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Pela primeira vez 100% digital, as peças da campanha também tiveram grande impacto nas redes sociais. Foto: Divulgação |
A primeira campanha totalmente digital da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi um sucesso. Em dois meses, foram mais de 50 milhões de views dos vídeos da campanha. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.
"Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende" – em tom de bom humor a campanha da Embratur convidou os vizinhos latino-americanos a desfrutarem das belezas do verão brasileiro por meio das redes sociais, portais e influenciadores, mostrando que apesar de ser o único país da região a falar português, a hospitalidade é um traço marcante do brasileiro, e o portunhol poderia ser o idioma oficial do verão.
Além disso, influenciadores locais, de países da América do Sul, foram convidados para passar alguns dias em diferentes destinos do Brasil, e produziram materiais com muita autenticidade, em uma linguagem direta, fácil e ágil, características muito buscadas pelos turistas na busca por informações na hora de viajar.
A campanha contemplou dois filmes, oito vídeos em ‘Portuñol’ com a youtuber Consuelo #dicaboa; um Guia de Expressões em ‘Portuñol’ em formato colaborativo; playlists de verão no Spotify, além de ações no Instagram, Facebook e Twitter. Além disso, no VisitBrasil – portal oficial da Embratur para divulgar o Brasil no exterior – os agentes de turismo encontraram um kit completo de peças para download gratuito.
"O viajante em busca por informações de viagens, invariavelmente, passa pela internet, através principalmente dos dispositivos móveis. A ideia, para ampliar o alcance, foi usar as muitas plataformas digitais com focos nos países prioritários da América do Sul", declara Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur. "As histórias das outras pessoas são determinantes no início da jornada. A ideia, para ampliar o alcance, foi usar influenciadores digitais de vários países da América do Sul, além dos espaços de mídia digital, para potencializar a mensagem para os turistas potenciais", completa o diretor.
Impacto
O alcance desta campanha garantiu grande destaque para o Brasil e para seus diversos destinos. "Conseguimos criar um posicionamento singular, que reflete a identidade do Brasil e dos brasileiros, formando uma conexão simpática do País com os turistas", comemora Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. "Mais do que isso: este verão vem apresentando indicadores de que baterá recordes na chegada de turistas estrangeiros. Regionalmente, as secretárias e entidades estaduais comemoram a vinda dos estrangeiros. Somente no carnaval tivemos a estimativa de 400 mil turistas de fora do país vindo para nossa festa. Isso mostra que os esforços bem direcionados trazem bons resultados", completa o presidente.
Investimento
No total, a Embratur investiu na campanha R$ 5 milhões e, pela primeira vez, a campanha teve foco no digital. O presidente destaca que os resultados foram significativos, apesar do baixo investimento e lembra a necessidade de aprovação do PL 2724/2015 que transforma a Embratur em agencia e dará mais musculatura ao orçamento, já que não dependerá apenas da União.
"Desenvolvemos um bom trabalho, direcionando os esforços. Foi uma experiência que mostra também que a promoção está mudando, e com um bom planejamento conseguimos extrair um bom resultado. Isto não quer dizer que não precisamos de grandes investimentos. Com aportes significativos na promoção internacional, conseguiremos resultados ainda mais expressivos ", reforça o presidente.
Além da campanha publicitária para a América Latina, o instituto tem promovido ações pontuais como a emissão do visto eletrônico para turista da Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos. No primeiro mês em vigor, a medida gerou um aumento de expressivos 80% na procura por vistos de turistas norte-americanos.
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