UMA NOVA REFLEXÃO: a teoria do ciclo de vida da moda.

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 A moda é hoje instrumento de estudo histórico e sociológico, além de ditar comportamentos e tendências. Ela é concreta, tem caráter, identidade e emoção. Diante dessa realidade, a área tem apresentado um constante crescimento e  profissionalização, assim como um desempenho de expressivos resultados  tanto no Brasil como no exterior. O trinômio tecnologia, criação e tendências é o principal eixo de sustentação da área.

 A moda, há muito tempo, deixou de ser apenas sinônimo de glamour e frivolidade para tornar-se um poderoso fenômeno social e de grande importância econômica. Moda é um fenômeno sociológico e é preciso que exista um consenso para que vire moda.

 Inteligência de Mercado é o processo de garimpar, analisar e aplicar informações,  tanto qualitativas, quanto quantitativas, cujo resultado é o conhecimento sobre a lógica do mercado-alvo e o direcionamento das ações estratégicas a serem adotadas.

 A análise do ambiente e a percepção dos cenários ajuda a evitar ameaças, identificar oportunidades, antecipar-se às tendências, enfim, a agir e não apenas reagir.

 Tipos de análise:
  • Geográfica: região, tamanho, densidade e clima.
  • Demográfica: nível hierárquico, status, profissão, instrução, etc..
  • Psicossocial: personalidade, interesse, complexidade, etc...
  • Comportamental: benefícios procurados, risco percebido, inovatividade, envolvimento, lealdade, taxa de uso, status do usuário.
 Através dessas análises, grupos são identificados à partir de suas preferências, poder de compra, localização geográfica, atitudes de compra e hábitos de compra similares, podendo assim, servir como um orientador no desenvolvimento de produtos de moda.

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