Em preparação para a temporada de moda, fizemos um guia dos rumos que devem nortear as coleções da próxima estação.
Os rumos que prometem pautar 2012 nas mais diversas áreas com a temporada de inverno 2012 prestes a tomar força com o Fashion Rio – seguido pelo SPFW e pelas semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e Paris –, decidimos nos focar um pouco mais sobre os temas que prometem nortear os caminhos da moda nessa próxima estação.
Quando apontamos nossas apostas para moda deste ano recém-começado, falamos que 2012 seria um ano de reestruturação, de rever nossos conceitos e entendimentos de mundo como um todo. Barreiras, se é que ainda existem, devem ser superadas à medida que culturas, estéticas e estilos (de vida) prometem se colidir, fundir e misturar cada vez mais. Com isso, os atuais e tradicionais conceitos sobre o luxo, globalização e tudo o que é tido como padrão prometem sofrer algumas intensas mudanças.
Supercultura
|
Mix de culturas é caminho certo para o inverno 2012 (Reprodução) |
Se nas temporadas passadas vimos uma crescente atenção a elementos regionais e de pagada étnica, 2012 promete reforçar ainda mais tal característica. Agora, porém, importará menos as origens do que a mistura e colisão de diferentes localidades num superhibridismo regional e global ao mesmo tempo. Nesse contexto, as marcas passarão buscar ressaltar cada vez mais aspectos de suas culturas locais, porém trabalhados e tratados para terem apelo em qualquer lugar do mundo. Como? Através da utilização de tecidos e técnicas artesanais, aplicados de forma contemporânea.
|
A cartela de cores que deve acompanhar essa macrotendência do inverno 2012 |
Gênero indefinido
|
O invero 2012 promete ainda subverter alguns entendimentos que temos sobre sexualidade, beleza e tradição, unificando diversas estéticas em uma só (Reprodução) |
Já havíamos apontado essa tendência há algum tempo, mas no inverno 2012 o unissex promete ter ainda mais força sob a moda. Se em 2011 houve uma crescente atenção a figuras cuja aparência desafia as concepções comuns entre masculino e feminino – às vezes beirando um possível 3º gênero –, nesta temporada tal característica será estendida para outra áreas além da sexualidade. Uma mesma roupa que veste todos.
Novo minimalismo
|
Menos é mais é o lema máximo do inverno 2012. E em todos os sentidos (Reprodução) |
O menos é mais vai ganhar novo sentido no inverno 2012 à medida que a moda aposta na ausência de excessos como limpeza para uma possível construção do novo. Uma maior atenção à forma, silhueta e proporção devem conferir aparência modesta às peças da próxima estação, com tecidos estruturados e construções quase brutas, revelando costuras e partes internas das roupas. Em contrataste com a overdose de informação do dia a dia, a moda, assim, deve propor uma limpeza visual, pautada pelo domínio de cores neutras e foco em elementos aparentemente simples, mas tecnicamente complexos e tecnológicos.
|
Os neutros que dominarão a estética neo-minimalista do inverno 2012 |
Neo-natural
|
Natureza futurista, na melhor forma híbrida, deve ressaltar a importância da união entre o industrial e o natural no inverno 2012 (Reprodução) |
Não só as práticas sustentáveis, mas uma constante imersão nas referências à natureza devem se tornar ainda mais relevante neste inverno. Seja no aspecto natural-orgânico-cru de alguns tratamentos têxteis, ou nas formas híbridas que transportam desenhos orgânicos para estéticas futuristas – aqui ainda devem ganhar relevâncias avanços na tecnologia têxtil no sentido de melhor se adaptar às constantes mudanças climáticas. E tudo isso ainda permeado por uma cartela de cores que dá preferência a tons terrosos, verdes e azuis.
|
Cartela de cores que deve embalar a onda do neo-naturalismo |
Fonte: Criativa