Cuiabá recebe na próxima quarta-feira (30/11) o estilista brasileiro Pedro Lourenço. O garoto-prodígio do mundo da moda é uma das grandes estrelas do mundo fashion internacional. Entre suas principais criações estão os vestidos que Lady Gaga e Gisele Bündchen usaram em 2011. De talento nato, o jovem mistura criatividade e elegância com um primor único. Para Cuiabá ele trará os novos conceitos na criação e desenvolvimento de uniformes. O objetivo é quebrar com o estilo clássico mantendo a identidade da empresa.
A vinda de Pedro Lourenço faz parte da programação do 8º Seminário de Design e Inovação do Sebrae que acontece na terça e quarta-feira (dias 29 e 30) da próxima semana. A oficina com o estilista será no dia 30 das 14 às 18 horas no Centro de Eventos Pantanal. A diretora do Sebrae, Leide Katayama, explica que o Seminário de Design é realizado ao fim de cada ano com o objetivo de preparar as empresas para o ano seguinte. “É uma forma de antecipar as tendências ajudando no planejamento de mudanças específicas que promovam a maior competitividade”.
Para a oficina, Pedro Lourenço propôs uma tarde interativa e totalmente prática em que os participantes devem trabalhar todas as etapas do processo criativo, desde a pesquisa até o desenvolvimento de uma peça em conjunto. O estilista é contra tendências e ao tradicionalismo extremo de algumas empresas. Para ele, o importante é não ter medo de ousar. Este ano Lourenço trabalhou pela primeira vez com a criação de uniformes para a empresa Embratur que é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo. Para ele, não se trata apenas de criar um uniforme, mas sim uma coleção de moda voltada ao perfil da empresa e ao posicionamento dela no mercado.
De acordo com a coordenadora do Seminário no Sebrae, Eliane Ribeiro Chaves, a intenção é propor ao mercado cuiabano uma mudança de estilo focada na Copa do Pantanal. “Acredito que possamos criar nossa própria linha de uniformes usando tecidos adaptados ao clima quente da capital mato-grossense e que reforcem a identidade cuiabana”. Pedro Lourenço ainda deve participar de um talk show as 20h15 do mesmo dia falando sobre o mercado internacional e a estrutura das coleções.
Pedro Lourenço, filho dos estilistas Gloria Coelho e Reinaldo Lourenço, decidiu cedo que iria seguir a carreira dos pais. Em 2003, com apenas 12 anos, começou como estilista para a segunda marca de sua mãe, Carlota Joakina. Já no primeiro desfile foi elogiado por seu apuro estético, inventividade na criação e pela qualidade nos acabamentos.
Vitrinismo
O 8º Seminário de Design e Inovação do Sebrae trará ainda um dos ícones do vitrinismo em São Paulo, Manoel Alves Lima. Ele é arquiteto, e desde 1986 sócio-diretor da FAL, Design Estratégico para Varejo, tendo desenvolvido em conjunto com a sua equipe multidisciplinar conceitos inovadores para mais de 120 empresas, líderes de vários segmentos. Pós-graduado em Marketing de Moda no Instituto Europeu de Design (SP), no MBA em Gestão e Estratégia de Varejo da FGV (SP) e professor colaborador do MBA de Varejo do COPEAD (RJ), Manoel Lima mantém um blog sobre arquitetura de varejo no portal da ABRASCE, Associação Brasileira de Shopping Centers e é o editor do BLOGDAFAL. É VP do Retail Design Institute (SP) e proferiu recentemente palestras na EUROSHOP, Dusseldorf e RECON/ICSC na Cidade do México.
Fonte: O Documento