“Quando se pensa em competitividade de uma cadeia de alta complexidade como a têxtil, fica evidente que o modelo fragmentado de produção traz diversas dificuldades ao desenvolvimento de milhares de fornecedores, majoritariamente micro, pequenas e médias empresas, com subcontratação de serviços de costura, lavanderia, estamparia, bordados etc. Há desafios relacionados aos ganhos de volume de escala, gestão do negócio e outros”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.
O acordo entre ABVTEX e SENAI CETIQT viabiliza a promoção de programas de consultoria e capacitação para o desenvolvimento das empresas do setor de confecção no atendimento dos requisitos do Programa ABVTEX, bem como consultorias técnicas que visam o aumento de produtividade, qualidade do produto, sustentabilidade ambiental, redução de custos e com a possibilidade de criação de novas iniciativas.
"Essa parceria é muito importante para o SENAI CETIQT. Reforça nosso papel como provedor de soluções para a indústria, nesse caso específico, para o setor têxtil e de confecção. Podemos juntos com a ABVTEX e com as empresas criar alternativas para o aumento da produtividade da indústria de confecção brasileira", ressalta o gerente do Instituto de Tecnologia do SENAI CETIQT, Fabian Diniz.
O projeto tem capilaridade nacional por meio da Rede SENAI com 58 Institutos de Tecnologia e Inovação (ISTs) em todos os estados, podendo proporcionar soluções integradas para toda a cadeia da moda, confecção e têxtil.
Por diversas iniciativas, a ABVTEX tem incentivado a indústria nacional a investir em inovação e capacidade de gestão para se tornar mais produtiva e competitiva, garantindo um ambiente de negócios mais sustentável. “Além de estimular os fornecedores no atendimento aos requisitos de legislação exigidos pelos varejistas associados e signatários do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva”, explica Lima.
O Programa ABVTEX é aplicável a todos os fornecedores e seus subcontratados envolvidos no processo produtivo que desejem ser parte da cadeia de fornecimento das empresas varejistas signatárias. A maioria dos empresários da indústria de confecção reconhece os valores atrelados a esta iniciativa do varejo e afirma que a recomenda a outras empresas do setor.
Quer destacar seu negócio aqui e nas redes sociais ?