com o MAM Educativo
Inspirados na voz da cantora Alcione, que ressoa e ocupa a sala da exposição, os educadores do MAM convidarão o público para soltar a voz em um karaokê com canções selecionadas e inspiradas em obras presentes no 37º Panorama da Arte Brasileira - Sob as cinzas, brasa. 
 
A atividade é presencial e aberta ao público de todas as idades. A ação ocorrerá na Marquise do entorno do MAM e não há necessidade de inscrição prévia. No dia, é preciso verificar junto à recepção do MAM o local da atividade. Intérprete de Libras podem ser solicitados pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.
 
MAM São Paulo
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.
 
Serviço:
Férias no MAM - Atividades de janeiro do MAM Educativo
Local: Parque Ibirapuera, portões 2 e 3 (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo).
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: A entrada no MAM está com valor de R$25 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e você pode contribuir com o valor que quiser. Contribua como desejar para que o MAM continue trazendo arte e cultura para o maior número de pessoas possível!
 
Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.
 
 


Vista do 37º Panorama da Arte Brasileira





FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET

Clique AQUI ou fale no WHATSAPP e divulgue seu negócio, marca, produto ou serviço em diversos sites e perfis das redes sociais. 





SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE






VEJA TAMBÉM:

People Colour lança programa para contratar criadores de conteúdo digital

Converse lança Year of the Snake: edição especial para o Ano Novo Chinês!

Retail Media mais que dobra em 2024 com 65% de recompra

Covolan Denim ganha prêmio de sustentabilidade na ColombiaTex 2025

Fashion Revolution Brasil lança livro sobre cânhamo têxtil

MIXED celebra nova coleção de inverno; ‘Nossa Terra, um Oásis’ em um almoço intimista

Ilusão de ótica? Zerezes chega com promoções reais para black friday

Reserva e Cruzeiro anunciam collab exclusiva que celebra a história do clube

Mindse7 C&A lança collab exclusiva com Lo de Lui

Com tema ‘VogueLândia’, o Baile da Vogue promete encantar com fantasia e glamour no Copacabana Palace