DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

BELEZA: Porque tantos jovens recorrem à cirurgia plástica ?


Em 22 de setembro comemora-se o Dia da Juventude no Brasil - e, sabendo disso, especialista comenta sobre o aumento das cirurgias plásticas nessa faixa etária. Foto: Divulgação

Muitos jovens procuram por cirurgiões plásticos a fim de corrigirem pequenos incômodos no seu corpo e face – mas muitos pais ainda são contra intervenções estéticas em seus filhos. Porém, apesar da possível insatisfação dos pais, o número de cirurgias plásticas em adolescentes entre 2008 e 2012 quase triplicou, o que prova o grande aumento desse público nas clínicas cirúrgicas.

Desde o comum problema com a acne até a questão física – as mulheres encorpam mais e os meninos as vezes sofrem com a ginecomastia (aumento das mamas), - são vários os jovens que não estão satisfeitos com a sua aparência e desejam, mesmo que de forma sutil, alterá-la. Mas essa é a melhor hora para recorrer às cirurgias plásticas? O Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR, responde.

O cirurgião comenta que podem existir cirurgias que mexem com a saúde dos jovens, mesmo que psicológica. Nos meninos, as mais procuradas são as de orelhas de abano e ginecomastia. “A ginecomastia, condição que leva ao crescimento de uma ou de ambas as mamas nos homens, é bastante frequente nessa idade. Essa é uma cirurgia bastante indicada porque permite que o adolescente pare de se sentir com vergonha de tirar a camiseta, por exemplo – e essa é uma sensação muito importante quando se está nessa faixa etária: o sentimento de ser normal e pertencer a um grupo”, destaca Pacheco.

Já para as meninas, procedimento que pode ser importante para melhorar a saúde física e psicológica é a mamoplastia – redução das mamas. “No âmbito físico, o tamanho exagerado das mamas pode gerar sérios problemas na coluna caso a cirurgia seja feita muito tardiamente. Já no psicológico, existe toda a questão da autoestima da menina, que pode se sentir envergonhada por ter seios muito grandes para a sua idade, e, por isso, não conseguir usar um biquíni ou roupa ‘normal’,” diz Pacheco.

Agora, quando o procedimento é motivado apenas pela vaidade, é preciso tomar um cuidado extra. “Tudo tem que ser muito bem avaliado pelo médico, e esclarecido entre o adolescente e a sua família. O jovem é apressado, quer tudo para ontem, e muitas vezes precisa ouvir um ‘não’ – atitude que muitos pais não têm”, exalta.

Antes de qualquer cirurgia é preciso entender o motivo que levou o jovem a optar por esse caminho. “O procedimento estético não pode ser uma forma de mascarar um problema emocional, por exemplo – e isso é algo comum”, alerta Pacheco. Por isso o diálogo é tão importante.

O jovem precisa ter expectativas realistas da cirurgia plástica – e isso é responsabilidade do médico. “Precisamos deixar claro que não fazemos mágica, e sim tratamentos que visam conquistar a harmonia corporal”, ressalta. Por isso, antes de qualquer tomada de decisão, é preciso muita conversa e opiniões de diferentes profissionais para decidir o que será feito. A avaliação prévia evita falsas expectativas, ajuda no entendimento do procedimento e cria uma confiança mutua entre paciente e médico, aspecto importantíssimo para a realização da cirurgia.



Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico






Email: plastica.pacheco@yahoo.com.br

Fone: (41) 3022-4646 e 4141-4424

Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR.