INTRODUÇÃO

 A moda iniciou sua vida longa e robusta na Europa medieval cristã, junto com ideais religiosos e intelectuais de elevação do espírito e da mente acima do mundo material e carnal, propôs um sistema novo, obrigatório, para a elegância ocidental. Nos séculos XVII e XVIII, a nobreza ditava as leis, seguida e imitada pela alta burguesia.

 Em 1858, desponta Charles Frederick Worth, considerado o primeiro estilista de alta-costura, empenhado em impor seu estilo, já que não se limitava a desenvolver os modelos que suas clientes pediam. O relacionamento de executante e senhor se modifica, então para criador e cliente, permitindo à Moda evoluir com rapidez ao ciclo das estações climáticas.

 Com o crescimento das cidades e com a organização da vida nas cortes, o interesse pelo traje e pelas constantes variações no estilo de vestir ficou mais evidente. Criou-se um ambiente favorável ao hábito de imitar as inovações lançadas por determinado grupo ou indivíduo de prestígio, reproduzidas rapidamente pelos grupos imitadores receosos de parecerem isolados dentro da estrutura da sociedade.

 No século XVII a burguesia se lançou na competição pelo poder, imitando o estilo de vestir e a aparência da elite, inclusive modificando o rosto, a cor da pele e os cabelos. À partir do século XVIII, com o industrialismo, começaram a surgir todas as manifestações características da moda tal como atualmente a concebemos. Este período coincide com o nascimento da indústria em grande escala e com a ascensão ao poder de uma nova classe: a alta burguesia.

 No século XIX, o poder se transfere da aristocracia dominante para a burguesia rica da era industrial, que aceita as criações dos novos mestres da costura. Funciona muito bem o jogo de poder entre os costureiros e os clientes.

 Após a Segunda Grande Guerra Mundial, a elegância assume o poder pelas mãos de outro importante designer. O new-look de Dior, marcou a volta da feminilidade perdida e impôs uma elegância sofisticada, revelando um fenômeno social, já que a classe dirigente francesa retomou o poder da Moda. Naquele mesmo ano, 1947, começaram as primeiras missões européias de produtividade aos Estados Unidos com o objetivo de conhecer a estética racional americana. O casual wear, que surgiu na Califórnia, e aliava estética e conforto às peças de roupas simples. Os modelos eram elaborados por máquinas programadas e todas as operações eram racionalizadas: padronizaram-se os tamanhos a partir de medidas codificadas de busto/cintura/quadril, definiram-se possíveis combinações de cores, materiais e estampas, sempre a partir das formas básicas.

 No período pós-guerra, os valores do mundo viriam a se expressar através da Moda: na América surgiu a mensagem do prêt-à-porter, com a proposta de artigos belos, funcionais e descontraídos, e a Europa tornou a valorizar o sofisticado, através do ressurgimento da alta-costura. Anúncios publicados em revistas e jornais são documentos representativos das tendências de cada época e reflete em seus trabalhos os gostos, o vocabulário e as aspirações da sociedade. Arte essencialmente prática, tendo como objetivo promover a venda, a propaganda é um retrato fiel de seu tempo e da cabeça das pessoas.

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TRANSLATION: "INTRODUCTION"

 To fashion began his long life and robust in medieval Europe, along with Christian religious ideals and intellectuals of elevation of spirit and mind over the material world and carnal, proposed a new system, compulsory for Western elegance. During the 17th and 18th centuries, the nobility governing laws, followed by upper bourgeoisie and imitated. In 1858, stands Charles Frederick Worth, considered the first high-fashion stylist, committed to impose his style, since there was limited to develop models that their customers were asking for. The relationship of performer and Mr changes, then to Creator and client, allowing stylish evolve rapidly to the cycle of seasons. 
 With the growth of cities and with the Organization of life at Cortes, interest in costume and by constant changes in style of dress became more evident. A favourable environment for the habit of imitating the innovations by specific group or individual prestige, reproduced quickly by imitators groups seem afraid of isolated within the structure of society. In the 17th century the bourgeoisie is launched in the competition for power, imitating the style of dress and appearance of elite, including modifying the face, the color of skin and hair. From the eighteenth century with the industrialismo, began to emerge all manifestations characteristics of fashion as currently conceived. 

 This period coincides with the birth of large-scale industry and with the rise to power of a new class: high bourgeoisie. of the industrial age, which accepts the creations of new masters of the seam. Works very well the power game between the tailors and customers. After the second world war, the elegance assumes the power by the hands of another important designer. The new-look of Dior, marked the return of femininity lost and imposed a sophisticated elegance, revealing a social phenomenon, since the French ruling class has resumed power of Fashion. That same year, 1947, began the first European missions to the United States productivity to meet the rational American aesthetic. The casual wear, which emerged in California, and wedded aesthetics and comfort of simple pieces of clothing. The models were developed by programmed machines and all operations were streamlined: standardized-if the sizes from measures coded bust/waist/hips were possible combinations of colours, materials and drawings, always from the basic shapes. In the post-war period, the values of the world would come to express themselves through fashion: in America came the message of prêt-à-porter, with the proposed articles beautiful, functional and relaxed, and Europe has to exploit the sophisticated, through the resurgence of Haute Couture. Announcements published in magazines and newspapers are documents covering trends each season and reflects in his works the likes, the vocabulary and the aspirations of society. Art practice, essentially aiming to promote the sale, advertising is a faithful portrait of his time and people's heads.

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