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Região Caminhos do São Francisco abriga 12 municípios alagoanos, do cânion à foz, e recebe mais de 1 milhão de pessoas todos os anos. Foto: Tom Alves |
Caminhos sinuosos, preenchidos por uma água de tom verde-esmeralda, que contrasta com o calor ardente. A presença do rio São Francisco no Sertão é prova irrefutável da existência de Deus, força que, neste lugar, deu uma nova oportunidade para a vida de Edson Coimbra, conhecido como Chimbra.
De assentado rural a empreendedor. Graças ao “Velho Chico”, o sertanejo natural do município de Ouro Branco, hoje comanda 25 empregados, que realizam o passeio de canoa para a Gruta do Talhado, um dos monumentos que entremeiam os Caminhos do São Francisco, na região dos Cânions.
“O Velho Chico mudou a minha vida. Graças a Deus, hoje, eu não só conquistei muitas coisas, como também tive a oportunidade de ajudar outras pessoas a mudar de vida”, diz Chimbra satisfeito.
A região Caminhos do São Francisco abriga 12 municípios alagoanos, do cânion à foz, e recebe mais de 1 milhão de pessoas todos os anos, segundo empresários do turismo local.
A rota dos Cânions perpassa os municípios de Olho D´Água do Casado e Delmiro Gouveia. Com passeios de tirar o fôlego, é possível observar a vegetação típica do semiárido, formações rochosas esculturais, grutas e uma estrutura para o turismo cada vez mais consolidada.
“O que devemos perceber, em primeiro lugar, é uma mudança de postura do Governo do Estado em relação ao Turismo. A nossa política hoje é regionalizar o turismo. Alagoas é muito mais que Sol e Mar. O Estado tem uma riqueza cultural imensa, produtos turísticos únicos. A região Caminhos do São Francisco é, sem dúvidas, uma das mais promissoras para o Turismo de Alagoas”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, em visita à região.
Trade Local
Manoel Foguete, empresário natural de Aracaju, começou a trabalhar com turismo na região Caminhos do São Francisco há 20 anos, com um catamarã que transportava 60 pessoas. Atualmente, Foguete transporta 170 mil pessoas por ano em seus barcos, lanchas rápidas e helicópteros.
“Escutamos o turista. Soubemos ouvir as suas necessidades e, dessa forma, conseguimos melhorar o nosso trabalho e fazer um turismo de qualidade”, disse Manoel que acredita haver, pelo menos, mais 30 novos produtos turísticos a serem formatados na região.
Para divulgar ainda mais o destino, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) fechou uma parceria com a Aliansce Shopping Centers e fará, no próximo mês, uma exposição sobre a região Caminhos do São Francisco em diversos shoppings da rede em todo Brasil.
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