|
Fachada do Cine Joia (Divulgação/Carol Quintanilha) |
A maratona, ou melhor, a temporada de moda para o inverno 2012 já tem data marcada para começar. Acontece entre os dias 12 e 14 de dezembro, no recém-inaugurado Cine Joia, em São Paulo, a 30ª edição da Casa de Criadores. Na verdade, o evento ganha aquecimento um dia antes (11/12) com a terceira edição do Fashion Mob, talvez o evento de moda mais democrático do país, mas disso a gente fala depois.
A grande novidade nesta edição, obviamente, fica por conta da nova locação. Aberto originalmente em 1952 como um cinema para a vanguarda japonesa, o espaço renasceu sob a tutela dos sócios André Juliani, Facundo Guerra e Lúcio Ribeiro como uma necessitada casa de shows. Agora, é a vez da CdC ocupar o espaço fazendo uso de sua estrutura para renovar o já batido formato de desfiles.
“O novo Joia surgiu no momento certo, exatamente enquanto buscávamos um formato diferente para a Casa. Ao contrário da passarela que apresentamos em junho passado, no Museu Afro Brasil, teremos agora a opção de fazer um verdadeiro espetáculo, com shows de novos talentos durante as três noites de programação”, justifica o diretor geral e fundador da Casa de Criadores, André Hidalgo.
Para Facundo, um dos sócios do Joia, “faz todo o sentido hospedar a Casa de Criadores, que funciona como uma câmara de reverberação para o novo há tantos e tantos anos.” Afinal, segundo ele, umas das propostas da nova casa é, justamente, ser palco para o novo.
Não se trata, porém, de substituir o formato de desfile. “Mas é uma questão espacial mesmo”, explica Hidalgo. “O próprio local já pede uma interação diferente. Testaremos novas possibilidades e essas experimentações têm tudo a ver com o conceito do evento de aproveitar suas locações para adaptar as formas de se apresentar uma coleção.” Antes do Cine Joia e do Museu Afro Brasileiro, a Casa de Criadores já realizou edições em locais um tanto inusitados para eventos de moda, como o Viaduto do Chá e o Hospital Umberto Primo.
Meio por aí, podemos entender a crescente importância do Fashion Mob (espécie de passeata fashion) no cenário de moda nacional. O evento permite a livre expressão de interessados em moda, arte e, nesta edição, também vídeo. Os inscritos passam ainda pela seleção de um júri, e os finalistas concocorrem a prêmios como uma vaga para desfilar dentro do Projeto Lab – braço da Casa de Criadores para marcas e estilistas em fase embrionária.
No line-up, algumas mudanças e estreias chamam a atenção. Caso da participação especial do designer de sapatos Fernando Pires, a entrada da marca Top Hat, as estreias dos estilistas Fernando Cozendey e Jonathan Gurgel (segundo colocado no IT MTV Elle Fashion Fabric) e a merecida migração da Jacinto do Projeto Lab para o casting oficial de marcas da CdC.
Veja abaixo o line-up completo:
12/12 (segunda-feira)
Projeto Lab
Fernando Cozendey
Luiz Leite
Gabriela Sakate
Participação especial
Fernando Pires
Casa de Criadores
Ale Brito
Juss
Ronaldo Silvestre
Mark Greiner
Walério Araújo
13/12 (terça-feira)
Projeto Lab
Jonathan Gurgel
Spirodiro
Juliana Moriya
O.sório
Casa de Criadores
Karin Feller
Weider Silveiro
Top Hat
Danilo Costa
Der Metropol
14/12 (quarta-feira)
Concurso Ponto Zero
Anhembi-Morumbi: Isadora Zendron e Lucas Devitte
Belas Artes: Isaac Lopes e Andréa Lopes
Brasil Fashion Designers: Domitila de Paulo
Santa Marcelina: Mauro Camargo
Senac: Daniela Passos de Souza
USP: Karenn de Souza Lemos, Julie Serafim Santos e Tamires Borges da Silva
Casa de Criadores
Rober Dognani
Jacinto
Jadson Raniere
Arnaldo Ventura
Sumemo
Fonte: Criativa