Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

PROJETO DE COLEÇÃO: o uso de Painel Semântico no Design de Moda.



 O Painel Semântico ou de Expressão do Produto, representa a emoção que o produto transmite ao primeiro olhar. Porém, é preciso ressaltar que este painel traz a essência do estilo, não se referindo às características específicas do produto, mas ao seu simbolismo. Assim, o painel que traduz visualmente o conceito da coleção, denominado, nos cursos de moda, como Briefing Visual, é um exemplo de aplicação desta ferramenta, a qual pode-se definir como uma imagem que exprime a linguagem estético-formal que os produtos deverão atender. Para isso, os elementos visuais que o compõe devem ser analisados, selecionados e inter-relacionadas, canalizando o direcionamento semântico do conjunto de produtos.

 Deste modo, a capacidade de estabelecer a essência de linguagem visual é imperativa para concretização do projeto, considerando que elementos compositivos, como forma, cor e textura deverão se articular de acordo com os códigos estéticos do público-alvo, para formular uma mensagem visual adequada.

 Por isso, para o aproveitamento efetivo do Painel Semântico como ferramenta projetual, é necessário que o designer desenvolva a capacidade de sintetizar o simbolismo do produto através de uma imagem e, ainda, de extrair desta imagem, os elementos visuais que caracterizam a essência de estilo. Portanto, na formação do Designer de Moda, os exercícios criativos devem construir a competência não apenas para a construção dos painéis de síntese visual, mas principalmente, para a aplicação concreta do conceito ali expresso.

 Para exemplificar a presente reflexão, expõe-se um exercício desenvolvido no início da 2ª série do Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Salienta-se que tal exercício tem a finalidade de introduzir a sistematização do pensamento de composição visual na configuração de produtos de moda, estimulando a exploração das relações estético-formais e construindo a plataforma para o uso do Painel Semântico nos projetos subseqüentes do curso.

 A atividade consiste na elaboração de um acessório de cabeça, partindo do desmembramento de uma imagem em elementos básicos visuais, através de uma ficha-síntese. Nesta ficha, o estudante registra, verbalmente e/ou graficamente, a decomposição da imagem, extraindo sua essência em relação às formas estruturais, cores e texturas. Por outro lado, utiliza-se referências da natureza para estimular o pensamento de inovação.

 Neste sentido, o objeto desenvolvido deveria revestir a cabeça, considerando-a sob um enfoque global e integrado. Sabendo-se que, na relação de uso, um produto de vestuário se adapta ao corpo, proporcionando-lhe conforto e, por outro lado, o corpo é revestido de elementos que também o transformam.

 Os resultados do referido exercício foram bastante satisfatórios, apresentando soluções pertinentes aos parâmetros estabelecidos na ficha-síntese, elaborada inicialmente. Portanto, a ferramenta se mostrou eficiente como facilitadora do processo criativo, haja vista a dificuldade que normalmente ocorre para se transpor o conceito do nível abstrato para o concreto. Assim, as decisões em relação aos valores intangíveis do produto foram menos aleatórias, mesmo sendo esta a primeira experiência com o Painel Semântico.

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