 |
Rede de clínicas de estética aposta no mobile marketing para fidelizar clientes e aumentar vendas. Foto: Divulgação |
A popularização dos dispositivos móveis, especialmente dos smartphones, tem feito com que cada vez mais marcas invistam em estratégias de mobile marketing, a fim de buscar aproximação com o público. Para acompanhar essa tendência, a rede de clínicas Onodera Estética firmou parceria com a HANZO (hanzo.com.br), empresa que oferece soluções mobile para o varejo, para desenvolver uma estratégia de mobile marketing, cujo ponto principal é um aplicativo que funciona como uma central de cupons de desconto, onde os usuários encontram promoções para tratamentos nas filiais da marca.
O app também envia push notifications com mensagens e promoções personalizadas da marca, além de ajudar a localizar a clínica mais próxima do usuário. Por enquanto, a ferramenta está em fase de testes em duas unidades da capital paulista (Pamplona e Pinheiros), mas a ação deve ser expandida para as outras 58 unidades da rede pelo país.
“Nós queremos atrair novos clientes oferecendo a eles os melhores tratamentos estéticos, a preços atraentes, e percebemos que o mobile é uma alternativa interessante. Utilizando o smartphone, conseguimos engajar nossos clientes com promoções sempre atualizadas, além de conhecer mais sobre suas preferências.” explica Willian Rodrigo, gerente de marketing da Onodera.
Para o CEO da HANZO, Federico Pisani Massamormile, a cuponagem mobile é uma tendência com grande potencial no Brasil. “Nós nos espelhamos no mercado americano, muito mais maduro em relação ao brasileiro. Nos EUA, grandes empresas já obtêm resultados significativos através do mobile. Acreditamos que esse fenômeno é iminente também por aqui, pois as vantagens são muitas. Essas ações impactam positivamente no número de visita às lojas e no aumento do tíquete médio, além de permitir que as marcas conheçam melhor o consumidor e o seu perfil de consumo”, garante.
Dados do eMarketer sobre o mercado de cuponagem mobile nos Estados Unidos apontam que o número de usuários dessa modalidade deve atingir 104 milhões de pessoas em 2016. Além disso, 44% das empresas americanas deverão utilizar cupons como ferramenta de marketing no mesmo ano. “Já é bastante comum recebermos cupons de desconto ou de produtos grátis na rua ou ao entrar em um shopping center. Nossa expectativa é que as marcas brasileiras comecem a levar essa estratégia para o mobile, reduzindo custos de produção e distribuição dos cupons e os mantendo sempre atualizados no bolso de seus consumidores” afirma Massamormile. A parceria com a Onodera faz parte do projeto de expansão da HANZO no setor de franquias, que tem a estimativa de levar suas soluções para 6 mil lojas até o final do ano.
Sediada em São Paulo e com mais de 10 anos de existência, a HANZO tem como missão aproximar pessoas das marcas que elas amam por meio de experiências mobile incomparáveis. Com a evolução do mobile, a HANZO vem investindo em sua plataforma de engajamento e relacionamento com o consumidor, que tem como objetivo principal possibilitar que empresas se relacionem com seus consumidores por meio de aplicativos para smartphone. Para isso, oferece um portfólio de produtos que está dividido em quatro categorias: Promoções, Fidelidade, CRM e m-Commerce.
A companhia nasceu em 2004 como uma provedora de serviços baseados em SMS. Desde então a HANZO vem evoluindo sua plataforma para aproveitar ao máximo a capacidade dos smartphones. Em 2012, a HANZO incluiu em seu capital social a 1188 Investimentos, fundo ligado ao Grupo VR.
Em mais de dez anos de existência e atuação no mercado nacional, a HANZO já atendeu empresas como MasterCard, Shell, O Boticário, VR (Vale Refeição), Intel, Bauducco e as principais companhias de telefonia móvel do Brasil, além de agências de publicidade e promoções.