A identificação de tendências da estação possibilita às equipes de desenvolvimento de coleção direcionar suas pesquisas temáticas. A partir delas seguem as etapas de definição de tecidos, aviamentos e cartela de cores. Alinhadas com essas diretrizes, as formas e os volumes necessários para o desenvolvimento do projeto são estabelecidos. Neste momento, é criada ainda a silhueta que influencia a futura construção dos looks. Entende-se como look (segundo GARCIA, Carol e MIRANDA, Ana Paula. Moda é comunicação. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005.), o resultado da orquestração de “determinadas categorias vestimentares, associadas a uma postura corporal (...) para constituir uma aparência específica”.
A idéia ou inspiração, comumente identificada como tema de uma coleção, pode indicar a face que o designer propõe levar ao público. Por trás desta sugestão, o projeto exige pesquisas de caráter conceitual para fundamentar o trabalho. Elas podem surgir, por exemplo, na forma de experimentações, mas cujo resultado não é descrito no produto final.
Tema, conceito e fundamentação são partes do projeto de design de moda e correspondem às etapas de um processo. Indicar o tema de uma coleção não é uma tarefa simples. Muitos fatores devem ser considerados e outros tantos influenciam a opção do assunto proposto para que este se transforme em um Tema.
2ª Etapa no desenvolvimento de coleção do vestuário:
- Identificação das tendências
- Escolha da Inspiração
- Pesquisa Temática
- Definição de focos de interesse a partir do público alvo
- Seleção de Tecidos
- Cartela de cores
- Definição de aviamentos
- Projeto da coleção
- Tema.
Um fator relevante é identificar o usuário da coleção. Grande parte do sucesso de um projeto diz respeito ao público a que ele se destina. O público alvo, representado na figura do consumidor ou usuário, precisa compreender o briefing da coleção para que possa haver sintonia com a proposta concebida.
O briefing, preparado pelo designer de moda no início do processo tem por finalidade apresentar a coleção dentro da fábrica, antes de seu desenvolvimento. Serve como guia para a comunicação que se pretende estabelecer com o usuário. “A leitura estética do briefing tem por objetivo comunicar aos envolvidos no processo quais conceitos irão nortear a coleção. Na linguagem dos profissionais de moda, significa qual a atmosfera, qual o espírito da coleção” (TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2003). Após o lançamento da coleção, norteia as ações de styling, imagem gráfica, impressa ou eletrônica, no formato de catálogos, banners, convites ou sites, bem como também a apresentação do produto em um ponto de venda. O tema da coleção, silhuetas, linhas, cartela de cores e de tecidos são itens que constam do briefing como informações importantes para a condução do projeto.