ENTRETENIMENTO: SEMPRE LIVRE(R) e FOX Lab lançam documentário para falar sobre estigmas da menstruação
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Sob a perspectiva de meninas da Geração Z, "Nosso Sangue, Nosso Corpo" vai ao ar no dia 17 de agosto no canal FOX
Apresentado por SEMPRE LIVRE® e produzido pelo FOX Lab e pela YOURMAMA, o documentário Nosso Sangue, Nosso Corpo tem como objetivo reforçar o novo posicionamento da marca e naturalizar a conversa sobre menstruação. Com estreia marcada para 17 de agosto, às 15 horas, no canal FOX, o documentário, dirigido por Mariana Cobra e produzido por Mariana Cobra e produzido por Mayra Faour Auad, acompanha a brasileira de 13 anos Natália, a argentina Candela Abril, 18, a indiana Aranya Johar, 18, e as sul-africanas, Luciana Fasani, 19, e Miche Williams, 18, em espaços já ocupados por elas: escola, casa, balada e redes sociais.
O propósito do documentário é criar um diálogo aberto sobre a menstruação com garotas da Geração Z, por meio de personagens bem diferentes que abordam também outros assuntos do universo feminino como sexualidade, crenças, família e progresso feminino.
"Expor assuntos que possam de alguma maneira contribuir para a transformação do papel da mulher na sociedade é muito importante. Estamos muito felizes em ter como parceira uma marca que acredita neste propósito e coloca a mulher sempre em primeiro lugar", afirma Wladimir Winter, diretor do FOX Lab, área de criação de conteúdo para marcas e inovação da FOX Networks Group no Brasil.
"Parte da campanha de nosso novo posicionamento global, Sempre Juntas, o documentário contribui para naturalizar a conversa sobre a menstruação, mostrando que o tema é universal, não importa a cultura, o país, crenças ou contexto social. Pode, também, mobilizar e conectar as mulheres em todos os lugares do mundo que menstruam e que passam por processos físicos e emocionais similares", afirma José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Brasil.
Para a YOURMAMA, foi muito gratificante estar ao lado do FOX Lab e da Johnson&Johnson na busca por essas personagens e na realização do filme. Nosso objetivo foi levar o público a um verdadeiro mergulho multicultural no universo feminino, mostrando que a juventude traz questionamentos semelhantes em diferentes lugares", diz Mayra Faour Auad, da YOURMAMA.
O documentário inicialmente será veiculado no canal FOX, nos seguintes países da América Latina: Brasil, Argentina, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. Além da estratégia de transmissão na TV, estão previstas ações em digital com influencers, com o lançamento da landing page do filme www.nossosanguenossocorpo.com, e veiculação no YouTube do canal FOX.
A narrativa e suas personagens
Com 52 minutos de duração, "Nosso Sangue, Nosso Corpo" combina a linguagem documental à ficcional, para traduzir os universos de cada uma das personagens. Os elementos gráficos também são feitos para essa geração, e a equipe tem experiência em longas de ficção.
As personagens selecionadas têm perfis completamente diferentes. A faixa etária – entre 13 e 19 anos – é representativa da geração Z, que de acordo com as pesquisas feitas para a criação do documentário, avançou bastante na discussão e fala muito mais abertamente sobre menstruação e assuntos relacionados.
"A necessidade de naturalizar a menstruação é global. Não importa de que país seja a menina, há falta de informação sobre a menarca e estigmas de diferentes tipos que as impedem de progredir. Por isso, o caráter universal ao documentário, primeiro projeto global do FOX Lab. Em alguns países, as meninas faltam às aulas quando estão menstruadas, podendo futuramente afetar a sua inserção no mercado de trabalho", complementa Wladimir.
Com um discurso forte e potente sobre menstruação, Miche conta que, "com a menstruação, você se torna uma jovem mulher. Obviamente, você está crescendo. Isso mudou completamente meus pensamentos". Aos 18 anos, ela é uma figura aspiracional em seu bairro na África do Sul. Sonha em ser atriz, mas não quer deixar a comunidade, pois pretende ser um dos principais agentes de mudança em seu bairro.
A argentina Candela foi suspensa de uma escola de Buenos Aires por ter colado absorventes pintados de vermelho na lousa. "Na escola, é normal menstruarmos ao mesmo tempo, e pedirmos absorventes às colegas. Um dia, um dos nossos colegas viu, e disse: 'Que nojo. Por que estão tirando isso aqui?' Então decidimos pintar os absorventes e colar todos na lousa. Não foi minha primeira suspensão", conta, da sala de aula, repetindo a atitude que levou à expulsão.
Aranya, da Índia, é poeta e utiliza o estilo "slam" para expressar suas questões sobre gênero, com as quais lida diariamente no ambiente em que vive. Em um dos seus poemas mais famosos, ela defende que as mulheres deveriam menstruar sentindo-se orgulhosas. Ela é uma ativista marcante em eventos, palestras e concursos de poesia, onde faz da sua voz uma ferramenta para ajudar na transformação do país. "Eu sempre quis ser mulher… me imaginar da mesma forma que as mulheres que eu admiro".
Luciana, sul-africana, tem uma relação mística com o corpo. Em uma das cenas, segura uma lua na praia, à noite. "Uso a lua como uma forma de me reconectar com a natureza e os ciclos naturais. Gosto de chamar a minha menstruação de minha lua. Quando é lua cheia, tudo está em sua energia máxima". Para ela, aceitar o próprio corpo é essencial. "Não sei por que se tem tanta vergonha. É natural. É uma função do corpo".
A mais jovem da turma, Natália quer ser "modelo de fama internacional" e se define como digital influencer. Mora com a avó e com a irmã mais velha, e sua relação com o corpo passou pela aceitação e orgulho de sua cor de pele. Ela defende a quebra de alguns tabus como: menstruação, feminismo e discriminação racial. Para Natália, a primeira menstruação não foi fácil, mas hoje ela fala abertamente sobre o tema. "Minha primeira menstruação foi assustadora. Agora, me considero uma deusa".
FICHA TÉCNICA
EQUIPE YOURMAMA
Produção Executiva: Mayra Faour Auad
Coordenação de Desenvolvimento: Simone Alexal
Coordenação de Desenvolvimento: Isabel Abduch
Coordenação de Produção: Beatriz Morgado
Atendimento: Patricia Caldas
Atendimento: João da Terra
Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
Assistente de Coordenação: Paulo Marco
Planejamento Estratégico: Nico Henriques
Assistente de Desenvolvimento: Amanda Oliveira
DIREÇÃO
Diretor de Cena: Mariana Cobra
1º Ass. de Direção: Marianne Macedo Martins
2° Ass. De Direção: Bianca Bennecke
PRODUÇÃO DE ELENCO
Coordenação de Elenco: Marianne Macedo Martins
Pesquisa Brasil: Liliane Prata
Pesquisa Argentina: Casting Club - Ezequiel Mosquera
Pesquisa Africa do Sul: Janette de Villers /Graeme Allan
Pesquisa Índia: Casting Tree / Akash
Pesquisa Índia: Deja Vu - Pria / Abhinav
Pesquisa de Imagens: Vera Esteves
Pesquisa de Imagens: Iuri Andrade
Consultora terapeuta transpessoal: Marcia Paveck
ROTEIRO
Argumento: Mariana Cobra
Roteiro: Caroline Margoni
FOTOGRAFIA E SOM
Direção de Fotografia: Glauco Firpo/ Mariana Cobra
1º Assis. de Câmera: Ligia Tiemi Sumi
Som Direto: Gabriela Bervian
Fotografia Still: Mariana Cobra
PRODUÇÃO
Diretor de Produção: Cristiane Miotto
Ass. Produtor: Victoria Mazzia
PRODUÇÃO SALVADOR/BRASIL
Produtora: Michele Perroni
Produtora Ass: Luisa Herdman
Logger/ DIT: Julia Gutmann
Maquiagem: Nayara Homem
Maquinaria: Geny Pinto
PRODUÇÃO BUENOS AIRES/ARGENTINA
Produtor: Lucia Graciana Miranda
Produtor assistente: Angeles Sol Miranda
Gaffer: Martin Rodrigo Turnes
DIT: Mariana Cencic
Maquiagem: Deborah Santiago
PRODUÇÃO CAPE TOWN/ ÁFRICA DO SUL
Produtor: Cindy Viljoen
Produtor Ass: Juliana Serfontein
Logger/ DIT: Jared Haviga
Maquiadora: Carla Fourie
Figurinista: Adeeb Hofmeyer
PRODUÇÃO MUMBAI/ÍNDIA
Produtor: Maxwell Nagpal
ARTE
Direção de Arte: Marines Mencio
Produção de Objetos: Mario Surcan
Figurino: Helo Cobra
Design Gráfico: Bárbara Malagoli
EQUIPE FOX
Diretor Criativo FOXLAB: Wladimir Winter Nobrega de Almeida Filho
Gerente Criativo FOXLAB: Leonardo Martin Neumann Pereira
Gerente Criativo FOXLAB: Henrique Molina Camargo
Head Producer FOXLAB: Leonardo Haar de Souza
EQUIPE DE PÓS-PRODUÇÃO
Coordenador de Pós Produção: Rodrigo Parente
Montadores: Tatiana Lohmann/ Fernando Avila
Assis. Montagem: Aram Avedissian/ Paulo Oliveira
Finalizadores: Marcus Pavani/ Amanda Queiroz Telles
EQUIPE GARBATO BROS
Trilha Sonora: Guilherme Garbato/ Gustavo Garbato/ Guilherme "Xibrusk" Schildberg
Edição de Som e Mixagem: Gustavo Garbato/ Guilherme "Xibrusk" Schildberg
Direção Musical: Guilherme Garbato/ Gustavo Garbato
Música Adicional: Rodrigo Scarcello
Engenheiros de Som: Gustavo Garbato/ Guilherme "Xibrusk" Schildberg
Assistente de Produção: Jully Cruz
Financeiro: Marly Giraldelli
EQUIPE PSYCHO'N LOOK
Supervisor de cor: Marcio Pasqualino
Colorista: Isabela Moura
Finalização: Guilherme Casteli/ Luiz Méliga/ Ricardo Rodrigues
Coordenação de pós produção: Jessica Perli/ Luana Damielli/ Luiz Méliga
Coordenação Executiva: Maísa La Cava Mendonça/ Rama de Oliveria
Produção Executiva: Maísa La Cava Mendonça
AGRADECIMENTOS BRASIL
Moradores de Cajazeiras VI, Fernanda Cabrini, Luccia Manisco, Pousada Boqueirão, Colégio Estadual Ana Bernardes, Manoel Menezes, Rigoberto Costa, Acervo Heloisa Cobra
AGRADECIMENTOS BUENOS AIRES
MNBA Museo Nacional de Bellas Artes, Facultad de Arquitectura Diseño y Urbanismo (UBA)
Sobre o FOX Lab
O FOX Lab é o time de criação de conteúdo e soluções criativas da FOX Networks Group Latin America. No Brasil desde 2016, já assinou mais de cinquenta projetos, entre séries originais patrocinadas por marcas, filmes publicitários em formatos inovadores e peças de branded content. Recentemente, lançou o Lab 2.0, conjunto de iniciativas para digitalizar a plataforma de conteúdo.
Sobre a FOX Networks Group Latin America
FOX Networks Group Latin America, é o Grupo #1 de entretenimento multiplataforma na América Latina que desenvolve, produz e oferece conteúdos pagos lineares e online de entretenimento, esporte, filmes e factuais na América Latina através de marcas como FOX, FX, FOX Life, Film Zone, Cinecanal, FOX Sports, FOX Sports 2, FOX Sports 3, FOX News, National Geographic, Nat Geo Wild, BabyTV; FOX Premium: FOX1, FOX Comedy, FOX Action, FOX Family, FOX Cinema, FOX Classics e FOX Movies e no App da FOX. FOX Networks Group Latin America é propriedade da 21st Century Fox (NASDAQ: FOX; ASX: FOX).
Sobre SEMPRE LIVRE®
SEMPRE LIVRE® foi lançado no Brasil em setembro de 1974. Desde sua chegada, a marca foi pioneira em diversos lançamentos que consolidaram a sua importância e tradição no país, como na introdução dos absorventes com abas, absorventes noturnos, na tecnologia neutralizadora de odores e no formato anatômico de SEMPRE LIVRE® ADAPT PLUS. Com um formato inovador, o produto oferece toda a proteção e o conforto que as mulheres precisam.
Sobre a Johnson & Johnson Consumo do Brasil (www.jnjbrasil.com.br)
A Johnson & Johnson do Brasil Ltda* é uma empresa voltada para a saúde e bem-estar das pessoas, investindo fortemente em pesquisa e na qualidade dos seus produtos. No Brasil desde 1933, a empresa oferece mais de 140 produtos e emprega cerca de seis mil funcionários. A Johnson & Johnson do Brasil Ltda*é pioneira no lançamento de produtos que são referências de categoria, como SUNDOWN®, BAND-AID®, COTONETES®, CAREFREE®, OB®, SEMPRELIVRE® e em cuidados com bebês com a linha JOHNSON'S®.
* Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.