Um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil, a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, abriga a maior feira de malha tricot do país e um dos maiores eventos de moda do estado. Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha, é sede do Festimalha, e desde 1990 atrai milhares de visitantes com suas opções de consumo, lazer, gastronomia e cultura.
Realizado no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, o Festimalha oferece uma extensa feira de malhas e acessórios de moda, com opções de peças masculinas, femininas e infantis, praça de alimentação, desfiles que apresentam os lançamentos do outono-inverno, shows musicais de estilos variados e espaço para recreação de crianças. A infra-estrutura do local conta ainda com amplo estacionamento, garantindo o conforto do público visitante. e com diversos serviços:
- ADMINISTRAÇÃO PERMANENTE
- ESTACIONAMENTO: Monitorado e sem custo para o visitante
- CENTRAL DE ATENDIMENTO: Para guias e grupos de turismo
- SERVIÇO DE SAÚDE: Ambulâncias, enfermeiros e médicos de plantão da equipe UNIMED, aos sábados e domingos
- PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO: Com almoço, lanches e doces
- APRESENTAÇÕES CULTURAIS: Aos sábados e domingos
- BONDINHO FESTIMALHA: Transporte gratuito com micro-ônibus partindo do centro da cidade, com destino ao evento
- ESPAÇO CHIMARRÃO: Todos visitantes pode desfrutar de um ótimo chimarrão, com fornecimento de água e erva mate gratuitamente
- RECREAÇÃO INFANTIL
- GUARDA VOLUMES
- INTERNET WI-FI
Além disso, realiza diversos eventos paralelos, que já são marcas de sua trajetória, como o "Concurso Top Model Festimalha 3ª Idade", oportunizando entretenimento e integração entre grupos de diversas cidades e o "Prêmio Festimalha", que valoriza novos talentos de criação e design em malha tricô.
Completando 10 anos nesta edição, o "Prêmio Festimalha" foi criado no objetivo de incentivar novos designers na criação de malha tricot, expandindo os horizontes profissionais e facilitando sua inserção nas empresas do setor. Tem intuito de proporcionar ferramentas de crescimento e busca constante por inovações tecnológicas e design para o setor têxtil do Brasil.
A última edição, em 2011, contou com a participação de 150 trabalhos de alunos vindos de diversos estabelecimentos de ensino, entre universidades e cursos técnicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
PRÊMIO FESTIMALHA 2012
A edição 2012 do Prêmio tem como tema A Influência das Celebridades no Mundo da Moda, onde o aluno poderá utilizar sua criatividade em várias direções, transformando a malha tricot em maravilhosas coleções conceituais, outono / inverno 2012.
PREMIAÇÃO:
Serão premiados 4 grandes vencedores: 3 escolhidos pelo júri, e 1 escolhido por voto popular através do site do Festimalha.
1º Lugar: Auxílio estudantil de R$ 1.000,00 (mil reais) + viagem para o São Paulo Fashion Week ( Transporte áereo (POA/SP/POA), hospedagem para duas pernoites + ingresso para o evento
2º Lugar: Auxílio estudantil de R$ 700,00 (setecentos reais) + viagem para o Rio-à-Porter (transporte –POA/RJ/POA), hospedagem para duas pernoites + ingresso para o evento)
3º Lugar: Auxílio estudantil de R$ 500,00 (quinhentos reais) + viagem para o Fashion Rio (transporte –POA/RJ/POA), hospedagem para duas pernoites + ingresso para o evento)
Voto Popular: vale compra do evento no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), para compras à serem efetuadas em qualquer malharia do evento
COMO PARTICIPAR:
- Poderão participar do concurso alunos de instituições de ensino superior em moda, estilismo e design do sul do país e alunos dos cursos de cursos técnicos ligados à área da moda.
- Cada candidato deverá enviar 3 (três) desenhos (croquis) que serão analisados por uma comissão julgadora, e poderá ter um croqui escolhido para ser desenvolvido na final do Prêmio Festimalha, em Malha Tricot. O envio dos desenhos não garante a classificação dos mesmos para a final do evento.
- Todos os modelos selecionados e confeccionados serão apresentados em um desfile especial, que acontecerá durante o 23º Festimalha, no dia 26 de maio de 2012, no Centro de Eventos, em Nova Petrópolis, às 15h.
INSCRIÇÕES:
De 12 de dezembro de 2011 a 05 de abril de 2012 pelo site do evento.
A campanha publicitária que está sendo trabalhada em 2012 foi elaborada pela agência Eixo Design, de Nova Petrópolis, e traz como elemento principal um diálogo consciente entre as tendências para o inverno 2012 e a essência do maior evento de malha da região sul: a moda.
Voltando a trabalhar com modelos fotográficas, a campanha levou em conta a diversidade da beleza da mulher brasileira na escolha das modelos, especialmente na influência tanto alemã quanto italiana que é predominante na Serra Gaúcha, região onde ocorre o Evento.
Uma pesquisa minuciosa nas principais revistas de moda internacional serviu para rechear as peças publicitárias com uma cartela intensamente colorida e alegre, com tons vibrantes como roxo, amarelo, laranja, azul, vermelho rosa e verde. Estas cores já estão confirmadas e são realidade nas campanhas das principais marcas internacionais que já lançaram suas coleções de inverno 2012.
Outra tendência fortíssima que serviu de embasamento para compor a produção de moda da campanha foi a “Color Block”, que se trata da mesclagem de cores sólidas e vibrantes em um mesmo look. O color blocking aparece na estação fria cheio de cores e promete esquentar o universo da moda para o próximo inverno.
As peças da campanha ainda trazem um novo elemento inspirado em um ícone clássico da moda em tricot: o losango escocês ou argyle. O argyle ganha força total especialmente no inverno, estampando meia-calças, coletes de lã, suéteres, cachecóis, e até sapatos. Com sua versatilidade e estilo, o losango na cor marcante “roxo”, serve como plano de fundo para o desenvolvimento da campanha trazendo mais cor e textura as peças.
Entre os conceitos e propostas que serão lançados, os materiais prometem se destacar durante o outono inverno 2012, vemos primeiramente essa estação ser interpretada como uma temporada de re-invenções, rejuvenescimento e explorações. Partindo do princípio de que, hoje, ocorre uma maior valorização do tempo em nossas vidas, bem como da expressão de individualidades; novas idéias e sugestões surgem atendendo à necessidade de maior diversão, de escapar da rotina e se renovar.
A partir desses preceitos, vemos as apostas chegarem bastante diversificadas e repletas de contrastes em sugestões versáteis para agradar e atender a todas as diferentes demandas. As cores, em geral, bem intensas e em tons saturados, desempenham um importante papel na atualização dessas tendências as quais contam, também, com as superfícies metalizadas como apostas igualmente modernas e de personalidade para renovar as produções.
Desenvolvimentos direcionados para a criação de efeitos multi-coloridos, texturizados ou com brilhos, fios são torcidos e combinados a fim de conferirem novos visuais aos tecidos dessa temporada. Seguem em evidência, especialmente, os materiais sedosos, o mohair e aqueles de visuais metalizados; contudo, o segredo aqui é ousar e deixar as escolhas mais seguras em segundo plano.
Construções de padronagens garantem ares joviais e o visual divertido para o tricô proposto no inverno 2012, confira algumas tendências mundiais que você poderá conferir também no evento:
Sob o conceito ESPORTIVO, opções coloridas em tons de verde pontuados por toques púrpura e nuances claras; trazem toques e interferências de visuais tecnológico aos tecidos. Aqui, as fibras sintéticas e naturais têm igual importância; novos acabamentos, bem como a mercerização, se destacam entre opções com micro texturas, construídas em caimentos fluídos e dotados de movimento.
Em um apelo mais neutro e feminino, a temática batizada de ESCAPISMO elege as variações rosadas e de tons como cinzas, beges e marrons como as cores para os fios das próximas temporadas. Os resultados são, nessa proposta, mais sofisticados e trazem referências mais naturais. O charme rústico é realçado em: toques macios, superfícies escovadas e torcidas; em texturas suaves e delicadas aplicadas em pontos mais grossos e pesados. Inserções de aviamentos e brilhos são outros atributos frequentes nesse conceito apresentado.
Visuais dotados de cor e intensidade, em combinações contrastantes de tons saturados como os alaranjados, vermelhos e rosas, chegam evidenciados no conceito EXPLORAÇÃO. Dos efeitos visuais de colagens, pinturas e estampas; surgem as renovações sugeridas para atualizar os looks de forma personalizada nas estações mais frias com peças confeccionadas em tricôs manuais e de estética, essencialmente, artesanal. Construções mais volumosas, ricas em cores, textuas irregulares, misturas de fibras, acabamentos felpudos e escovados e com combinações de diferentes fios e cores se destacam nas peças elaboradas sob tais influências.
A quarta e última temática mundial é a BRILHO; a qual elege as cores sóbrias e ares mais formais como opções válidas também para atualizar as confecções em tricô no inverno 2012. Os olhares são mais sofisticados, aliando modernidade e toques decorativos em peças mais elaboradas as quais podem trazer inserções e fios com brilhos – lurex, por exemplo -, superfícies polidas, efeitos emplumados e bastante próximos ao volume e maciez das peles, toques aveludados, texturas delicadas e superfícies rugosas, aplicações de rendas e detalhes com pedrarias para reforçar ainda mais a elegância no resultado dessas construções.
As apostas para renovar e manter as peças de tricô atualizadas e alinhadas às demandas do público no outono inverno 2012 chegam propondo, então, opções que elegem desde atributos mais casuais e versáteis a toques românticos ou especialmente sóbrios, garantindo, com isso, que as tendências para esses produtos se mostrem tão democráticas quanto à moda para os demais segmentos promete ser nessas estações.
E se você acha que inverno é sinônimo de cores frias como o preto e o cinza, vai se surpreender. A coleção da grife House of Holland desfilada na última temporada da Semana de Moda de Londres é um dos ótimos exemplos que "o tricô está com tudo e não está prosa", rico em cores intensas, que aparecem misturadas nos looks.
As peças são todas de malha, estampadas por linhas em diferentes orientações e ziguezagues charmosos. As modelagens são ajustadas ao corpo e formam calças, macacões, vestidos e blusas. Quanto à cartela de cores, é difícil achar tantos tons abertos em outras marcas que desfilaram no evento. A House of Holland reuniu a maioria delas, como rosa, azul, vermelho, roxo e amarelo. Alguns modelos também receberam alguns toques de brilho, por meio de delicadas aplicações metalizadas.
No Brasil, o tricô apareceu em muitas passarelas e entre elas, na moda mostrada por Juliana Jabour, pela marca Colcci e Tufi Duek nas semanas de moda coleção Inverno 2012.
Participe da Festimalha 2012 conhecendo o que há de mais moderno no mundo da malha tricô e fazendo ótimos negócios, de 10 de maio à 10 de junho no Centro de Eventos de Nova Petrópolis / RS.
Com um lay-out moderno e prático, além de saber mais sobre o evento, através do site você poderá acompanhar notícias sobre o setor, dicas de moda e outras reportagens. Acesse agora mesmo o site oficial do evento e saiba muito mais !
www.festimalha.com.br