ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

ENTRETENIMENTO: Confira a programação das performances que serão apresentadas por alunos formados da Belas Artes no Setor Performa da SP

A parceria entre a instituição, SP-Arte e a Mostra de Performance Arte VERBO tem como objetivo disseminar a performance como parte do que se conhece hoje como arte de vanguarda. Foto: Divulgação
Dia 8 de abril - ABERTURA para convidados / quarta-feira
Diálogos silenciosos (Anna Leite, 2014)
performance: 16h às 21h
sinopse: A performer, trajando vestido de algodão cru, age sobre instalação formada por chão de lona branca (6mx10m), varais de fio de aço, mesa redonda de madeira ao centro, talheres e louças, cestos de vime cheios de cabelos e diversas vasilhas com mel, melado e glucose. Durante horas, a artista junta tufos de cabelo com o mel/melado/glucose e pendura a mistura nos varais. Aos poucos, a gravidade puxa os pedaços de massa para o chão. O vestido da performer, assim como o chão, os varais e os utensílios,vão se manchando com os materiais que a performer junta, sempre em gestos simples, com as mãos.


Dia 9 de abril / quinta-feira
Diálogos silenciosos (Anna Leite, 2014)
performance: 13h às 16h


Parábola (Leonardo Akio, 2010)
performance: 17h às 18h30
sinopse: O objeto performático consiste em longa haste de ferro com suporte para o corpo. A ponta do objeto é colocada na quina entre a parede e o chão, e os performers usam o peso de seus corpos para vergar a linha de ferro. Colocada à altura dos quadris, o prolongamento entre objeto e pernas forma uma parábola.


Psicoretrato (Tatiana Schmidt, 2010)
performance: 19h às 20h30
sinopse: A artista se senta em prateleira a dois metros do chão vestindo figurino preto que oculta o rosto e os braços. Quatro pernas (preenchidas com espuma) saem de sua bacia, que se prolongam em direção ao chão,enroscando-se umas sobre as outras. Imóvel, seu corpo parece um boneco, a não ser nos pequenos movimentos de respiração e correção de postura.


Reconhecer-se (Mylene Signe, 2010)
performance: 21h às 22h
sinopse: A performer entra em espaço preparado com uma cadeira de madeira, mesa branca, bacias com água e tigelas com pedaços de gaze engessada. Ela se despe, senta-se e engessa a frente de seu corpo dos pés até o pescoço. Após alguns minutos, com movimentos sutis, ela desgruda o molde de si, levanta-se da cadeira, veste-se e sai do espaço, deixando sentada a imagem de seu corpo em gesso.


Dia 10 de abril / sexta-feira
Donas, sete histórias impessoais (Márcio Moreno, 2009)
performance: sessões às 14h, 15h e 16h
sinopse: Vestindo macacão de trabalho amarelo e portando uma mala preta, o performer entra no espaço previamente construído com diferentes nichos formados por caixotes de madeira e objetos, além de uma mesa de madeira retangular no centro. Ele se senta e liga o ipod já posicionado sobre a mesa. Escuta-se gravação de uma senhora contando evento autobiográfico; a seguir, o artista executa uma ação no espaço que remete à
fala da senhora, distorcendo-a sutilmente. Com movimentos meticulosamente estudados, repete-se o gesto de escutar uma gravação e executar uma ação similar até que a narrativa se torne cada vez mais absurda.


Vociferação itinerante (Victoria Pekny, 2013)
performance: 17h30 às 18h30
sinopse: A performer, sentada numa cadeira, mergulha uma caneta de bico de pena em sua boca cheia de nanquim e, a seguir, escreve sobre seu rosto. O gesto se repete inúmeras vezes, e seus traços criam manchas gráficas na superfície da pele com pedaços de palavras e linhas sobrepostas. A mesma ação é executada mergulhando a caneta em diferentes orifícios do rosto, como nariz e orelha.


Psicoretrato (Tatiana Schmidt, 2010)
performance: 19h30 às 21h



Dia 11 de abril / sábado
Corpo fechado (Felipe Vasconcellos, 2014)
performance: 14h às 15h


A herança do silêncio (Anna Leite, 2013)
performance: 16h às 17h30
sinopse: A performer veste uma grande saia branca estendida circularmente ao redor de seu corpo, sobre a qual se encontram várias xícaras antigas vazias. Ela se abaixa e puxa muito lentamente o tecido, até que uma xícara fique ao seu alcance. A artista pega um dos muitos bules ao seu redor e serve café na xícara, repetindo a mesma ação até que toda a saia tenha sido puxada para perto do seu corpo. A seguir, a performer se levanta e caminha para fora do espaço puxando, com muito esforço, a saia com todas as xícaras e bules, que se quebram e derramam o café pelo chão. Anna continua, nesta obra, sua pesquisa sobre atividades femininas em extinção.


Vociferação itinerante (Victoria Pekny, 2013)
performance: 18h30 às 19h30



 
Palhaço ergométrico (Felipe Bittencourt, 2010)
performance: 20h00 às 21h00
sinopse: O performer, usando maquiagem e nariz de palhaço, senta-se em bicicleta ergométrica posicionada no centro do espaço. Ele deve andar no aparelho até que toda a maquiagem escorra pelo suor.


Dia 12 de abril / domingo
Eu sou você (Merien Rodrigues, 2009)
performance: 15h às 16h30
sinopse: A artista entra no espaço vestida com calça e blusa pretas e portando um grande guarda-chuva preto fechado. Ela se coloca sob um cone pendurado no teto, abre o guarda-chuva, coloca-o sobre sua cabeça e puxa uma corda fina que pende do cone. Areia começa a escorrer sobre o guarda-chuva, que a artista manipula em círculos sobre sua cabeça. Os grãos acumulam-se ao redor de seu corpo, formando um círculo branco sobre o chão escuro. Quando a areia termina, a performer caminha para o cone à frente e repete a mesma ação, e assim sucessivamente. No final, ela deixa o espaço e fica a instalação com os círculos de areia desenhados no chão.


Palhaço ergométrico (Felipe Bittencourt, 2010)
performance: 17h30 às 18h30


 
Feita à mão (Luiza Oliveira, 2014)
performance: 19h às 21h
sinopse: A performer leva a grande trama de tricô, feita com os braços, pelos corredores da feira, até a arena. Ela continua a tecer até o encerramento do evento.


CORREDORES E RAMPA


Desajuste (Jorge Feitosa, 2012)
Interminente, durante toda a feira.
sinopse: O artista veste terno preto, camisa branca, gravata e tênis. Ele caminha pelo espaço puxando, com uma corda amarrada em sua cintura, uma tábua de madeira a 5cm do chão, sobre rodas, na qual uma jovem, vestindo malha cor da pele, deita-se encolhida de lado. A moça parece dormir, totalmente passiva. O performer
cuida para que a jovem não caia do carrinho, às vezes ajeitando-a no meio do percurso. Jorge Feitosa discute o peso e o amor de carregar seu lado feminino.


Feita à mão (Luiza Oliveira, 2014)
quinta e sexta das 18h às 21h, sábado das 15h30 às 19h30, domingo das 17h às 19h.
sinopse: A performer faz tricô com seus braços, criando uma trama gigante e colorida que vai se aglomerando ao seu redor. Às vezes, ela caminha amarrada à trama para mudar de lugar.


Parábola (Leonardo Akio, 2010)
domingo: 15h às 16h30
sinopse: Um grupo de performers cria parábolas em volta do prédio pressionando os objetos performáticos na quina da parede/chão.


 Identidades (Julia Cavazzini, 2014)
Contínuo, durante toda a feira.
sinopse: Sobre uma mesa encontram-se uma máquina de escrever e muitos papéis que imitam RGs. A performer monta, na hora, documentos para os espectadores. Todas as informações são inventadas de acordo com a imaginação da artista, inclusive alguns traços da personalidade. O documento é entregue ao espectador.


Reflexos (Felipe Vasconcellos, 2013)
domingo
sinopse: O performer veste roupa formada por pequenos espelhos, cobrindo inclusive seu rosto, mãos e pés. Ele caminha lentamente por espaços internos e externos, prédios e parques, colocando-se perto dos transeuntes, sem nunca falar. As reações dos espectadores são as mais diversas, do encantamento à repulsa, do riso à agressão.

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, fundado em 23 de Setembro de 1925, desde seu inicio, ainda com o nome Escola de Belas Artes, proporcionou um espaço para o diálogo, troca de conhecimento, desenvolvimento da criatividade e expressão pessoal. Na década de 30, a Escola criou um forte laço com a Pinacoteca do Estado de S. Paulo, ficando responsável por seu acervo durante sete anos e até, no período de 44 anos dividiram o mesmo prédio. Atualmente, o Centro Universitário conta com três unidades, todas localizadas no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

A criatividade continua como a característica mais forte da Instituição, que está alinhada com os novos rumos da economia do país. A indústria criativa movimentou R$ 110 bilhões em 2011, segundo estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que considerava estudos da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Dos 14 segmentos de atuação considerados pela economia criativa, 10 são contemplados na Belas Artes. Ao todo a Instituição oferece 12 opções de graduação e 16 em pós-graduação.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa, com uma Biblioteca que oferece mais de 140.000 títulos, laboratórios de última geração, entre outros. Além disso, a Belas Artes oferece apoio e experiência de mercado aos alunos, através do programa de Coaching e a vivência em diversos tipos de projetos nos programas da central de extensão. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.




Divulgue seu negócio aqui e nas redes sociais: oresumodamoda@gmail.com




VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas

BELEZA: O Boticário retoma o sucesso de Cuide-se Bem Feira com nova linha Cachos de Uva, para cabelos com curvaturas