DESIGN: a estrutura dos mercados.


 
 Entre os elementos que integram o sistema de previsão de tendências como fonte de informação interna, a estrutura dos mercados, é de extrema importância, pois encontra-se num cenário de profunda e permanente interligação entre os mercados primário, secundário e terciário.

Mercado Primário: é composto pelo conjunto de produtores das matérias alimentadoras do sistema, por exemplo, fibras, corantes, peles, metais, e ainda pelos fabricantes de tecidos. A pesquisa junto a este grupo é fundamental, pois eles produzem as matérias-primas e fabricam os tecidos. Podemos dizer que é aqui que começa o mundo da moda, é a fonte inicial que vai dar origem ao processo têxtil. Este mercado possui uma força econômica e um poder a ser considerado, formado por empresas gigantescas, que se unem a poderosas instituições de pesquisas.

• Mercado Secundário: é composto pelo conjunto de fabricantes de vestuário que, em parceria com designers estabelecem a ligação entre os produtores de matéria primas e de tecidos, os retalhistas e as diferentes organizações de venda. Este mercado encontra-se dividido em dois grandes grupos que se dedicam à confecção: os que comercializam os seus produtos através de marcas e distribuição próprias e os que trabalham num regime de subcontratação para estas marcas.

• Mercado Terciário: é composto pelo conjunto de retalhistas, aqueles que compram e vendem obtendo lucro desta atividade. Hoje em dia, a força deste mercado é tão grande que influenciam diretamente a moda, tendo estes agentes um papel importante na orientação das tendências. Os grandes armazéns apresentam nos seus sites e montras as novas coleções pouco antes de cada época, uma estratégia promocional e de comercialização de seus produtos, que tem a distribuição rápida como um fator fundamental.

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Vera Arruda desenvolvia um trabalho tipicamente brasileiro

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife