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Fotos: Divulgação |
Visando aproximar os designers de calçados da indústria, o Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está lançando a plataforma digital Moda Co. O projeto piloto terá as empresas Piccadilly, Bibi, Pampili e Kidy, que lançarão desafios para o desenvolvimento de produtos inovadores para designers. A ferramenta, integralmente virtual, funciona no endereço www.modaco.cc e é pioneira no mercado brasileiro.
O consultor em Design Estratégico da Abicalçados, Dario Alberto Henke, detalha a plataforma. “A ideia é simples, a empresa divulga as características do projeto e os designers disputam entre si para criar um novo produto. O nosso desafio é mudar o processo de criação de design tradicional e promover uma relação poderosa entre designers e empresas”.
Segundo Henke, o formato de concorrência criativa coloca as indústrias na posição de donos do desafio, já que definem o escopo, prazo de entrega e acompanham ativamente a construção de seu novo produto ou coleção. “Tudo on-line e on time”, frisa.
Como funciona
A empresa interessada em lançar o desafio para a criação de produtos deve entrar em contato com a Abicalçados pelo e-mail dario@abicalcados.com.br ou telefone 51 3594 7011. A próxima edição do desafio acontecerá em junho próximo, mês em que serão conhecidos os projetos vencedores. “A plataforma é ideal para indústrias de pequeno e médio porte que buscam acelerar a pesquisa e desenvolvimento de seus produtos. Com um investimento acessível, a Moda Co captará dezenas de propostas criativas de desenvolvimento de novos produtos”, explica Henke.
Já os designers preenchem um cadastro no site e já podem começar na competição. O criativo que tem sua proposta escolhida, tanto pela empresa quanto pela comunidade de designers cadastrados, recebe uma premiação em dinheiro, destacada como Prêmio Empresa e Prêmio Comunidade, o primeiro no valor de R$ 1.700,00 e o segundo de R$ 800,00. Gratuita, a inscrição dos designers está aberta até o próximo dia 22 de maio. A divulgação dos ganhadores será no dia 8 de junho.
Participantes
Os participantes da primeira edição do desafio destacam a inovação da ferramenta, que deve impulsionar a criatividade na indústria calçadista. “A Kidy está muito feliz de fazer parte desse projeto inovador, principalmente no momento atual, no qual as empresas devem se unir para tornar o mercado ainda mais sólido”, avalia o gerente de Produtos da Kidy, André Henz.
A gestora da Pampili, Edilza Cavalcante, aposta na criatividade verde-amarela para o sucesso do programa. “A expectativa da Pampili é fazer parte e contribuir com esse importante movimento de abertura e integração entre as empresas e os profissionais em busca de inovação. Que essas novas mentes venham cocriar o futuro do design, com a abertura desse novo canal”, comenta.
Para Rebeca Figur, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Bibi, “a nova plataforma vem ao encontro ao DNA da Bibi, uma empresa inovadora que busca, acima de tudo, conforto e bem estar para os pés das crianças”. “Estamos confiantes que a Moda Co irá nos trazer propostas inspiradoras para futuros projetos e revelar grandes talentos do design”, destaca a gerente.
Única indústria de calçados femininos no rol das primeiras participantes, a Piccadilly aposta no potencial criativo dos designers brasileiros, que será instigado pela plataforma on-line. “Acreditamos que a plataforma Moda Co promova uma aproximação importante, surgindo como uma vitrine capaz de introduzir designers e apresentar seus projetos engajados em briefings desenvolvidos por empresas reais, que esperam soluções práticas que possam fazer parte de suas coleções”, avalia Juliana Polesso, do departamento Criativo da empresa.
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