DECORAÇÃO: 5 dicas para decorar uma casa de campo

Inspire-se com sugestões da by Kamy para maximizar a experiência de um lar campestre

 

Foto: Émerson Alves da Silva

 

Não mais necessariamente vista como uma morada definitiva, a casa de campo é entendida hoje como um refúgio a elementos que a corrida vida urbana nem sempre consegue entregar: tranquilidade, paz interior e um contato intrínseco com a natureza.

 

Nem sempre foi assim: até a metade do século passado, mais da população brasileira residia na zona rural. O êxodo para as cidades inverteu esse quadro e hoje quase 85% dos brasileiros moram em áreas urbanas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

É um lugar de contato com o verde, principalmente por meio do fazer manual, das comidas caseiras no fogão à lenha e do perfumar a casa com os temperos colhidos na horta. É, sobretudo, um espaço associado ao coração e à família.

 

Ciente dos desafios para decorar uma morada tão importante para uma conexão consigo mesmo e com a natureza nos tempos atuais, a by Kamy separou 5 dicas para te ajudar no décor de casas de campo! Confira:

 

 

Foto: Émerson Alves da Silva

 

#1 Respeito à natureza ao redor

 

Ao projetar uma casa como essa, é essencial conhecer e refletir sobre o local, o clima, o solo, as espécies de plantas e animais típicos daquela região em que ela está inserida. É preciso conviver em harmonia com todos esses aspectos, respeitando-os como se estivesse pedindo licença para ocupar e dividir aquele local com eles.

 

A dica é ocupar racionalmente os espaços buscando respeitar a dinâmica daquele ecossistema sem deixar de tirar proveito do que ele oferece de melhor: a paisagem verde e o frescor dor ar podem – e devem – ser privilegiados por grandes janelas e esquadrias, abraçando essa vista.

 

 

Tapete: Zili Salizada SA1C White PR, da by Kamy | Projeto: Cacau Ribeiro | CASACOR Ribeirão Preto 2019 | Fotos: Felipe Araújo

 

#2 Atmosfera acolhedora e aconchegante

 

Toda casa deve ser aconchegante, mas as de campo possuem características que demandam cuidados adicionais nesse aspecto: Seja pela proximidade com a umidade que vem da mata, pelas correntes de ar que circulam pelas áreas descampadas, morros e colinas, costumam derrubar as temperaturas.

 

O frio acaba se tornando um atrativo para passar os dias acolhido por esses locais, portanto, privilegie elementos de arquitetura e decoração que reforcem essa atmosfera, como o visual da madeira e outros acabamentos que aquecem visualmente os ambientes. Se o local costuma ter temperaturas mais baixas na maior parte do ano, vale considerar uma lareira!

 

 

Teares: Captonê Beige e Trilha Marfim, ambos da by Kamy | Projeto: Andrea Gonzaga | Fotos: Douglas Daniel Miranda dos Santos

 

#3 Aproxime as pessoas

 

As casas de campo costumam privilegiar os espaços de convivência entre familiares e amigos, criando e reforçados laços pessoais. Isso nem sempre ocorre na cidade, especialmente porque lá a rotina corrida costuma restringir essa conexão a ocasiões e atividades pontuais.

 

No campo a proposta é diferente, é jogar conversa fora vendo a vida passar devagar no conforto e calor da casa. Para te ajudar nisso, os tapetes são grandes aliados, sobretudo na sala de estar/living, o coração do projeto, pois forram confortavelmente a superfície sobre todos os móveis da sala, conectando uns aos outros. Lembre-se de escolher modelos mais quentes ou rústicos com um toque mais quente, como é caso de tapetes de lã e algodão em mesclas mais espessas.

 

 

Tapetes: Kilim Magreb® 8, Shaggy Rayon Aluminium e Tear Spigato 2 Off White | Projeto: Andrezza Alencar | Fotos: Thiago Travesso

 

by Kamy

www.bykamy.com.br

 


Para divulgação siga 
@MarcosGomesBr e fale comigo !


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm