MACROTENDÊNCIAS: o assunto em debate.


 Macrotendências são ideologias do comportamento humano, verdades reproduzidas muitas vezes com o objetivo de estabelecer uma indicação da melhor decisão no íntimo do nosso pensamento. Assim como auxiliam a prever reações, as macrotendências também criam costumes.

 A pesquisa de tendência é um processo importante para a criação na moda e no design, ela oferece ao criador orientação e suporte para desenvolver produtos que deverão ser utilizados no decorrer dos anos. Essas previsões e estatísticas de tendências possuem um caráter autoritário e são só previsões, elas tem um limite e nós temos que aprender a lidar com elas e apresentar seus dados com bastante cuidado.

 As macrotendências devem incrementar processos criativos e as indústrias devem se adaptar a esse processo. Elas surgem dos grandes movimentos de cultura e as tendências de moda adaptam a leitura feita desses movimentos para seus produtos. Na moda existe o paradoxo entre experiência individual e produção massiva em que “as pessoas se apropriam dos objetos e imprimem neles sua identidade”.

 Acontecimentos históricos influem nas tendências de moda, nada é exato, mas as pesquisas ajudam a pensar e apontam caminhos para os designers e as macrotendências são importantes para a sobrevivência da sociedade.

 Há processos de criação que dispensam essas informações, mas para as grandes indústrias é importantes que essas pesquisas de macrotendências sejam feitas. As novelas, por exemplo, tem penetração no imaginário popular e é preciso capitalizar isso a favor, porque é um macro específico do Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Vera Arruda desenvolvia um trabalho tipicamente brasileiro

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife