MODA NA PUBLICIDADE: a Publicidade Informativa.



 É neste gênero publicitário que o grau de funcionalidade comunicacional da moda adquire o seu valor mais baixo. Esta desvalorização é natural: a publicidade informativa é o gênero de publicidade no qual o exercício conjuntural da linguagem (de índole referencial) apresenta o mesmo valor daquele que é de natureza estrutural. Na mensagem publicitária verificamos uma onipresença do produto. A totalidade da produção lingüística remete para uma mera referencialidade publicitária. Como no processo de comunicação publicitária o produto se encontra sobrevalorizado relativamente a outros tópicos, compreende-se a inexistência ou a desvalorização de atores e, indiretamente, de uma moda publicitária. Quando existem atores, estes são simples apresentadores. A sua performance está relacionada com a publicação, a exibição de uma existência comercial.

 Ora, a figuração de apresentação implica a necessidade de conceber um estilo publicitário, uma moda adequada. Como na Publicidade Informativa, a mensagem incide principalmente na significação de uma existência ou de uma emergência comercial, a moda publicitária apresentará uma dimensão discreta, totalmente simétrica ao estatuto barroco, exibicionista que ela detinha no âmbito da Publicidade de Marca.

 Neste caso, a moda do apresentador remete para um look despojado, cinzento, o mais apagado possível. Esta particularidade acontece devido ao valor fático do apresentador: ele só existe na mensagem para chamar a atenção do destinatário para uma existência comercial, ou para salientar aquilo que apresenta. Tanto o apresentador, como o seu estilo (vestuário, adornos, maquigem, etc.) encontram-se ao serviço da publicação da existência do produto.

 A forma como se comporta, fala, anda e se veste, apresenta um elevado grau de discrição. Pode constatar-se não só a partir da configuração do vestuário - o mais simples possível -, idealmente sem ornamentos, mas também a partir do cromatismo dos figurinos, o mais neutro ou, pelo contrário, propositadamente o mais contrastado possível com a gama cromática em que se inscreve o produto que o apresentador exibe e demonstra.

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