DESENHO TÉCNICO DO VESTUÁRIO: Princípios e fundamentos dos métodos existentes aplicados na representação gráfica.


  Na área de moda, alguns estudos abordam aspectos sobre a construção do desenho técnico do vestuário por meio de métodos, com a finalidade de direcionar parâmetros para a sua configuração. A maioria desses estudos não apresenta em seu contexto, explicações científicas que comprovem a lógica de suas regras, sendo métodos constituídos por meio de fatores intuitivos adquiridos com a prática.

 Esses métodos acabam sendo adotados pelas instituições de ensino de moda e pelos designers atuantes no mercado de trabalho, uma vez que são raras as publicações científicas direcionadas sobre o assunto. Assim, cada designer acaba desenvolvendo o desenho técnico do vestuário de acordo com o conhecimento adquirido em função do método adotado. É comum também perceber que cada empresa faz suas próprias adaptações nesse tipo de desenho, visando adequá-lo para as suas reais necessidades na prática.

 Interessante observar em relação a essa questão é que, ao se comparar os vários métodos existentes, percebe-se a presença de alguns pontos de concordância ou divergência no que se refere às recomendações dadas pelos autores para a construção do desenho técnico do vestuário. Esse fenômeno acaba gerando certa confusão para o designer quanto à escolha do método mais adequado para se representar esse tipo de desenho ao profissional da área de modelagem.

Comentários