Nas vitrines de Londres, roupas e acessórios revisitam a fase mais marcante da cantora americana, lançada com o álbum de 1984
De todas as fases de Madonna, 53, "Like a Virgin", de 1984 é uma das mais marcantes. Não apenas no mundo da música, mas (e talvez principalmente) no universo da moda, a cantora americana praticamente revolucionou o estilo da década de 80, após o lançamento do álbum. Sempre polêmica, Madonna nunca teve medo da crítica e misturou itens da simbologia cristã, em especial o crucifixo, aos apetrechos da então tímida moda fetichista, com roupas de couro, vinil, fez ironia com o vestido de noiva e atribuiu à renda (vista como o tecido preferidos das mulheres comportadas) o status de material provocante.
|
Madonna de visual "Like a Virgin", com leggin de renda e crucifixo no pescoço, em um show de 1985
Foto: Getty Images |
Pouco depois do clipe de "Like a Virgin" aparecer na televisão norte-americana, garotas (e garotos) de todo o mundo assumiram a postura "quero ser Madonna", fazendo permanente nos cabelos e usando o terço da avó como colar de balada. A legging também ganhou força, perdendo o lugar apenas como peça da academia (moda fitness também lançada em 1980).
|
A Topshop, que tem uma das linhas de acessórios mais incríveis de Londres, investe pesado no crucifixo como a peça da vez. Custam em média 20 libras (R$ 60)
Foto: Marie Fava |
Mais de vinte anos após a febre de "Like a Virgin", as marcas de moda de rua de Londres, em especial a Topshop, investem pesado em roupas e acessórios que fazem referências diretas e indiretas ao visual adotado por Madonna na época. Tule, saia godê, renda de todos os formatos, correntes, crucifixo para todos os gostos e camiseta cropped invadiram as principais vitrines da capital inglesa. Tudo com apelo leve ao movimento dark também dos anos 80, mas sem parecer fantasia gótica.
|
Nos manequins da flagship store da Topshop de Oxford Street, peças inspiradas na fase Madonna dos anos 80, com muita renda e apelo ao movimento "dark"
Foto: Marie Fava |
Outra tendência que pode ser conferida nas marcas londrinas é a roupa inspirada em lingeries. Quem, senão Madonna, apareceria em um vídeo clipe usando vestido sexy com uma corrente de cruz, causando em uma igreja? O estilista Jean Paul Gaultier, um dos maiores da Alta Costura parisiense, até criou o sutiã que ficou conhecido como o modelo "Madonna", que deixa os seios pontudos. Essa moda corresponde à fase "Like a Prayer", de 1989, quando a diva pop perde um pouco o ar menina-fashionista-pós-punk (de "Like a Virgin") e assume uma postura de femme fatale.
|
Em Camden Town, o paraíso dos descolados e alternativos de Londres, Madonna oitentinha inspira estampa de camiseta. Custa 15 libras cada (R$ 45)
Foto: Marie Fava |
Nas vitrines de Londres, o clima "Like a Virgin" e "Like a Prayer" sugere uma volta aos anos 80.
por
Marie Fava, de Londres
Fonte: Moda No Mundo IG