Jovens estilistas do projeto-piloto Inn Moda mostraram criatividade no desfile de abertura do Exponoivas do Brasil, evento realizado em Curitiba, de 26 a 28 de agosto, no centro de exposições do Sistema FIEP/PR. Os estilistas, que não atuam diretamente na produção de trajes para festas e vestidos de noiva, aceitaram o desafio de desenvolver criações exclusivas para o segmento. O grupo é apoiado pelo Sebrae/PR por meio do Programa Competitividade do Vestuário de Curitiba e Região e a oportunidade de eles apresentarem seus trabalhos surgiu de uma parceria entre a organização do evento e o Sebrae/PR.
O azul marinho foi uma das cores que predominou na passarela presente no vestido de cetim de uma daminha de honra e em um vestido de festa com uma manga. A estilista Caroline Gritten, da marca Velvet Underwear, disse que nunca pensou em criar peças para festas. Como atua com moda masculina do estilo street, optou por desenvolver um traje para um noivo moderno, além de uma noiva romântica. “Participar do desfile do Exponoivas é uma grande oportunidade para mostrar meu trabalho. O convite surgiu por estarmos organizados em grupo. Noto que em Curitiba há muitos estilistas produzindo peças com muita qualidade, mas que preferem atuar isolados e dessa maneira não se tornam conhecidos”, ressalta.
Essa não foi a primeira vez que a estilista Mariana Bassetti, da marca Artha, criou um vestido de noiva, mas a peça que fechou o desfile trouxe muito com seu estilo pessoal. Observando que é mais fácil firmar o nome pessoal, com o qual assina os trajes para festas, do que a própria marca, a estilista está lançando uma marca exclusiva para atuar no segmento de noivas. “A criação de vestidos de noivas abre a possibilidade de atender, inclusive, noivas de outros estados. O vestido feito para o desfile é uma peça que as pessoas têm medo de fazer. Foi uma peça convencional, na cor pérola, com uma pitada de rock. Foram gastos 45 metros de tule. A saia foi toda pregada a mão para gerar o estilo bailarina maluca. Modelei, costurei e bordei o vestido, tudo sozinha”, conta.
Mariana Bassetti continua frisando que o corset do vestido demorou uma semana para ser confeccionado. Segundo ela, o diferencial da peça é que o bordado e o mix de pedras ficou por baixo da transparência.
Suiane Oliveira Cardoso, estilista que atua com moda feminina e alfaiataria, preparou um vestido de noiva especial para o evento. A criação foi inspirada no tema retrô. Para ela, a ampliação da network é um dos maiores resultados de fazer parte de um grupo. “Por meio do projeto, trocamos ideias sobre o dia a dia da profissão, dividimos informações sobre fornecedores e buscamos soluções para problemas comuns. É muito importante atuar em conjunto para unir forças”, acredita.
Renata Toledo e Giovana Maciel, estilistas da marca ‘A Bossa do Pano’, aprovaram a experiência e planejam explorar o nicho de noivas em suas criações. Elas produziram manualmente todos os adereços para cabelo utilizados pelas modelos que participarem do desfile. “Os acessórios mostram a personalidade das usuárias e fazem toda a diferença na composição dos looks para festas e na ornamentação das noivas. Estamos preparadas para receber encomendas e criar peças personalizadas para esse segmento”, comentam.
Loriane Cavichiollo, da Cavichi, desenvolveu uma peça bem ao estilo de sua marca, que é romântica e clássica. Para isso, pensou no casamento como um sonho e o resultado foi um vestido azul rendado. Com o apoio do projeto-piloto Inn Moda, pôde iniciar dois projetos: uma coleção itinerante, atualizada quinzenalmente, que circula nos espaços de beleza de Curitiba e o desenvolvimento de coleções private label. “Por meio do grupo, cresci e aprendi conceitos de gestão que desconhecia. Há muita troca de informações e suporte para iniciar novos projetos. Considero que evoluímos juntos e hoje já conseguimos pensar como grupo efetivamente”, assinala.
A consultora do Sebrae/PR e gestora do Programa de Competitividade do Vestuário de Curitiba e Região, Adriana Kalinowski, destaca que a visibilidade dos jovens estilistas é mais um resultado do trabalho de associativismo que vem sendo estimulado pela entidade. “Os profissionais conseguiram chamar a atenção, por estarem reunidos em grupo. Antes de surgir o convite, os organizadores do evento acompanharam as atividades do grupo e isso gerou credibilidade”, avalia.
Adriana Kalinowski frisa que o projeto-piloto Inn Moda existe desde 2010, quando um grupo de jovens estilistas, incentivados pelo Sebrae/PR, uniu-se para buscar o reconhecimento e o fortalecimento de suas marcas. Desde a fundação, destaca a gestora, os talentosos profissionais participam de projetos inovadores nos quais atendem públicos que valorizam o design diferenciado.
Mercado em ascensão
Tommy Alves dos Santos, organizador do Exponoivas do Brasil, comenta que a feira foi preparada para valorizar a diversidade da mulher brasileira. Ele chama atenção para o fato de o evento contar com cinco expositores do setor de construção. Segundo o organizador, a previsão é que a geração de negócios da feira fique em torno de R$ 1 milhão. “É interessante notar o interesse das construtoras e imobiliárias em expor no evento e se aproximar de seu público-alvo.”
Christina Cunico, analista comercial do evento, observa que anteriormente para se fazer um casamento eram necessários apenas um fotógrafo, uma confeiteira e alguém para preparar o buffet. Atualmente, segundo ela, os serviços ofertados estão cada vez mais sofisticados e variados. “Calcula-se que em uma comemoração de casamento estejam envolvidos em média 40 diferentes fornecedores. Por isso, eventos que concentrem essas empresas são importantes para quem está planejamento uma festa.”
Eder Fernandes, estilista que tem vasta experiência em alta costura para noivas e trajes sociais, comenta que a confecção de um vestido de noiva demora de oito a 12 meses para ser concluída e que cria, em média, 20 vestidos para festas ao mês. “A noiva curitibana é exigente. Para atuar nesse segmento é preciso saber relacionar-se bem com a cliente, entender sua necessidade e modelar a peça ao seu corpo”, aconselha.
Eder Fernandes avaliou que as criações dos jovens estilistas foram bastante originais. “Os novos talentos estão com uma boa percepção sobre o que esperam os consumidores. As peças apresentadas estão bem atualizadas, criativas e muito bonitas.” Para o estilista, Curitiba carece de estabelecimentos que ofereçam variedade em aviamentos. “Às vezes é preciso ir até São Paulo para encontrar o que procuro e isso acaba encarecendo as peças”, conclui.
O Exponoivas do Brasil encerrou no dia 28 de agosto e reuniu mais de 80 empresas do segmento de festas e eventos.
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