O Ibope Media lançou uma nova ferramenta que tem a função de medir o comportamento dos consumidores via internet. A ferramenta utiliza os mesmos moldes com que se calcula a audiência dos canais de televisão brasileiros, por meio da colocação, em dois mil domicílios selecionados pelo instituto, de um aparelho que verifica todos os passos dos consumidores na web.
Com o nome de E-Tail Report, a ferramenta apresenta dados de fluxo de consumo de lojas do comércio eletrônico, incluindo o volume de itens mais visualizados nas vitrines, a quantidade de mercadorias adicionadas no carrinho e as efetivamente compradas. Também possui indicadores como taxa de conversão e ticket médio.
De acordo com alguns dados preliminares do mecanismo, produzidos em outubro de 2011, os setores mais visitados pelos internautas foram:
1º Eletroeletrônicos;
2º Vestuário e têxtil;
3º Cultura (livro, CD e DVD);
4º Casa e decoração;
5º Informática.
Dentro do setor de eletroeletrônicos, as categorias que receberam mais visitas foram:
1º Eletrodomésticos;
2º Televisão, vídeo e DVD;
3º Eletro portáteis casa.
É a primeira vez que o mercado de comércio eletrônico poderá analisar dados detalhados da sua concorrência mensalmente.
“O uso de um painel permite uma coleta abrangente, oferecendo, assim, a possibilidade de construção de relatórios de tendência e evolução, indispensáveis na análise desse mercado, que está em constante crescimento. O produto apresenta informações estratégicas, como as marcas e categorias mais pesquisadas e efetivamente mais compradas. Com o lançamento do E-tail Report, o IBOPE pretende auxiliar o mercado na construção de novas métricas para o comércio eletrônico”, explica Alexandre Crivellaro, diretor de inovação do IBOPE Media e responsável pelo desenvolvimento do produto.
Sobre o E-Tail Report
A ferramenta permite mensurar o comportamento dos consumidores online, trazendo informações inéditas sobre seus hábitos nos principais sites de comércio eletrônico do país.
Inovador, o E-tail Report apresentará por meio de um painel, informações e dados de fluxo do consumo, taxa de conversão, ticket médio, marcas e anunciantes mais buscados, itens mais comprados, além de demonstrar o perfil demográfico destes consumidores. Com 5 mil internautas, o painel representará as nove principais Regiões Metropolitanas do Brasil, Interior Sul, Interior de São Paulo e Interior do Sudeste.
“A coleta da ferramenta é abrangente e permite relatórios de tendências e evoluções indispensáveis na análise desse mercado. O produto traz informações estratégicas, como as marcas e anunciantes mais comprados e a porcentagem de pessoas que apenas visualizaram o produto em relação às que efetivamente compraram”, explica Alexandre.
Para saber mais sobre o E-tail Report, acesse:
www.ibope.com/etailreport
Fonte: Os Coletivos