TURISMO: Modernização do setor é debatida na Espanha
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Embratur participa da 2ª Conferência Mundial de Destinos Inteligentes, organizada pela Organização Mundial do Turismo
Evento organizado pela OMT debate destinos inteligentes na Espanha
As constantes mudanças no mundo fazem com que o turismo se mantenha também dinâmico. Esta semana, entre os dias 25 e 27 de junho, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou da 2ª Conferência Mundial de Destinos Inteligentes, em Oviedo, na Espanha, promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A transformação digital nos destinos, as soluções tecnológicas para monitoramento de impacto, governança, a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável e a padronização da gestão de dados, foram alguns dos temas debatidos, em um momento em que o turismo está cada vez mais presente nos canais digitais.
O assessor de Gestão Estratégica da Embratur, Rafael Felismino, representou o Instituto no encontro, e afirma que o Brasil precisa investir mais no setor, para se manter na lista dos países que atuam de acordo com os avanços tecnológicos. "O mercado está em constante evolução. A modernização é mandatória para continuarmos disputando espaço com os demais países da nossa região e de todo o mundo", completa.
Os destinos inteligentes estão no centro do desenvolvimento sustentável e contribuem não apenas para os avanços no setor do turismo, mas também na sociedade em geral. Embora o uso da tecnologia fortaleça efetivamente a tomada de decisões baseada em evidências, a priorização de medidas e a antecipação de cenários futuros permitem que o setor tenha melhor embasamento para tomada de decisões e atinja objetivos e visões regionais, nacionais e internacionais.
O objetivo principal do evento da Conferência foi de coletar dados e transformá-los em inteligência para entender a demanda real, a demanda potencial para gerir o desenvolvimento e a promoção do destino com foco no cliente.
Projeto de modernização no Congresso
O projeto que pode transformar a Embratur em serviço social autônomo, nos moldes da Apex e Sebrae, está na Câmara dos Deputados para votação. Os projetos integram o "Brasil + Turismo", um pacote de medidas para fortalecer e modernizar o setor no País. No modelo atual, a Embratur é uma autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, tendo como única fonte de recursos o orçamento da União. Com os sucessivos cortes deste orçamento, a capacidade de investimento em promoção do turismo brasileiro no exterior vem caindo drasticamente, prejudicando as ações de promoção do Brasil no exterior. No formato de agência, será possível celebrar convênios e promover ações integradas com outros órgãos governamentais e iniciativa privada. O Instituto terá mais agilidade e competitividade. Também será possível investir mais em capacitação e mobilidade funcional para o quadro de funcionários.
A medida aumenta a competitividade do Brasil como destino turístico em um mercado cada vez mais profissional. O orçamento da Embratur oscilou nos últimos anos e para 2018 está na ordem de US$ 17 milhões, valor consideravelmente abaixo dos concorrentes vizinhos.